Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de julho de 2009

História da TAP Portugal

A TAP é uma empresa portuguesa que se tornou forte no cenário mundial da aviação civil e aos poucos vem se fortalecendo no mercado brasileiro. Hoje é uma das empresas estrangeiras com maior frequência de vôos diários para vários pontos do Brasil e, já possui uma unidade e negócio na área de manutenção aeronáutica aqui o país. Recentemente adquiriu a VEM , empresa criada pela VARIG para a realização de manutenção em aeronaves. Hoje essa empresa de manutenção é a maior da américa do sul e junto com a TAP M & E de Lisboa se tornou uma das maiores do mundo.

A partir de hoje contaremos um pouco da história dessa empresa que, para nós brasileiros,ainda não nos é tão familiar, mas que sem dúvida trás um história de sucesso.

A TAP foi ciada em 14 de março de 1945 pelo Diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil de Portugal, Humberto Delgado. Nessa data foi fundada a seção de transportes aéreos sob designação de Transportes Aéreos Portugueses. Ainda nesse ano a TAP adquire os seus primeiros aviões DC-3 Dakota com 21 lugares e admite a pioneira das comissárias de vôo, Maria de Lurdes Martins Owen.

1946- É inaugurado aos 19 dias de setembro a linha Lisboa-Madrid. Em 31 dedezembro é inaugurada a "Linha Imperial" (Lisboa-Luanda-Lourenço Marques) com 12 escalas e 15 dias de duração ( ida e volta). Com 24540 km, é a mais extensa linha a nível mundial operada com um DC-3.

1953- A TAP passa de serviço público a sociedade anônima de responsabilidade limitada, com capitais mistos, mas com a maioria do Estado Português.

1955- Chega`a TAP o quadrimotor de longo alcance, o Lockheed 1049 Super Constellation, que começa a operar a linha para a África. Nesse mesmo ano, com um DC 4, realiza uma viagem experimental ao Rio de Janeiro.

1958- O último dos oito Dc-3 Dakota é retirado de serviço e a TAP inicia estudos para transição com operações de aviões a jato, que seria uma realidade na década de 60.

1960- A TAP inaugura o " Vôo da Amizade"entre Lisboa e Rio de Janeiro, destinado a portugueses e brasileiros com tarifas a menos da metade do preço normal da época para essa rota. Nessa década a TAP continua a crescer e inaugura novas linhas como : Frankfurt-1963,Genebra-1965 , Faro-1965.

1964-É inaugurado o aeroporto de Santa Catarina, no Funchal-Ilha da Madeira e a TAP inicia a operação regular Lisboa-Sal-Bissau e inaugura também a linha Lisboa-Funchal. Nesse ano a TAP atinge 1 milhão de passageiros transportados desde o início de sua operação.

A História continua na próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.