Powered By Blogger

sábado, 19 de maio de 2012

Alteração no RBHA 65-Revalidação de CHT

Desde o último dia 15 de maio, através da Resolução nº230 e publicada no Diário Oficial da União de 17demaio de 2012, não é mais necessário o exame prático para revalidação de CHT de mecânicos de manutenção de aeronaves. A partir de agora os detentores de uma licença CHT devem a cada 3 anos providenciar o seu recadastramento junto a ANAC não sendo mais necessário a realização de exame prático.Veja abaixo os itens 65.93 e 65.105 que sofreram tais alterações.


65.93 - RECADASTRAMENTO DE DETENTORES DE LICENÇAS/CHT


(a) Recadastramento de detentor de CHT – A cada 3 (três) anos, a partir da data da emissão do

CHT, o detentor deve efetuar o seu recadastramento junto à ANAC. A falta deste recadastramento

implicará na suspensão do CHT emitido para tal pessoa.

(b) Detentores de licenças/CHT válidas/revalidadas há mais de 2 (dois) anos em 17/05/2012 terão

até 17/05/2013 ou 6 (seis) anos após a data de emissão/reemissão (o que ocorrer antes) para efetuar

seu recadastramento junto à ANAC.

(Redação dada pela Resolução n. 230, de 15 de maio de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2012, Seção 1,

p. 3).

65.104 - EXPERIÊNCIA RECENTE


(a) O detentor de uma licença somente pode exercer os privilégios de sua licença se nos últimos 24

(vinte e quatro) meses, por pelo menos 6 (seis) meses, tiver:

(1) trabalhado na habilitação relacionada com a sua licença;

(2) supervisionado tecnicamente outros mecânicos;

(3) supervisionado administrativamente a manutenção ou alteração de uma aeronave;

(4) atuado no treinamento técnico de pessoal em serviços relacionados à sua habilitação; ou

(5) estado engajado em qualquer combinação dos parágrafos (b)(1), (b)(2), (b)(3) ou (b)(4) desta

seção.

(b) O detentor de uma licença, caso não possa comprovar o requisito de experiência recente do parágrafo

(a) desta seção, poderá exercer os privilégios de sua licença desde que tenha sido aprovado

há menos de 24 (vinte e quatro) meses em exame de conhecimento prático aplicado pela ANAC ou

por profissional por ela credenciado.


14 comentários:

  1. Interessante Prof Fernandes.
    Mas o que vc achou disso????
    A autoridade está se eximindo e deixando tudo para as empresas???

    Grande abraço ao amigo,
    Heinz

    ResponderExcluir
  2. Heinz, desculpe na demora a responder,mas estive fora uns tempos.
    Bem, a meu ver ainda há algumas dúvidas que a ANAC não esclareceu por completo. Para quem está atuante,ou seja, está empregado na área não vejo maiores problemas que compliquem , mas para aqueles que estão fora do mercado tenho meus receios.Não sei se isto vai favorecer a qualidade ou se apenas vai eliminar um acúmulo de trabalho da prória ANAC. Vamos dar mais um tempo para ter uma melhor análise. Para mim não é a melhor alternativa,mas temos que pensar que alterações devem acontecer e que toda mudança tras consigo algumas coisas que com o tempo vão sendo corrigidas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo retorno Fernandes.
    Concordo contigo... temos que aguardar para analisar melhor.
    A VRG/GOL ainda não se manifestou por completo sobre isso, apenas comunicou que terá um setor responsável pelo dito "recadastramento" dos colaboradores que estão com suas CHTs por vencer. Se haverá aplicação de algum tipo de avaliação por parte da empresa, ainda não se sabe.
    Aguardemos.
    Abração amigo,
    Heinz

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo retorno Fernandes.
    Concordo contigo... temos que aguardar para analisar melhor.
    A VRG/GOL ainda não se manifestou por completo sobre isso, apenas comunicou que terá um setor responsável pelo dito "recadastramento" dos colaboradores que estão com suas CHTs por vencer. Se haverá aplicação de algum tipo de avaliação por parte da empresa, ainda não se sabe.
    Aguardemos.
    Abração amigo,
    Heinz

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Prof Fernades,
    alguma coisa muda em relação a obtenção de cht's? Existem comentários à respeito deste assunto mas nada concreto. Gostaria de um esclarecimento.
    Desde já grato.
    Luis Ricardo.

