Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aviação Agrícola brasileira


Já se vão 62 anos desde o início da aviação agrícola no Brasil que teve origem graças a uma praga de gafanhotos que assolava a região sul do país, mais precisamente em Pelotas (RS). Isto foi a motivação para que o engenheiro agrônomo Leôncio Fontelles juntamente com o piloto Clóvis Candiota realizassem a primeira pulverização aérea no país em 1947.

De lá para cá muita coisa mudou e hoje a aviação agrícola é um serviço especializado e regulamentado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e também pela Agência Nacional de Aviação civil ( ANAC).

A aviação agrícola trouxe uma série de vantagens para o campo dentre elas a facilidade para o plantio em grandes áreas em tempo reduzido como também a pulverização de produtos para combater o ataque de prováveis pragas.

Os últimos dados técnicos sobre a aviação agrícola no Brasil datam de 2007 onde apontava uma frota de 1300 aeronaves em operação nesta atividade . Esta atividade ainda é pouco difundida nos meios de comunicação aqui em nosso país e talvez por isso este setor da aviação civil ainda não tenha progredido mais.

No próximo dia 19 de agosto é considerado o dia da aviação agrícola e por tanto gostaria de parabenizar a todos os profissionais que fazem parte deste seleto grupo e que ajudam no progresso de nossa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.