Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A importância do treinamento dos profissionais de manutenção de aeronaves.

A atividade de manutenção de aeroanves é de  natureza complexa e por esta razão exige que os profissionais envolvidos com ela estejam em treinamento constante. As companhias aéreas e as empresas de manutenção devem seguir um programa rigoroso de treinamento de qualificação e de cursos  recorrentes ( contínuos) que são estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas visando manter o profissional de manutenção atualizado com as novas tecnologias , suas atualizações e as regulamentações aplicáveis .Para se manter um elevado nível de segurança de voo é necessário cumprir todos os requisitos estabelecidos pela autoridade aeronáutica e o treinamento é um desses requisitos. O custo envolvido nestes treinamentos são bastante pesados e, muitas vezes, algumas empresas deixam esse item em segundo plano . Para evitar isso, as autoridades condicionam certas certificações operacionais das empresas a realização dos treinamentos estabelecidos obrigando assim o cumprimento das grades curriculares . Não deveria ser assim e as empresas deveriam sempre pensar em manter seus profissionais devidamente qualificados sem a interferência das autoridades, mas ainda bem que a maioria das empresas brasileiras cumprem esses regulamentos. Em se tratando de empresas de manutenção homologadas através do regulamento RBHA145, uma das empresas que mais se destaca   em investimento na qualificação de seus funcionários é a  TAP M&E Brasil. Esta empresa possui dois centros de treinamento , um no Rio de Janeiro e outro em Porto Alegre que possuem capacidade de treinar juntos cerca de 100.000 homem hora por ano. Este investimento reflete a responsabilidade da empresa e o comprometimento com a segurança de voo e isto garante aos clientes da mesma serviços de qualidade. 
O treinamento deve ter  qualidade e objetividade e para que isto ocorra é necessário que se tenha Instrutores devidamente qualificados e com vasta experiência em suas áreas de atuação. Além de treinamento teórico os profissionais devem receber também o treinamento prático, pois este faz com que os alunos adquiram as habilidades necessárias para executaram as tarefas críticas de manutenção com segurança e rapidez,  evitando o retrabalho e consequentemente aumentando a produtividade e o retorno financeiro para a empresa.

Um comentário:

  1. Estamos iniciando nossa homologaçao junto a ANAC de nossa oficina em reparos de materiais compostos, e estamos em busca de profissionais que possam nos oferecer consultoria,Poderia nos indicar alguma empresa ou consultor.

    Atenciosamente
    Paulo Dominonni
    Dallas Aeronautical Services
    dommi@dommi.com.br

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.