    ResponderExcluir
  6. Só muda para quem já está trabalhando na área e ainda não tem CHT. Por exemplo, a experiência exigida de 3 anos após aprovado na banca da ANAC ficou assim permitida para quem já atua na manutenção de aeronaves : a partir da data de início do módulo específico você conta 18 meses, se vc tiver mais 18 meses de experiência na área de manutenção de aeronaves anteriores ao inicio do curso, o somatório chega a 36 meses e, nesse caso, vc pode solicitar o exame prático para obter a CHT. Para quem ainda não trabalha na área o período de 36 meses de experiência após a banca da ANAC ainda é requerido, mas a boa notícia é que o período de estágio também conta como experiência.

    ResponderExcluir
  7. Fernandes,

    Muda alguma coisa para quem trabalha fora do Brasil?

    Parabéns pelo seu blog.

    abs.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por fazer parte deste blog acessando as nossas postagens.
    Para quem trabalha fora do Brasil em manutenção de aeronaves, os requisitos a serem observados são os da autoridade aeronáutica local caso vc não trabalhe em aeronaves de matrícula brasileira. Se vc está trabalhando para uma empresa brasileira os requisitos da ANAC devem ser observados e, por tanto, a validade da CHT também segue esta nova regra.

    ResponderExcluir
  9. Eu também estou aguardando com ansiedade meu processo para Check de GMP e CEL. Sou Mecânico de Manutenção Aeronáutica com CHT em Aviônica desde 2008 e atualmente estou com 3 anos e pouco na empresa na função de Aviônico.
    No intuíto de melhorar minha atuação profissional, fiz os cursos de GMP e CEL em 2011 e os exames para obter as CCTs logo após o término dos cursos. Dei entrada para o check então de GMP e CEL, temos inspetor aqui na empresa para me checar, a empresa também me deu declaração de experiência que afirma que tenho mais de 3 anos de experiência também na função de auxiliar de gmp e cel. Será que mesmo assim vou ter problemas?

    ResponderExcluir
  10. boa noite,tenho algumas duvidas se alguem puder me dar uma luz agradeço,sou portador de licença emitida ainda pelo D.A.C de mecanico catII,fiquei fora da aviaçao durante um grande periodo e agora pretendo voltar a trabalhar na manutençao de helicopteros de uma escola para pilotos,como devo proceder ja q minha licença nunca foi revalidade?

    ResponderExcluir
  11. Prezado Fernando,
    Pelo que vc relata a sua Carteira deve ter sido emitida ainda na década de 90.Se vc trabalhou algum tempo , ou seja, tem experiência comprovada trabalhando em empresa homologada, mesmo nunca tendo revalidado sua CHT, vc poderá entrar com processo de renovação junto a ANAC. O processo é simples e vc poderá se dirigir a ANAC na Av. Presidente Vargas no Centro do RJ ou se vc for de outra cidade a um posto ANAC mais próximo de vc,

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de saber como faço para revalidar minha carteira, estou desempregado a 10 meses e minha
    carteira vence agora em 11/2015. estou com proposta para ir trabalhar fora do brasil, mais me pediram para renovar a carteira, agora minha duvida é se consigo eu sozinho renovar ou se anac vai me pedir declaração de experiencia ou coisa parecida , pq a empresa que trabalhava fechou e vai ficar dificil conseguir essas declarações. ou é só entrar no site da anac e pedir a revalidação.

    forte abraço desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, primeiramente quero agradecer o blog q é muito bom, minha dúvida é o seguinte... Minha cht venceu em dezembro de 2012,pra revalidar ela preciso estar trabalhando na aviação, ou consigo fazer sem estar em atividade, e por acaso faço check ou só documentos mesmo, aguardo retorno, muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,
      Se você não estiver trabalhando com vínculo empregatício com uma empresa de manutenção ou aérea, você deverá fazer o requerimento junto a ANAC para revalidação da sua CHT. Nesse caso, vc terá que realizar um exame prático com um INSPAC da ANAC. Se precisar de mais detalhes entre em contato via whatsapp através do número (21)997276244.

      Excluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.