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sábado, 4 de agosto de 2018

Os desafios da estrutura ensino-aprendizagem nas escolas de aviação com o avanço das novas tecnologias e diante das gerações X,Y e Z .




Nas  aulas que ministro nos cursos de formação de mecânicos aeronáuticos, me deparo com alunos de várias gerações como a X,Y e Z. Eu faço parte da geração X, que são os nascidos entre 1960 e 1980. A geração Y é a geração dos nascidos entre 1981 e 1995 e a geração Z os nascidos de 1996 em diante. Lidar com as diferenças de cada uma das gerações não é tão simples quando se trata de aprendizado, pois cada uma das gerações tem uma característica própria para estudar e  assimilar o conteúdo da disciplina. Cada geração possui também lições valiosas para ensinar umas às outras. Os X têm a sabedoria, o conhecimento e os “truques” de que os jovens precisam. A geração Y é conhecida por sua lealdade e habilidade de mediação. Já a geração Z está mais antenada ao ambiente de trabalho do futuro, às tecnologias e às tendências de mercado. Todas estas gerações vivem hoje em um ambiente onde a tecnologia e os dispositivos móveis permitem a comunicação entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, conseguindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar, criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais. Entendo que os instrutores e professores devam utilizar cada vez mais estes meios para auxílio ao aprendizado, pois não temos como negar, isto faz parte do dia a dia de todos tanto no ambiente familiar como nas escolas e dentro das empresas.
A informação nos dias atuais pode ser facilmente encontrada e difundida pelas diversas mídias sociais e por vários aplicativos. O whatsApp, por exemplo, é uma ferramenta extremamente facilitadora para envio de conteúdos, vídeos educativos e para tirar dúvidas remotamente. Ficar alheio a estas tecnologias é negligenciar as oportunidades de ensino e aprendizagem para estas gerações que estão no mercado de trabalho ou prestes a entrar nele.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Um diferencial competitivo no mercado de trabalho para quem busca o primeiro emprego ou mesmo recolocação, é manter o currículo constantemente atualizado com cursos na área.

Não há crise que dure para sempre assim como não há sonhos que não possam ser alcançados.  
No Brasil, estamos passando por uma crise que tem gerado muito desemprego, mas há sinais de recuperação e, em  2019 , principalmente na aviação, parece que surgirão boas oportunidades.  
No evento deste ano da Farnborough Airshow, que ocorreu próximo a Londres, ocorreram grandes acordos comerciais entre empresas fabricantes de aeronaves e operadores de todo o mundo. A Boeing está fazendo uma previsão de médio/longo prazo para grandes volumes de vendas de aviões comerciais e, toda vez que as operadoras compram novas aeronaves para aumentar a frota, há necessidade de novas contratações de várias categorias de profissionais de aviação. 

De acordo com o chamado Commercial Market Outlook, a Boeing estima que nos próximos 20 anos haverá a necessidade de 42.730 novos jatos avaliados em US$ 6,3 trilhões, alta de 4,4% em relação à previsão anterior.

A demanda por aviões e serviços é orientada para os principais mercados em crescimento, com destaque para Ásia-Pacífico, que inclui a China que deve representar 42% do total de entregas e 38% do valor total dos serviços. América do Norte e Europa completam os três primeiros lugares.
No Brasil , as ações da Gol e da Azul - as duas companhias aéreas brasileiras listadas na B3 - fecharam o pregão de ontem em forte alta, influenciadas positivamente por expectativas mais otimistas de analistas de mercado e investidores após um ciclo de perdas que durou de abril a junho. A Gol registrou valorização de 3,04%, com seu papel negociado a R$ 12,80.

Na segunda-feira, a Gol informou que assinou um novo contrato com a americana Boeing para a compra de 15 jatos modelo 737-MAX 8, o que leva o total de pedidos para 135 jatos. Ontem, foi a vez de a Azul anunciar carta de intenção de compra de 21 aeronaves Embraer do modelo 195-E2, elevando assim a quantidade de pedidos firmes para 51 unidades. Com entregas a partir de 2019, a nova aeronave terá 136 assentos, 15% a mais que a geração atual.
Ocorre porém que, para vc estar preparado para aproveitar as oportunidades que se abrirão à sua frente, já que a concorrência será grande, deverá se posicionar para agarrá-las. Ter um currículo atualizado será um diferencial nos processos de recrutamento e seleção e, demonstrar que você busca o desenvolvimento constante chamará a atenção dos recrutadores. Por isso, aproveite para manter seus estudos atualizados. Se vc está realizando curso de formação de mecânicos, já finalizou o curso, já fez a prova da ANAC e ainda não conseguiu uma vaga, ou até mesmo se vc é um mecânico ,mas está em busca de recolocação, aproveite a oportunidade e se inscreva em um dos cursos abaixo.



