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terça-feira, 31 de outubro de 2017

Cuidados com os cabos de comando dos controles de voo.



Apesar da evolução tecnológica e da filosofia fly-by-wiring a  maioria dos sistemas  de controle de voo nas aeronaves que voam pelo mundo ainda incluem cabos de aço flexíveis, também conhecidos simplesmente como cabos de comando. Os cabos podem ser fabricados a partir de aço galvanizado ou liga de aço inoxidável, dependendo das especificações do fabricante da aeronave. Os diâmetros de cabo da aeronave mais comuns são 1/16 a 5/32 com construção 7x7 ou 7x19.
Os tamanhos de cabo de controle mais comuns (dependendo da força necessária) são os cabos 7x7 e 7x19. Um cabo de 7x7 , por exemplo, é composto por seis fios de sete fios cada, colocados em torno de um fio central de sete fios. 

                                                Cabo de aço 7x7

Isso significa que os cabos controle são feitos de fios de aço individuais enrolados em feixes e agrupados para fornecer força e flexibilidade. Isso também significa que existem muitas camadas de fios dentro de um cabo de controle e você não pode indicar a verdadeira condição de um cabo a partir de uma inspeção visual rápida enquanto está instalada na aeronave.

Os cabos de aeronave trabalham em ambientes bastante castigados  com mudanças de temperatura e exposição aos elementos químicos. Eles estão sujeitos a desgaste e deterioração e permanecem em posições estáticas em torno das curvas da polia por longos períodos de tempo enquanto a aeronave voa ou está estacionada. Por isso, a cada inspeção anual ou de 100 horas, todos os cabos de controle devem ser inspecionados quanto a fios partidos  ou esgarçamento. A maneira mais fácil de verificar se há fios quebrados em um cabo é um mecânico inspecionar através do percurso do cabo por toda a sua extensão ,  segurando um pano de algodão suavemente ao redor do cabo enquanto outro mecânico comanda o acionamento dos controles de voo  na cabine de comando. Isso poderá identificar facilmente qualquer tipo de falha externa no cabo. 



Exemplo de inspeção em cabo removido da aeronave: Mecânico utiliza um pano para identificar danos na superfície do cabo. Este procedimento pode ser executado da mesma forma nos cabos instalados na aeronave.
  
Claro que há áreas por onde os cabos passam que são muito difíceis de acessar para ter uma visualização completa, mas geralmente os danos se encontram próximo às polias.

                       




                                       Polias : pontos críticos para os cabos



Qualquer montagem de cabo que tenha até um único fio quebrado localizado em uma área crítica de fadiga deve ser substituído. De acordo com a orientação da FAA, uma área de fadiga crítica é definida como o comprimento de trabalho de um cabo onde o cabo corre sobre ou em torno de uma polia, manga ou através de uma derivação justa; ou qualquer seção onde o cabo é flexionado, esfregado ou trabalhado de qualquer maneira.

                                                                                                                     Cabo com dano externo 
                               
 O processo citado acima, onde se utiliza um pano , é geralmente eficaz para identificar o dano do cabo externo. No entanto, os cabos também falham de dentro para fora devido a deterioração ambiental, distorção, fadiga e desgaste. A única maneira de inspecionar com precisão os cabos para danos internos é remover os cabos da aeronave e flexioná-los manualmente enquanto os inspeciona
sob uma lupa por danos. Uma vez que a mão de obra para remover, instalar e montar cabos de aeronave geralmente é maior do que o custo do próprio cabo, geralmente faz sentido apenas substituir seus cabos de controle em uma base regular, como a cada 10 anos.

Manter uma rotina de remoção preventiva, inspeção e substituição de cabos de controle de aeronave é um assunto controverso em muitos círculos devido ao custo envolvido. No entanto,  vários casos de falhas de controle de cabos em aeronaves que permaneceram em serviço com os cabos de controle originais há mais de 20 anos  foram relatados na aviação. Às vezes o mecânico verifica os cabos e eles  parecem estar em  muito bom estado , mas após removerem os cabos, identificaram que estavam se desintegrando no seu interior  revelando uma falha completa nos fios internos.

Durante a  inspeção, também é importante inspecionar e girar as polias. Girar as polias permite verificar o desgaste eo funcionamento dos rolamentos. O padrão de desgaste na polia pode dizer se o rolamento está travando ou se a polia está desalinhada. Você também deve lubrificar as polias e cabos de acordo com as especificações do fabricante (se aplicável).



                                      Cabo de comando de voo danificado.
Bem , podemos concluir que  não vale o risco de continuar voando com cabos de mais de 20ou 30 anos que excederam a vida útil do projeto da aeronave. Inspecionar com cuidado anualmente os cabos junto com as polias é muito importante e mais ainda fazer as substituições gradativas dos cabos. Pode ser que o orçamento não seja suficiente para substituir todos os cabos, mas faça uma programação de troca gradual. Correr riscos desnecessários não está alinhado com a filosofia da segurança de voo.  Fazer manutenção preventiva de qualidade é melhor que remediar.

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