Powered By Blogger

sábado, 31 de maio de 2008

Os heróis da aviação civil brasileira




Um achado para o resgate da nossa aviação dos pioneiros. NOVAS ASAS DA CONDOR relembrando a epopéia dos desbravadores da aviação no Brasil. Esse JU 52 3m foi o primeiro da Condor e foi perdido no acidente com o comandante Urupukina (segundo brasileiro depois de meu pai) no estirão do Caju quando iniciava a decolagem num dia muito nublado. O acidente foi no final do ano de 1938 e, poucos meses depois, seria sacrificado o comandante Severiano Lins, amigo fraterno do Urupukina.

Por : Fernando Chaves Lins

2 comentários:

  1. Fernandes amigo dos ares: estou sensibilizado com as contribuições que vem prestando aos pioneiro da aviação, entre eles meu pai COMANDANTE SEVERIANO LINS, primeiro comandante da aviação comercial brasileira. Meus parabéns e que continue sua nobre missão de resgatar a magia dos heróis da aviação dos pioneiros.

    ResponderExcluir
  2. Sou João Waack Urupukina ,neto do comandante URUPUKINA citado no texto editado.Apreciei um filme em que meu avô viaja com um grupo de amigos ainda eles muitos jovens aviadores de navio para um aprendizado na......Enfim acredito que o seu amigo LINS esteja nesse filme.Pelo que vi todos se achavam capacitados e demonstraram ate a morte a sua convicção de ser o PRIMEIRO no que faziam...Enfim só lamento que outro tio Hélio Chevrand e tantos outros jovens pilotos,mecânicos da aviação morreram no exercicio de sua profissao....para que hoje tenhamos a nossa primeirissima AVIAÇAO BRASILEIRA.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.