Melhores informações entre em contato pelo telefone (21) 99727-6244 (whatsapp).

Leiam no link abaixo a matéria completa da Aero Magazine sobre as demandas na aviação mundial.

 


sexta-feira, 20 de julho de 2018

Campanha contra táxi-aéreo clandestino.




Operação de fiscalização (ASCOM/ANAC)

A ANAC e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), estão empenhados em uma campanha para combate a prática de táxi-aéreo clandestino no país.  Esses órgãos do Governo Federal, lançaram no último mês de junho a campanha que visa conscientizar os usuários sobre os riscos de contratar um serviço irregular de táxi-aéreo. O tema escolhido foi  "Voe seguro, não use táxi-aéreo clandestino”. 
É uma excelente iniciativa,mas penso que a campanha deva se transformar em um Programa para que a partir daí se criem mecanismos eficazes de fiscalização e controle sobre todas as operações aéreas que envolvam serviços de táxi-aéreos. Claro que as pessoas precisam estar conscientes das consequências que o ato de contratação de serviços não legalizados possam causar. Sempre é bom lembrar que a segurança de voo é responsabilidade de todos que estejam envolvidos em um voo, ou seja, empresa, tripulação, autoridades e passageiros. 
Vejam nos links abaixo melhores informações sobre a campanha.

http://www.anac.gov.br/noticias/anac-e-ministerio-divulgam-campanha-contra-taxi-aereo-clandestino 

http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16453485/anac-lanca-campanha-sobre-cuidados-com-taxi-aereo.htm 

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Já pensou em uma carreira internacional? Sim, você pode!


Em épocas de crise sempre surgem grandes oportunidades.
Na aviação, as oportunidades surgem na velocidade das aeronaves, ou seja, muito rapidamente e, quem não estiver atento, poderá ficar a ver "navios", se bem que no caso da aviação, ficará a ver aviões indo embora. Por isso, esteja atento às oportunidades e as agarre. Ser um mecânico a nível internacional já é possível e você pode iniciar essa carreira obtendo a certificação EASA, que é uma das mais importantes a nível mundial, principalmente na Europa, Ásia e África. 

A SKY LEADER é a única escola no Brasil que através da parceria com a Escola Cenfortec de Portugal, proporciona o Curso Preparatório em EAD para Certificação EASA na Categoria B1 completa, como segue:    B1.1 Motores de Turbina (asa fixa), B1.2 Motores à Pistão (asa fixa), B1.3 Motores à Turbina (asa rotativa) e B1.4 Motores à Pistão (asa rotativa).
As provas serão realizadas em Português de Portugal na escola Sky Leader – Guarulhos – SP, pelo inspetor da Cenfortec a cada 4 meses. Sendo assim o aluno fará 4 provas a cada 4 meses.
Os alunos terão acesso a plataforma EAD da Sky Leader com material didático disponível para baixar, simulados e vídeos aulas.
Como cortesia a Cenfortec também disponibilizará seu sistema EAD, com material didático e simulados.


O curso terá aproximadamente duração de 16 meses.
Requisito para participar do curso:
- 05 anos de experiência na área de manutenção incluindo CCT+CHT.
- Logbook com 1000 tarefas realizadas em uma empresa Parte 145 EASA.
Caso não tenha como comprovar essas tarefas em uma empresa Parte 145 o aluno terá um prazo de até 10 anos para apresentar esse Logbook a ANAC de Portugal.
TURMAS PARA INICIAR EM AGOSTO/2018.
RESERVE SUA VAGA!
Contato: 11 2403-2784 / 94058-7280 Priscilla

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Boeing e Embraer. Duas gigantes que me trazem boas recordações.

