Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Recursos Humanos na aviação: Como motivar ?



Dizem que motivar é a essência para que as Organizações alcancem os resultados necessários, mas o que é Motivação ?


Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos.


Fenômenos emocionais , biológicos e sociais são os responsáveis por gerarem motivação ou desmotivação. A motivação é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento dos objetivos , é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si para alcançar as metas.


A motivação é essencial para o desenvolvimento do ser humano, pois se não for através dela será muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.


Geralmente as organizações estudam as melhores maneiras de motivarem seus funcionários, mas quase sempre esquecem de levar em consideração que os fatores motivacionais podem mudar a todo instante.


A motivação pode acontecer através de uma força interior (fagulha) , ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.


Baseado nessas premissas da motivação, gostaria de trazer para vocês uma reflexão de como a motivação pode ser alimentada diariamente na vida dos funcionários de empresas de manutenção de aeronaves, empresas aéreas e demais empresas da aviação.

O ambiente da aviação é por si só um ambiente desafiador. Como qualquer desafio, envolve adrenalina, emoção, estresse e determinação. Quem opta por trabalhar na aviação vai se deparar com essas situações diariamente e tem que estar determinado a enfrentá-las para vencer. Para isso é necessário que se mantenham motivados todos os dias.

Há aquelas pessoas que desenvolveram uma grande paixão pela aviação desde criança quando viam aquele objeto metálico imenso voando pelo céu como se fosse um pássaro. Quem nunca se admirou ao ver uma aeronave voando ou mesmo estacionada no pátio de um aeroporto? Que coisa magnífica! Que invenção humana! Para essas pessoas a aviação é um sonho , uma realidade, uma vida.

Há outras pessoas que se aproximaram da aviação por diversos caminhos como por exemplo: através de indicação de algum parente ou amigo, oportunidade como primeiro emprego ou por pura curiosidade. Essas pessoas , apesar de não terem sonhado em trabalhar na aviação, quando entraram em contato com esse mundo acabaram se apaixonando. Por isso dizemos que a aviação é "como se fosse uma cachaça ". Quem a experimente não quer largar. Torna-se um vício.

Quem tem amor a aviação e trabalha nesse meio tem nas veias o "vírus" dessa atividade tão ímpar. A motivação maior está em ver o resultado do seu trabalho toda vez que uma aeronave decola e pousa em segurança.

Nessa atividade que se chama aviação, existem várias profissões, no entanto, todas convergem para uma única finalidade: voar.

O que motiva tanto esses profissionais? São os salários ? Pode ser, pois na aviação não temos os melhores salários do mercado,mas também não são os piores. Mas será que é somente por salário que o homem (ser) trabalha? Será que é somente o dinheiro que faz com que os profissionais dessa área se sintam motivados a trabalhar todos os dias dando o seu melhor por aquilo que faz? Não, não é somente por essa razão. Os profissionais da aviação possuem aquela fagulha dentro de si que ao escutar o giro dos motores, o agito dos saguões dos aeroportos, das pistas, ao visualizarem as luzes sinalizadoras acesas, ao escutarem a fonia e tudo o mais que envolve esse ambiente, essa fagulha se torna uma chama que aquece por completo o profissional e o faz viver em poucos instantes sensações indescritíveis. É como se fôssemos deuses que estão próximos das nuvens e que ajudam a aeronave a voar. Por alguns instantes, o mundo aqui fora parece não existir. Não existe nada que interfira no desejo, na vontade de fazer tudo certo para que não dê atraso e que os passageiros possam voar em segurança. Sejam pilotos, mecânicos , pessoal de apoio, check in, safety e security... todos querem a mesma coisa; ver a aeronave voar em perfeitas condições com os passageiros à bordo e em segurança. Não dá para explicar utilizando a razão o que acontece nesse meio.

Então, o que fazer para manter as pessoas que trabalham na aviação motivadas constantemente? Simples. Deixem o ambiente com as características da aviação. Não tirem o encanto. Não destruam a mística mais antiga do homem (conhecer o céu) e o desejo latente de voar. Valorizem o profissional. Respeite-os e invista neles. Deixe-os acreditar naquilo que fazem , agradeça-os pelo talento e responsabilidade que possuem e a motivação se realimentará todos os dias.

A aviação merece respeito. As pessoas merecem respeito. Os profissionais são de respeito.

Respeitar, valorizar, prestigiar, agradecer e se interessar pelo que os profissionais fazem deixam todos motivados a trabalhar cada vez melhor. Pensem nisso.

4 comentários:

  1. Motivação é dinheiro no bolso. Infelizmente os Mecânicos no Brasil são subavaliados e as empresas sempre tendem a querer economizar no lado da manutenção. Nós mecânicos manutenimos aeronaves que custam milhões de dólares, e isso requer um conhecimento e experiência, a responsabilidade é tão grande quanto a dos pilotos que operam a máquina.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza dinheiro é um bom motivador,mas não é tudo. Geralmente os pilotos ganham bem mais que os mecânicos , mas muitos deles estão descontentes com o que ganham. Para além do dinheiro há que se ter o respeito pelo profissional e o reconhecimento pelo trabalho realizado. Claro que ninguém trabalha de graça e por mais que tenha amor a profissão o profissional deve ser bem remunerado. No entanto se focarmos só no dinheiro veremos que todas as categorias profissionais estão descontentes com o que ganham. O que será que os motivam então?

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr José Carlos Pereira: boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por seus 22 anos de aviação. Esse é um sonho que talvez não seja mais possível pra mim. Mesmo assim continuo estudando e buscando meu objetivo. Eu realmente acredito que a motivação vem de dentro, é pura paixão e satisfação diante de nossa profissão. O que me motiva é o interesse da empresa investir em minha graduação, permitir que eu evolua como profissional e, acima de tudo, nos dar a oportunidade. O que me motiva é minha família, o desejo inquietante de mostrar aos meus que é possível ser feliz quando se tem vontade, determinação e amor pela profissão. O que me motiva é olhar pra trás e ver meu crescimento e olhar lá na frente e ver o quanto ainda posso desenvolver e devolver a empresa tudo aquilo que ela investiu, através de minhas ações, empenho e sacrifício. Enfim, o que me motiva é aquela sensação indescritível de mais um dia vencido, mais aviões no ar em segurança, nada a mais nem a menos do que levar uma aeronave para passear no pátio de manobras até a taxiway e depois vê-la decolando. Isso é o que me motiva. Um forte abraço!!! Fernando Matias.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Fernando, que bom poder compartilhar conosco desse prazer pela aviação. É isso que faz com que a aviação siga em frente.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.