"Um acidente não acontece por um fato isolado, mas sim por uma conjuntura de elementos que somados levarão a um evento podendo ocasionar danos materiais e danos ao ser humano."
Sempre reforço durante minhas aulas que a segurança de voo depende de cada um dos envolvidos no sistema de aviação civil. Se um dos elementos que faz parte desse sistema vier a falhar ou cometer algum erro, poderá contribuir para um acidente.Na manutenção de aeronaves não será diferente. O mecânico de manutenção de aeronaves tem um papel importantíssimo para garantir que os procedimentos estabelecidos nos manuais de manutenção sejam fielmente seguidos para manter o princípio de Safety (segurança operacional) em todas as etapas da execução das tarefas.
Assim como o mecânico, também os inspetores, os gerentes, proprietários e a autoridade aeronáutica devem estar alinhados com essa filosofia. A preocupação com o cumprimento dos procedimentos estabelecidos na aviação civil é o diferencial no meio aeronáutico. Fico muito triste quando vejo notícias de pessoas que cometem falhas, sabotam, negligenciam ou burlam procedimentos visando apenas o alcance dos objetivos comerciais e financeiros. Esses "profissionais" colocam em risco toda a comunidade aeronáutica e a sociedade.
A ANAC tem cumprido seu papel de órgão máximo da aviação civil brasileira e tem realizado trabalhos de fiscalização que vem tendo bons resultados juntamente com a polícia civil dos estados brasileiros ao impedir que maus profissionais e proprietários inescrupulosos tenha exito em seus propósitos espúrios.
vejam as matérias nos links abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.