Hoje a mídia noticiou com grande ênfase o acordo entre Boeing e Embraer para a criação de uma nova empresa onde a Boeing terá 80% do capital. Vejo esse ato como um fenômeno onde não há como se evitar no mundo empresarial. Quem tem dinheiro e poder acaba adquirindo outras empresas, outros conglomerados e assim por diante. Espero que esse acordo seja benéfico para a Boeing e para o nosso povo, pois precisamos de geração de empregos neste Brasil. A Boeing sempre foi uma grande parceira de empresas aéreas Brasileiras na década de 80/90 e veio perdendo terreno aqui no país para a Airbus no início dos anos 2000 e também para a própria Embraer, o que chamou a atenção do mundo. Em 2004, tive o prazer de conhecer a Boeing em Seattle , nos EUA, quando realizei o treinamento de B777.  Em 2005 , tive o prazer de conhecer o parque industrial da Embraer em S.J dos Campos e fiquei muito impressionado com a grandeza e profissionalismo de uma empresa aeronáutica brasileira.
Abaixo segue a foto da turma composta por engenheiros, mecânicos , pilotos e despachantes operacionais do Brasil, Nova Zelândia, China, Alemanha, França , Nigéria e EUA no saguão do centro de treinamento da Boeing. Eu sou o terceiro da esquerda para a direita, na segunda fila, ao lado de um grande mestre com que tive o prazer de trabalhar , o Professor Edson Chaves. Agradecimento a todos pelo aprendizado que adquiri. E viva a aviação! Que venham bons frutos dessa união.

domingo, 1 de julho de 2018

Atenção alunos do curso de formação de mecânicos : alteração no RBAC 65.

 Grande novidade para quem está se formando!
 
No último mês de Abril, a ANAC emitiu as alterações no RBAC 65 referente ao tempo mínimo de experiência para a obtenção da CHT. Veja como ficou o novo texto:
 
65.77 Requisitos de experiência prática
 
(a) O requerente de uma licença de mecânico de manutenção aeronáutica, ou habilitação associada,deve apresentar declaração de experiência profissional, conforme previsto na seção 65.90, que comprove experiência prática com os procedimentos, métodos, materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos utilizados na construção,manutenção ou alteração em células (no caso de solicitação de habilitação em célula), grupos motopropulsores (no caso de solicitação de habilitação em grupo motopropulsor) ou aviônicos (no caso de solicitação de habilitação em aviônico), em empresa aérea ou em empresa de manutenção certificada segundo o RBAC nº121, RBAC nº135 ou RBAC nº145,pelo prazo mínimo de:
(1) 18 (dezoito) meses, no caso da comprovação de experiência prática para uma única habilitação; ou
(2) 30 (trinta) meses, no caso da comprovação da experiência prática concomitante para mais de uma habilitação.
 
Aproveitem para dar uma lida no regulamento, a partir do item 65 .71,  e  se familiarizar com os requisitos exigidos para certificação de mecânicos. Clique no link abaixo.
 

domingo, 15 de abril de 2018

Parabéns Helibrás !!!

Parabéns Helibras pelos 40 anos de sucesso transformando a aviação e fazendo-nos acreditar que o Brasil tem vocação para a modernidade e para o desenvolvimento de novas tecnologias.



A segurança de voo é reponsabilidade de todos.


"Um acidente não acontece por um fato isolado, mas sim por uma conjuntura de elementos que somados levarão a um evento podendo ocasionar danos materiais e danos ao ser humano."

Sempre reforço durante minhas aulas que a segurança de voo depende de cada um dos envolvidos no sistema de aviação civil. Se um dos elementos que faz parte desse sistema vier a falhar ou cometer algum erro, poderá contribuir para um acidente.Na manutenção de aeronaves não será diferente. O mecânico de manutenção de aeronaves tem um papel importantíssimo para garantir que os procedimentos estabelecidos nos manuais de manutenção sejam fielmente seguidos para manter o princípio de Safety (segurança operacional) em todas as etapas da execução das tarefas. 


Assim como o mecânico, também os inspetores, os gerentes, proprietários e a autoridade aeronáutica devem estar alinhados com essa filosofia. A preocupação com o cumprimento dos procedimentos estabelecidos na aviação civil é o diferencial no meio aeronáutico. Fico muito triste quando vejo notícias de pessoas que cometem falhas, sabotam, negligenciam ou burlam procedimentos visando apenas o alcance dos objetivos comerciais e financeiros. Esses "profissionais" colocam em risco toda a comunidade aeronáutica e a sociedade. 
A ANAC tem cumprido seu papel de órgão máximo da aviação civil brasileira e tem realizado trabalhos de fiscalização que vem tendo bons resultados juntamente com a polícia civil dos estados brasileiros ao impedir que maus profissionais e proprietários inescrupulosos tenha exito em seus propósitos espúrios. 

vejam as matérias nos links abaixo:



segunda-feira, 9 de abril de 2018

Projetos para o engrandecimento da aviação.


