Powered By Blogger

domingo, 15 de março de 2009

Copa 2014- Brasil


A copa do mundo é um evento grandioso que exige um bom planejamento para que obtenha êxito e faça com que o mundo volte seus olhos para as oportunidades que surgem com esse movimento frenético de torcedores, jornalistas, empresários, governantes e demais envolvidos.
Como atuamos no ramo de aviação faço um pedido para que vocês reflitam por um momento sobre como deverá ser o planejamento para o transporte aéreo nesse período da copa. Muito se fala na mídia sobre os investimentos bilionários que serão disponibilizados para que seja criada a infra-estrutura necessária para o sucesso desse evento esportivo que terá duração de cerca de 30 dias e que mudará sem dúvida a vida de muitos brasileiros. Mas não sabemos ao certo qual a cota para investimento no transporte aéreo. Com o número de aeronaves que possuímos hoje no Brasil não é possível atender a demanda interna pelo transporte aéreo, imagine só ter que atender também aos turistas que chegarão à época para assistir a copa e para “esticarem o tur “ pelo resto do país , porque o período da copa coincide com o período de férias , principalmente do hemisfério norte e muitas pessoas virão ao Brasil para assistir aos jogos e curtir férias. Com a recente demanda de passageiros nos aeroportos brasileiros nos dois últimos finais de ano (2007/2008 – 2008/2009) já houve o tão famoso “caos aéreo”, devido a nossa estrutura precária, imagine com o aumento do tráfego aéreo vindo do exterior para cá. Será uma catástrofe caso não se tenha proposta concreta para melhorias do sistema.
Hoje as empresas do setor de aviação passam todas elas por uma crise econômica ( em grande parte culpa da crise internacional) e precisam de apoio para sobreviver, pois esse mercado é regulamentado e por isso, a flexibilidade que outros setores possuem para tentar se ajustar a realidade do mercado não acontece na aviação. Como a regulamentação exige uma burocracia maior, vejo que se torna necessária a tomada de ação imediata por parte das autoridades e do comitê organizador para a copa de 2014 na implantação de projetos para a melhoria da nossa infra-estrutura do sistema de aviação. Com isso, não teremos surpresas desagradáveis para a nossa Copa e daremos ao mundo o recado de que precisamos: somos um país com potencial na aviação. “Pra cima deles Brasil.”
Foto MS notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.