
A
Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) é uma agência da
União Europeia (UE) com tarefas regulamentares e executivas no domínio
da segurança da aviação civil. Com
sede em Colônia, na Alemanha, a EASA foi criada em 15 de julho de 2002, e atingiu total funcionalidade em 2008,
assumindo funções da antiga JAA. Os países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) receberam participação na agência.
As responsabilidades da EASA incluem a análise e pesquisa de segurança, autorizando operadores estrangeiros, assessorando a elaboração da legislação da UE, implementando e monitorando regras de segurança (incluindo inspeções nos estados membros), dando certificação de tipo de aeronave e componentes, bem como a aprovação de organizações envolvidas na concepção, fabricação e manutenção de produtos aeronáuticos.
São 32 os Estados membros da UE que são submetidos às regras da EASA. Importante salientar que nem toda a UE responde para a EASA. Alguns países, principalmente os do leste europeu seguem as regras das autoridades aeronáuticas locais.
As responsabilidades da EASA incluem a análise e pesquisa de segurança, autorizando operadores estrangeiros, assessorando a elaboração da legislação da UE, implementando e monitorando regras de segurança (incluindo inspeções nos estados membros), dando certificação de tipo de aeronave e componentes, bem como a aprovação de organizações envolvidas na concepção, fabricação e manutenção de produtos aeronáuticos.
São 32 os Estados membros da UE que são submetidos às regras da EASA. Importante salientar que nem toda a UE responde para a EASA. Alguns países, principalmente os do leste europeu seguem as regras das autoridades aeronáuticas locais.
Para cumprir o regulamento EASA, principalmente no que tange a formação de mão de obra de manutenção, os países que são signatários tiveram que fazer ajustes nas suas regras internas para que a formação e a qualificação dos profissionais de aviação fossem adequadas às novas regras de segurança que a autoridade europeia implantou. Como exemplo, podemos ver como Portugal teve que atuar para fazer a conversão das licenças emitida pelo INAC em Certificações reconhecidas pela EASA. Acessem o link abaixo e observem a CIRCULAR DE INFORMAÇÃO AERONÁUTICA emitida pelo INAC em 2005:
Em breve traremos mais informações sobre como funciona a EASA.
Boa tarde, sr. Fernandes. Tenho algumas duvidas e gostaria de uma orientação se possível
ResponderExcluirTenho CCT de célula e gmp porém nunca trabalhei na área no Brasil, assim que obtive as CCTs, mudei-me pra Irlanda para estudar inglês e em seguida para Portugal, onde vivo no Algarve desde 2017.
Quero voltar pra área de aviação e percebi que seu vídeo é bem direcionado para quem já tem experiencia. Mas no meu caso, não tenho nenhuma, tenho que começar do zero mesmo aqui.
Estou planejando me mudar pra Lisboa em 2020 e queria te perguntar umas coisas:
- Você acha que eu já conseguiria emprego em alguma empresa mesmo sem ter a experiencia e já ir fazendo os exames nesse meio tempo?
- Se eu começar já daqui do Algarve a estudar e fazer os exames fica mais fácil de arranjar um emprego na área mesmo sem experiencia pratica?
- Que tipo de empresas em Lisboa eu posso procurar para tentar trabalhar nessa área ou ao menos próximo para já estar no meio?
- Como está o mercado de TMA em Portugal?
- Existe o material didático dos módulos em PDF na internet assim como ha os da Anac no Brasil para que eu já possa começar a estudar?
Por enquanto é isso, agradeço se puder colaborar
Desde já muito obrigado
falecompeixoto@gmail.com