Vemos sempre com bons olhos todos os esforços que sejam voltados para que a nossa aviação nacional seja fortalecida cada vez mais. Há vários projetos sendo tocados neste imenso Brasil por pessoas que são verdadeiras fontes de motivação para as novas gerações e precisamos apoiar estes esforços ajudando a divulgar essas ações de valorização da atividade aérea. Há projetos que além da missão comum de fomentar o desenvolvimento aéreo cuidam também do social pensando no desenvolvimento humano. Um desses projetos é o ASAS SOBERANA que é coordenado pelo nosso amigo Marcos Jesus Aparecido Palharini, grande professor , pesquisador e escritor.  
O Projeto Asa Soberana tem como proposta para as empresas que, direta ou indiretamente atendem o segmento aeronáutico, fazer um convite para que apoiem a missão de promover a educação profissional e a inclusão de jovens e adultos para o segmento aeronáutico. É uma missão de grande valor para a inserção social. 
Para melhores informações, acesse o link abaixo e contribua para a disseminação desse projeto. 
http://asasoberana.com.br/marcos.htm

Oportunidades!!!


 
Empresa Multinacional do segmento de manutenção de aeronaves  está fazendo banco de currículos para cadastro de reserva (MECÂNICOS DE AERONAVES COM CHT para Porto Alegre). Interessados enviar currículo atualizado para flavia.silva@tapme.com.br

sexta-feira, 6 de abril de 2018

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Nova turma preparatória para certificação EASA no Brasil.





 A SKY LEADER e a CENFORTEC de Portugal irão iniciar uma nova turma em AGOSTO/2018 do curso preparatório para obtenção da CERTIFICAÇÃO EASA B1.
O número máximo de alunos para essa turma é de 30 pessoas, e para que a escola possa iniciar a programação deverá ter matriculados um número mínimo de 15 alunos.

Para quem está disposto a alavancar sua carreira internacional, sugerimos não perder mais essa oportunidade. OS MELHORES ALUNOS SERÃO INDICADOS PELA CENFORTEC PARA EMPRESAS EUROPÉIAS.

Após passar nos exames, aqueles que apresentarem experiência de mínimo 05 anos na manutenção geral de aeronaves em uma empresa certificada 145  e comprovar através de um logbook de serviços prestados durante esse tempo, obterão a Licença B1.

O curso de preparação da Skyleader/Cenfortec será para Categoria B1 e subpartes (b1.1, b1.2, b1.3,b1.4), sendo a habilitação B1 completa.

As provas serão realizadas na sede daSkyleader em Guarulhos-SP, que é homologada através da Parceria com a Cenfortec de Portugal pela ANAC Portugal.Os alunos deverão estudar um módulo
ONLINE por mês , e as provas serão realizadas PRESENCIALMENTE em cronograma antecipado a cada 4 meses.

A título de informação, anualmente em Portugal se formam de 60 a 80 Técnicos, e obrigatoriamente a Cenfortec tem que encaminhar 200 currículos para diferentes empresas na Europa. A empregabilidade da Cenfortec hoje está em 100% após a Certificação do alunos na Categoria A.
Imaginem a oportunidade que terão aqueles que possuírem a certificação B1 completa e com experiência na aviação civil ! Recentemente a Suíça absorveu a maioria dos Técnicos da Categoria B oferecendo salários mais atrativos.

Hoje Portugal e demais países da Europa e Oriente Médio, com as atuais perspectivas de crescimento mundial da Aviação, necessitam urgente de Técnicos com as certificações EASA.
A oportunidade que você sempre quis está bem próxima. Não perca essa oportunidade de participar da próxima turma. Entre em contato com a Skyleader e garanta já a sua vaga.
Contatos:

Sra.Priscilla  (11) 98882-3278 ou priscilla@skyleader.com.br  ou  
pelo telefone (11) 2403-2784.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Boas perspectivas no Brasil e no mercado internacional para mecânicos de manutenção aeronáutica.


