Powered By Blogger

domingo, 26 de julho de 2009

Biocombustíveis na Aviação Civil



Em breve poderemos ter a mistura de biocombustíveis ao querosene de aviação ( QAV) visando a redução de emissão de gases poluentes. Segundo especialistas do setor , ainda é cedo para se dizer que os biocombustíveis poderão substituir totalmente o QAV como acontece com a gasolina nos automóveis, mas a mistura sem dúvida é o caminho mais curto para a redução de poluentes no setor de aviação.

Em novembro haverá uma conferência da ICAO na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de discutir medidas que serão apresentadas na conferência ambiental que acontecerá em dezembro na cidade de Compenhague, na Dinamarca.

Este tema deverá ser ainda muito abordado nos anos que se seguem, pois sem dúvida é um meio de reduzir a emissão de gases poluentes e preservar o meio ambiente. Na europa já existem regras rígidas para o setor de aviação nesse sentido. O Brasil com a tecnologia desenvolvida para biocombustíveis, se torna um representante importante no cenário mundial. A tecnologia desenvolvida para o álcool como combustível coloca o nosso país como uma potência nos estudos referentes a essa área. O progresso da humanidade não pode colocar em risco o meio ambiente e todas as áreas tecnológicas deverão se esforçar para conseguir novas maneiras de se obter energia sem causar danos ao planeta.

Na Feira Nacional de Aviação Civil , que está ocorrendo no Rio de Janeiro, tem a exposição do 1º avião movido a álcool que é um modelo Ipanema construido pela Embraer ( Veja foto acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.