Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Qualificação do pessoal da aviação civil

Grandes empresas do ramo da aviação investem pesado em treinamento de seus funcionários, em especial nos profissionais de manutenção aeronáutica e pilotos. Hoje, as autoridades aeronáuticas cobram muito a qualificação daqueles que atuam em áreas de grande responsabilidade como é o caso da manutenção e das operações aéreas,mas há uma lacuna a ser preenchida. A formação dos atuais profissionais tem deixando a desejar. Nós que trabalhamos com a área de treinamento sabemos o quanto é difícil qualificar a mão de obra de uma empresa , pois a base que eles deveriam ter na sua formação , nos últimos 15 anos tem sido muito precária. O Brasil hoje carece de instituições que sejam referência na formação de profissionais da aviação e o que vemos são profissionais sendo jogados no mercado sem uma formação sólida o que compromete a eficácia dos treinamentos realizados nas empresas. A autoridade aeronáutica deveria dar uma maior atenção a esse aspecto e o governo já teria que ter estudado uma forma de fortalecer as instituições que se destinam a formação desse material humano. Acho também que as empresas que investem na qualificação e na formação de seus funcionários deveriam receber um incentivo governamental, pois afinal de contas isto também é responsabilidade social.

2 comentários:

  1. Mesmo não estando no mercado ainda, concordo plenamente.
    Ainda é muito pouco essa bolsa que o governo está concedendo a três instituições para fomentar a formação de mecânicos.
    Ainda é muito pouco a elaboração de uma nova regulamentação para formação de mecânicos. O RBAC 147, de nada adiantará se não vier acompanhado de fiscalização por parte da Anac.
    Só chamo atenção para um ponto que o professor bem colocou: a formação dos mecânicos está precária, assim a formação de qualquer profissional de qualquer área. A precariedade na educação é geral, seja ela profissional ou não.
    Mas, nem tudo está perdido. Exemplo:
    Se o senhor, Prof. Fernandes, cria um blog, onde um dos temas recorrentes é o da qualidade dos profissionais MMA, e um aluno de MMA do sul do Brasil, resolve prestar atenção nesse discurso; é sinal de que nem tudo está perdido. Imagino a mentalidade positiva dos seus alunos aí no RJ.
    Esperamos que o futuro seja melhor.
    Grande abraço,
    Heinz

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que há uma luz no fim do tunel. Alunos iguais a você é que nos dão esperanças de um futuro melhor.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.