Algumas notícias vindas da Europa e dos Estados Unidos dão conta de que até 2030 haverá um grande déficit de mão de obra qualificada na aviação. Nos últimos anos, as empresas aéreas dos EUA enfrentaram uma escassez de pilotos e agora, elas também estão preocupadas com a possibilidade de ficar sem mecânicos. Algumas empresas aéreas inclusive, já pagam bonificações para conseguir técnicos de manutenção de aviões assim que se formarem na escola profissional. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria Oliver Wyman, em 2027, a demanda por mecânicos qualificados superará a oferta em 9%. Parece pouco, mas é uma situação que pode levar a sérios problemas relacionados a segurança de voo.
O principal
motivo para essa situação nos EUA é bem parecido com o que ocorreu aqui no
Brasil no final da década de 90 e início dos anos 2000. Uma sequência de
pedidos falência e de recuperação judicial de empresas aéreas fez com que os salários ficassem estagnados não
motivando a procura dos jovens por formação nessa área. Algumas fusões posteriores de
grandes empresas aéreas levaram as operadoras a demitir trabalhadores e a parar
de contratar, processo que criou uma "geração perdida" para o emprego
no setor, disse Joe McDermott, diretor de recrutamento na Delta Air Lines.
Na Europa,
devido ao crescimento esperado na aviação para os próximos 10 anos, também encontramos
essas dificuldades em relação a mão de obra qualificada. Portugal, por exemplo,
não consegue formar a quantidade de mecânicos necessária para suprir a demanda
das operadoras e da indústria aeronáutica, e países do centro e leste europeu também passam por essa dificuldade.
Como toda
crise gera oportunidades, e com o mundo cada vez mais globalizado, essa
escassez de mão de obra pode ser solucionada com importação de profissionais de
outras partes do planeta. Nesse perspectiva, aqueles que tiverem visão e
investirem em uma carreira na área da aviação, seja no Brasil ou em qualquer outro
país, deve pensar em uma carreira internacional. Com o advento do ensino a
distância, hoje é possível realizar cursos teóricos via internet para obtenção de
certificações FAA e EASA. As aulas são via EAD, mas os exames são presenciais;
depois deverão comprovar a experiência na prática para requererem a
certificação. Isso reduz o custo de formação e facilita os estudos por parte
dos interessados. Costumo dizer aos meus alunos que a carreira internacional já
não é mais uma utopia, mas sim uma realidade que bate a nossa porta. Investir
em um curso de inglês é algo primordial para quem deseja alçar voos na aviação
e seguir as demandas internacionais de emprego.
No Brasil,
passamos por uma situação parecida e se as expectativas de crescimento na área
da aviação nos próximos 10 anos se concretizarem, também teremos um déficit bem
grande de profissionais, pois escolas não estão tendo grandes demandas de novos
alunos e a ANAC vem reduzindo ano a ano a emissão de CHT devido a esse de ritmo
lento na formação de novos profissionais. No entanto, o número de aeronaves
registradas no RAB tem aumentado, demonstrando uma tendência ao crescimento da
aviação, e isso demonstra que precisaremos ter mais mecânicos formados para
atender a essa retomada da atividade aérea no Brasil.
Veja abaixo
alguns dados estatísticos emitidos pela ANAC:
Licenças emitidas
Licença
- masc. e fem.
|
2012
|
2013
|
2014
|
2015
|
2016
|
PCM -
PILOTO COMERCIAL - AVIAO
|
1603
|
1714
|
1539
|
1281
|
1001
|
PLA -
PILOTO DE LINHA AEREA - AVIAO
|
311
|
197
|
258
|
448
|
405
|
PPR -
PILOTO PRIVADO - AVIAO
|
2938
|
2804
|
2403
|
2270
|
1724
|
PCH -
PILOTO COMERCIAL - HELICOPTERO
|
495
|
753
|
614
|
319
|
181
|
PPH -
PILOTO PRIVADO - HELICOPTERO
|
743
|
755
|
639
|
523
|
286
|
PLH -
PILOTO DE LINHA AEREA - HELICOPTERO
|
134
|
167
|
153
|
80
|
41
|
COM -
COMISSÁRIO
|
646
|
384
|
435
|
686
|
211
|
MMA -
MECANICO DE MANUTENCAO AERONAUTICA
|
912
|
768
|
900
|
886
|
684
|
Atualização:
dezembro de 2016.
Fonte:
Superintendência de Padrões Operacionais (SPO
REGISTRO de AERONAVES
|
||||||||
2009
|
2010
|
2011
|
2012
|
2013
|
2014
|
2015
|
2016
|
|
Total
Aeronaves Registradas
|
16269
|
17335
|
18710
|
19769
|
20662
|
21438
|
21873
|
21905
|
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