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domingo, 15 de julho de 2012

EWIS , um novo enfoque para manutenção e inspeção de fiação em aeronaves

 Antes de dois grandes acidentes da aviação mundial , o vôo 800 da TWA e Swissair 111, a fiação dos sistemas e componentes de aeronaves era uma preocupação menor. Após a análise destes acidentes foi fundado um comitê chamado de ATSRAC que reuniria os líderes da indústria aeronáutica para examinar o estado atual dos sistemas elétricos de aeronaves.As preocupações com a segurança nos sistemas de cabeamento em aviões foram trazidas  para o centro das atenções  devido ao resultado da investigação do acidente da TWA onde a aeronave B747 explodiu em pleno ar. A ignição de vapores inflamáveis no tanque foi a provável causa da explosão e o motivo foi a falha na fiação que provocou um curto circuito provocando o centelhamento dentro do tanque. Outro acidente com um MD-11 da Swissair também teve como fator relevante falhas na fiação elétrica. Exames posteriores em outras aeroanves mostrou uma coleção de problemas semelhante devido a deterioração de cablagens , instalação inadequada,contaminação das cablagens por elementos corrosivos, etc.
Para desenvolver uma pesquisa que solucionasse estes problemas, a FAA financiou uma série de estudos envolvendo a análise atual do estado das fiações nas aeronaves que já tinha uma longa operação . A EASA, autoridade européia,  por sua vez partiu para a melhora dos procedimetos de manutenção e treinamento
do pessoal envolvido para reduzir a probalidade de incidentes graves ou acidentes causados por essas falhas de fiação. Hoje temos o programa de treinamento de EWIS - Electrical Wiring Interconnecting  Systems, que visa informar aos técnicos envolvidos a manutenção de aeronaves sobre os procedimentos adequados para a manutenção e inspeção de todos os sistemas que são interconectados por algumtipo de fiação elétrica. As empresas aéreas que voam para Estados Unidos e Europa devem fornecer este tipo de treinamento aos seus funcionários de manutenção assim como as empresas de manutenção que efetuam manutenção em aeronaves provenientes dessas regiões.A Anac ainda não cobre estes procedimentos,mas em breve terá uma legislação apropriada, pois isto garante a segurança da aviação.
 


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