Powered By Blogger

domingo, 1 de julho de 2012

CONQUEST LSA – O PRIMEIRO LSA BRASILEIRO

A INPAER, empresa localizada no Aeroporto dos Amarais em Campinas, SP, acaba de lançar no mercado aeronáutico a primeira aeronave concebida e desenvolvida no Brasil no novo padrão de normas brasileiras para aviação leve (ALE), o CONQUEST 180 LSA.
Esse projeto teve inicio meses antes dessas novas normas entrarem no ordenamento jurídico brasileiro. A empresa, apostando que o padrão da FAA dos Estados Unidos seria utilizado no Brasil, iniciou o desenvolvimento da aeronave no início de 2011. Trata-se de um projeto desenvolvido com a tecnologia SolidWorks. Com essa tecnologia foi possível realizar em computador as diversas simulações necessárias para encontrar os dados ideais para a confecção do protótipo.
Para a concretização desse projeto, a INPAER iniciou uma busca mundial por novos métodos de construção, realizando visitas em diversos países a fim de ter uma visão globalizada do produto, conhecendo a realidade de outras empresas em países como a França e os Estados Unidos.
Essa experiência internacional, aliada aos conhecimentos acumulados em mais de 300 aeronaves produzidas e ainda aos 30 anos de experiência do proprietário da INPAER foram fundamentais à concretização do Conquest 180 LSA.
Importante destacar que para a materialização do projeto, a INPAER não poupou investimentos. Uma nova e moderna fábrica com 5.000 metros/2 no município de São João da Boa Vista, SP foi construída e é o local do nascimento de 10 novas aeronaves por mês. Nessas instalações foi construído um moderno centro de usinagem com a mais moderna tecnologia de usinagem industrial. Com isso, a Inpaer passou a produzir todos os componentes da aeronave, retirando da cadeia produtiva terceiros, aumentando a qualidade e a padronização das peças que compõem o CONQUEST 180 LSA.
A nova aeronave tem peso máximo de decolagem de 600kg, incluindo combustível, piloto e passageiro, cruza os céus com velocidade de 220km/h ou 120kt e tem autonomia de aproximadamente 1.200 km. Dentre as diversas possibilidades de motorização disponíveis no mercado, a INPAER certificou o CONQUEST 180 LSA com o já consagrado e confiável motor ROTAX 912 S que disponibiliza 100HP. O preço inicial dessa aeronave é R$ 195.000,00 e o prazo de entrega atualmente é de 6 meses.
Vale ainda destacar que a empresa já tem preço de revisões definidos, o que evita surpresas e dá ao comprador e cliente a possibilidade de prever os custos da aeronave ao longo do tempo.
A procura pelo novo modelo superou até as expectativas mais otimistas, transformando-se em um absoluto sucesso de vendas. Apesar do prazo de 6 meses previsto para a montagem, os novos investimentos em maquinário e pessoal deverá diminuir esse tempo para aproximadamente 3 meses já no início de 2013.
Todos esses investimentos e trabalho da INPAER têm intenções mais ambiciosas. Com o perfeito enquadramento nas normas da FAA, o CONQUEST 180 LSA já nasce pronto para o mercado internacional. A empresa a partir de 2013, visando conquistar espaço nesse concorrido mercado, já tem programado a participação em feiras e exposições na América do Norte e na Europa.
Após esse lançamento, novos projetos já estão nos computadores dos engenheiros da empresa e em breve lançamentos irão surpreender o mercado.
A superação de desafios sempre foi a característica dessa empresa que em apenas 10 anos de existência conquistou seu espaço no cenário aeronáutico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.