     

Algumas notícias vindas da Europa e dos Estados Unidos dão conta de que até 2030 haverá um grande déficit de mão de obra qualificada na aviação. Nos últimos anos, as empresas aéreas dos EUA enfrentaram uma escassez de pilotos e agora, elas também estão preocupadas com a possibilidade de ficar sem mecânicos.  Algumas empresas aéreas inclusive, já pagam bonificações para conseguir técnicos de manutenção de aviões assim que se formarem na escola profissional. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Oliver Wyman, em 2027, a demanda por mecânicos qualificados superará a oferta em 9%. Parece pouco, mas é uma situação que pode levar a sérios problemas relacionados a segurança de voo.

O principal motivo para essa situação nos EUA é bem parecido com o que ocorreu aqui no Brasil no final da década de 90 e início dos anos 2000. Uma sequência de pedidos falência e de recuperação judicial de empresas aéreas  fez com que os salários ficassem estagnados não motivando a procura dos jovens por formação  nessa área. Algumas fusões posteriores de grandes empresas aéreas levaram as operadoras a demitir trabalhadores e a parar de contratar, processo que criou uma "geração perdida" para o emprego no setor, disse Joe McDermott, diretor de recrutamento na Delta Air Lines.

Na Europa, devido ao crescimento esperado na aviação para os próximos 10 anos, também encontramos essas dificuldades em relação a mão de obra qualificada. Portugal, por exemplo, não consegue formar a quantidade de mecânicos necessária para suprir a demanda das operadoras e da indústria aeronáutica, e países do centro e leste  europeu também passam por essa dificuldade.

Como toda crise gera oportunidades, e com o mundo cada vez mais globalizado, essa escassez de mão de obra pode ser solucionada com importação de profissionais de outras partes do planeta. Nesse perspectiva, aqueles que tiverem visão e investirem em uma carreira na área da aviação, seja no Brasil ou em qualquer outro país, deve pensar em uma carreira internacional. Com o advento do ensino a distância, hoje é possível realizar cursos teóricos via internet para obtenção de certificações FAA e EASA. As aulas são via EAD, mas os exames são presenciais; depois deverão comprovar a experiência na prática para requererem a certificação. Isso reduz o custo de formação e facilita os estudos por parte dos interessados. Costumo dizer aos meus alunos que a carreira internacional já não é mais uma utopia, mas sim uma realidade que bate a nossa porta. Investir em um curso de inglês é algo primordial para quem deseja alçar voos na aviação e seguir as demandas internacionais de emprego.

No Brasil, passamos por uma situação parecida e se as expectativas de crescimento na área da aviação nos próximos 10 anos se concretizarem, também teremos um déficit bem grande de profissionais, pois escolas não estão tendo grandes demandas de novos alunos e a ANAC vem reduzindo ano a ano a emissão de CHT devido a esse de ritmo lento na formação de novos profissionais. No entanto, o número de aeronaves registradas no RAB tem aumentado, demonstrando uma tendência ao crescimento da aviação, e isso demonstra que precisaremos ter mais mecânicos formados para atender a essa retomada da atividade aérea no Brasil.


Veja abaixo alguns dados estatísticos emitidos pela ANAC:

   

Licenças emitidas

Licença - masc. e fem.
2012
2013
2014
2015
2016

PCM - PILOTO COMERCIAL - AVIAO
1603
1714
1539
1281
1001
PLA - PILOTO DE LINHA AEREA - AVIAO
311
197
258
448
405
PPR - PILOTO PRIVADO - AVIAO
2938
2804
2403
2270
1724
PCH - PILOTO COMERCIAL - HELICOPTERO
495
753
614
319
181
PPH - PILOTO PRIVADO - HELICOPTERO
743
755
639
523
286
PLH - PILOTO DE LINHA AEREA - HELICOPTERO
134
167
153
80
41
COM - COMISSÁRIO
646
384
435
686
211
MMA - MECANICO DE MANUTENCAO AERONAUTICA
912
768
900
886
684

Atualização: dezembro de 2016.

Fonte: Superintendência de Padrões Operacionais (SPO


REGISTRO de AERONAVES


2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
Total Aeronaves Registradas
16269
17335
18710
19769
20662
21438
21873
21905