Continuamos com a história da TAP e agora falaremos do período da década de 70 até os dias atuais.
1970- É fundada a Airbus Industries em Toulouse, França, numa tentativa , que seria bem sucedida, de contrariar a hegemonia da norte-americana Boeing. No início desta década a TAP recebe vários prêmios e inclui Boston à linha de N. Iorque.
1971-O tráfego aéreo mundial aumenta de tal maneira que há a necessidade de colocar em serviço aviões de grande porte,como o L 1011Tristar, o DC-10 e o Airbus A300B. Nesse ano a TAP transfere suas instalações para aeroporto de Lisboa e são inuguradas as oficins no Hangar 6. Inicia-se a linha de Montreal e as ligações entre Lisboa para Ponta Delgada e Terceira ( Açores).
1975- A TAP transforma-se em empresa pública pelo Decreto-Lei 205, de 1975, ano em que recebe o 1º dos oito aviões B727.
1979- É implemetado um programa de modernização da empresa,que altera também a sua designação para TAP Air Portugal. A Companhia inicia o serviço computadorizado de reservas de espaço para cargas ( CARGOMATIC).
1980- A TAP introduz uma nova imagem ( uniformes, logotipo e pintura de aviões) e prolonga a linha de Milão para Roma, abre a linha Lisboa- Barcelona e assin o 1º protocolo com a Ibéria.
1984- Pela 1ª vez a TAP transporta mais de 2 milhões de passageirosem um único ano.
1985- A empresa inugura seu museu e a linha Lisboa-Caracas.
1988- É introduzido na companhia um sistema automático de cálculo de tarifas e emissão de bilhetes, ano em que a empresa se torna a 1ª companhia aérea a estabelecer ligações terra-ar via satélite. É realizado também o primeiro curso de pilotos da TAP inteiramente em Portugal.
1989- Chegam os Airbus A310-300 e são encomendados os A340. Chegam igualmente os primeiros B737-300 e é instalado o simulador do B737 .
1990- Novo record de transporte de passageiros: A TAP transporta mais de 3 milhões.
1996- Sempre atenta à evolução tecnológica e às necessidades dos portugueses, que aderem em massa a internet, quase meio milhão já utilizavam regurlmente em 1997, a TAP cria seu website.
1998-A TAP torna-se membro fundador do Qualifyer Group, aumena sua malha para o Brasil, vê a Federal Aviation Administration (FAA-USA) renovar a certificação de sua unidade de Manuteção e Engenharia como Repair Station.
2001- As dificuldades financeiras da Swissair forçam-na a desistir da compra de 34% do capital da TAP. A sua unidade de Manutenção e Engenharia é certificada pelo DAC ( Brasil) e recertifcada pela FAA.
2003- A Airbus atribuiu à empresa dois prêmios: o de maior utilização mundial da frota A310 e de excelência operacional desta frota.
2005-Em 1º de Feveiro é aprestada a nova imagem que integra um novo logotipo, o quinto desde sua fundação em 1945. Em março passa a integrar a Star Alliance .
2006- Em Janeiro a TAP assume o controle da VEM ( Varig Manutenção e Engenharia), o maior centro de manutenção a américa do sul.
2007- A TAP é considerada a décima empresa aérea mais segura do mundo pela edição japonesa da NewsWeek. Em 11 de abril, a TAP passa a deter 90% do capital da VEM. Em junho , o presidente da empresa , Fernando Pinto, é nomeado presidente da IATA, em assembléia geral, em Vancouver.
2008/2009- A TAP cria a TAP Mautenção e Engenharia Brasil S.A com duas unidades , uma em Porto Alegre e outra no Rio de Janeiro , que juntamente com a TAP Manutenção e Engenharia Lisboa se tornou uma das maiores empresas de manutenção do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.