Powered By Blogger

sábado, 4 de agosto de 2018

Os desafios da estrutura ensino-aprendizagem nas escolas de aviação com o avanço das novas tecnologias e diante das gerações X,Y e Z .




Nas  aulas que ministro nos cursos de formação de mecânicos aeronáuticos, me deparo com alunos de várias gerações como a X,Y e Z. Eu faço parte da geração X, que são os nascidos entre 1960 e 1980. A geração Y é a geração dos nascidos entre 1981 e 1995 e a geração Z os nascidos de 1996 em diante. Lidar com as diferenças de cada uma das gerações não é tão simples quando se trata de aprendizado, pois cada uma das gerações tem uma característica própria para estudar e  assimilar o conteúdo da disciplina. Cada geração possui também lições valiosas para ensinar umas às outras. Os X têm a sabedoria, o conhecimento e os “truques” de que os jovens precisam. A geração Y é conhecida por sua lealdade e habilidade de mediação. Já a geração Z está mais antenada ao ambiente de trabalho do futuro, às tecnologias e às tendências de mercado. Todas estas gerações vivem hoje em um ambiente onde a tecnologia e os dispositivos móveis permitem a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, conseguindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais. Entendo que os instrutores e professores devam utilizar cada vez mais estes meios para auxílio ao aprendizado, pois não temos como negar, isto faz parte do dia a dia de todos tanto no ambiente familiar como nas escolas e dentro das empresas.
A informação nos dias atuais pode ser facilmente encontrada e difundida pelas diversas mídias sociais e por vários aplicativos. O whatsApp, por exemplo, é uma ferramenta extremamente facilitadora para envio de conteúdos, vídeos educativos e para tirar dúvidas remotamente. Ficar alheio a estas tecnologias é negligenciar as oportunidades de ensino e aprendizagem para estas gerações que estão no mercado de trabalho ou prestes a entrar nele.

Um comentário:

  1. Ótima visão, clarificando para a compreensão dessas novas relaçoes humanas e tecnologicas

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.