Powered By Blogger

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Qualificação profissional na aviação, dever ou obrigação?

A qualificação profissional na aviação civil se torna a cada dia mais necessária e obrigatória. As novas tecnologias aliadas às novas regras de segurança estabelecidas pelas autoridades e pela necessidade de atualização às inovações nos serviços aéreos fazem com que o elemento humano se enquadre nesse novo perfil. Hoje a informação está disponível para todos , mas nem todos conseguem assimilar ou disponibilizar tempo para o aprendizado. Grandes companhias neste setor já aderiram ao ensino a distância que é sem dúvida uma ferramenta facilitadora para a dissiminação do conhecimento, mas que merece uma análise mais detalhada por parte dos especialistas em treinamento afim de se saber a eficácia deste novo fenômeno da aprendizagem. O aprendizado técnico ainda engatinha por essa área, pois depende não só da parte teórica, mas também do desenvolvimento das habilidades necessárias ao desempenho de várias funções, coisa que o ensino à distância simplesmente ainda não consegue proporcionar em sua plenituide. De qualquer forma , o conhecimento teórico fica muito mais fácil de ser dissiminado deste jeito. O bom profissional de hoje não deve se contentar só com o que aprende na sala de aula, mas sim buscar informações complementares em qualquer meio de fácil acesso como a internet, revistas, jornais, televisão, rádio e etc.
O saber não ocupa espaço, já diziam os mais antigos e , isto é pura verdade. O que se aprende fica retido em nós e ninguém nos tira e isso se torna o maior patrimônio que podemos adquirir na vida. O profissional de aviação que busca o aprendizado constante irá ter um patrimônio imensurável e de grande valor por toda a sua caminhada profissional.

2 comentários:

  1. belíssimo post Fernandes. Concordo com suas ponderações, mas posso lhe adiantar que há profissionais mudando a cara da qualificação profissional na aviação civil brasileira. Exemplo disso é o curso técnico implantado pelo SENAI/SC em São José. Tal curso já está chamando a atenção do mercado dessa área no Brasil. Veja um post no meu blog onde comento sobre tal curso.
    http://hangardoheinz.blogspot.com/2009/08/sobre-o-curso-de-tma-do-senaisc.html
    Abs,
    Heinz

    ResponderExcluir
  2. Visitei seu blog e também está de parabéns pela desenvoltura nos assuntos pertinentes a manutenção.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.