Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estudar nunca é demais.

Estou iniciando aqui um pequeno resumo sobre sistemas e estruturas de aeronaves para ajudar aqueles que se preparam para os exames da ANAC. Com uma leitura diária sobre temas relacionados a manutenção de aeronaves você conseguirá memorizar algumas informações que foram passadas durante os cursos de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.
Hoje vamos iniciar com o tema Fuselagem e Empenagem de aeronaves.

FUSELAGEM

A fuselagem é a parte do avião onde estão fixadas as asas e a empenagem (superfícies de cauda). Aloja também os tripulantes, passageiros e carga. Contém ainda os sistemas do avião e, geralmente, o motor, trem de pouso etc.

Tipos de Fuselagem

A fuselagem pode ser classificada quanto a estrutura em : Tubular , monocoque e semimonocoque.

Estrutura tubular – É constituída por tubos de aço soldados, podendo ter cabos de aço esticados para suportar esforços de tração. Este tipo de estrutura é, geralmente, recoberto com tela. A tela funciona apenas como revestimento, não resistindo a esforços.

Estrutura monocoque – Neste tipo de estrutura, o formato aerodinâmico é dado pelas cavernas. Os esforços são suportados por essas cavernas e também pelo revestimento. Por esse motivo, a fuselagem é , geralmente, revestida com chapa metálica.

EMPENAGEM

A empenagem tem a função de estabilizar e controlar o vôo do avião. Geralmente, a empenagem compreende duas partes: a superfície horizontal e a superfície vertical.

SUPERFÍCIE HORIZONTAL

É a superfície constituída pelo estabilizador horizontal e pelo profundor. Estabiliza e controla os movimentos de arfagem ( levantar e baixar o nariz) do avião.

SUPERFÍCIE VERTICAL

É composta pelo estabilizador vertical ( ou deriva) e pelo leme de direção. Estabiliza e controla os movimentos de guinada ( movimentos do nariz para a direita e para a esquerda) do avião.

SUPERFÍCIES DE COMANDO

As superfícies de comando são partes móveis que , geralmente, fazem parte dos bordos de fuga das asas e da empenagem, com a finalidade de controlar o vôo do avião.

2 comentários:

  1. Quero me preparar para a prova da anac . Faço curso de célula.

    ResponderExcluir
  2. Quero me preparar para a prova da anac . Faço curso de célula.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.