Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

 
É com imenso prazer que inicio os trabalhos na coluna AviationExperience trazendo a entrevista que nos foi dada pelo nobre colega José EDIR Bragança, companheiro da área de manutenção aeronáutica com um vasto currículo na aviação.  

JOSÉ EDIR BRAGANÇA, mais conhecido como Edir pelos colegas de profissão, tem 54 anos dos quais  35 já foram dedicados a aviação. Edir tem experiência em manutenção de aeronaves, inspeção, troubleshooting e treinamento. Sua especialidade é motores de aeronaves tendo conhecimento sobre vários modelos e fabricantes.
Edir iniciou seus estudos de aviação no extinto CTPA (Centro de Treinamento Profissional dos AFONSOS) com 17 anos. A necessidade de profissionalização e a oportunidade o fizeram abraçar a carreira. Superar a falta de apoio e dinheiro para custear novos conhecimentos; como o Inglês, que é imprescindível na profissão, foram os grandes desafios encontrados na carreira ; diz ele : “ É preciso estar consciente que em determinado momento terá que abrir mão de parte de seu tempo para se   dedicar ao trabalho e melhor formação”. Em qualquer atividade, sempre haverão momentos difíceis e pessoas disposta a lhe prejudicar. Fiz um bom trabalho, conheci pessoas e lugares que não teria conhecido se não estivesse na aviação. Isso tudo fez valer a pena todos os sacrifícios encontrados “.
No momento, José Edir Bragança está apenas ministrando treinamentos de motores a reação nas escolas de formação de mecânicos e acredita que daqui para frente tenha a oportunidade de passar a experiência dele, através da instrução, aos novos profissionais do mercado. Diga-se de passagem, Edir é considerado um ótimo instrutor de sistemas e motores.
Perguntado sobre o que ele pensa sobre a situação da aviação brasileira na atualidade , Edir diz que o momento social, político e econômico do país passa por dificuldades, mas que serão superadas : “ É difícil, mas, é óbvio que não será sempre assim. Esperamos que melhore logo, diz ele.
Recentemente a American Airlines e a Latam anunciaram a construção de dois hangares em São Paulo, na cidade de Guarulhos. Isto parece ser uma boa notícia para a aviação brasileira e Edir acrescenta que vê com bons olhos essa iniciativa da American e Latam: “São novas oportunidades surgindo e esperança renovada para quem está no mercado”, avalia ele.
Como bom profissional que sempre foi, dedicado e entusiasmado com o meio aéreo, Edir deixa um recado para aqueles que estão começando na carreira. Diz ele :
Dediquem-se ao máximo, seja na aviação ou em qualquer outra atividade. Não percam tempo; invistam em sua formação; estudem, aprendam e não tenham medo de ensinar. Quanto mais você ensina, mais você sabe”. Sem dúvida é um ótimo conselho àqueles que pretendem chegar longe na carreira da aviação. Vindo desse gabaritado profissional , é algo a ser levado em conta.
Perguntamos ao Edir se é verdade a afirmação de que a aviação se torna um vício, pois muito se ouve falar sobre isso. "Esse negócio de vício está em diversas áreas. É o sentimento de progresso, realização e superação pelo qual o ser humano passa que faz surgir esse sentimento dentro de nós. Precisamos ter histórias para contar e é isso que o labor diário nos proporciona”, diz ele
Como não poderia deixar de ser , já que o  conhecemos a vários anos e sabemos da sua sempre cordial atenção com os profissionais da área, ele foi extremamente gentil ao nos fornecer esta entrevista e agradecemos pelo apoio à nossa coluna , pois com as palavras ditas aqui por ele , acredito que esteja contribuindo com a disseminação não só do conhecimento como também de uma filosofia de vida. Vida esta dedicada a aviação.
Para finalizar, Edir fechou a entrevista com o seguinte:  


- Deixo-lhes uma frase de Saint Exupéry o autor de O pequeno Príncipe. Muitos não sabem que ele também era Piloto comercial e do correio aéreo da empresa que deu origem a atual Air France. Em seu livro Terra dos Homens ele diz:


        "A GRANDEZA DE UMA PROFISSÃO É TALVEZ ANTES DE TUDO UNIR OS HOMENS; POIS, SÓ HÁ UM LUXO VERDADEIRO, O DAS RELAÇÕES HUMANAS" 
                                                           Abraços à todos. 

*Edir também possui algumas publicações como as que se encontram no link abaixo:

Edir operando um painel de Flight Engineer do B727 no início da carreira.

4 comentários:

  1. Grande Profissional da aviação civil Brasileira, um grande abraço caro Edir, assim como Parabéns ao Mentor do site

    ResponderExcluir
  2. Grande Caruso! Você também faz parte desse hall. Assim como o Edir , vc é um instrutor/educador de primeira.

    ResponderExcluir
  3. Por aqui vem passando grandes profissionais da Aviação Brasileira.
    Parabéns..

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de ter trabalhado por vários anos com Edir na mesma seção de motores, com quem aprendi muito e crescemos juntos.Parabéns a todos

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.