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terça-feira, 9 de junho de 2009

O que é uma sonda de Pitot?




O tubo de pitot ou sonda de pitot (pitot probe) fornece pressão de ar de impacto através de uma abertura em sua parte anterior, para operação do velocímetro e do indicador de velocidade Mach (velocidade em relação ao som).
Os aviões que possuem instrumentação dupla lado-a-lado freqüentemente possuem um tubo de pitot separado para os instrumentos do lado do copiloto. Para uma operação mais precisa desses instrumentos os tubos de pitot são montados na área de perturbações mínimas de corrente aérea, paralelamente ao eixo longitudinal ou de avanço do avião. As localizações usuais são a seção do nariz ou o bordo de ataque da asa, ou do estabilizador vertical (conforme modelo de aeronave). Se não for possível encontrar uma área de ar relativamente não perturbado nessas regiões, a pressão de impacto poderá ser tomada de um tubo localizado á frente do avião chamado de “Boom” do sistema pitot-estático. O uso de um “boom”está normalmente associado com aviões de grande velocidade ou de teste.
Normalmente usa-se aquecimento nas instalações de tubos de pitot para evitar formação de gelo. Esse aquecimento deverá ser ligado toda vez que o avião for entrar em zona propícia a formação de gelo ou mesmo quando o vôo correr dentro de umidade visível. As aeronaves mais modernas já possuem dispositivos de aquecimento dos Pitot que entram automaticamente em funcionamento logo após a decolagem . Toda vez que que houver previsão de voar em tais condições, o sistema de aquecimento do pitot deverá ser testado antes da decolagem.

8 comentários:

  1. Gostaria de saber se nos helicópteros é o mesmo sistema.

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  2. Prezado Dryan,

    Sim, nos helicópteros os tubos de pitot também estão instalados com a mesma finalidade dos tubos de pitot dos aviões, ou seja, dar a indicação de velocidade .Além de aeronaves , os tubos de pitot também são utilizados em navios e barcos com a mesma finalidade.
    Você poderá obter mais informações sobre helicópteros no endereço
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/helicopteros3.htm
    Obrigado por sua participação e volte sempre aqui.
    Abraço.

    Fernandes

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  3. Como o aquecimento do tubo pitot não interfere na "leitura"?

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  4. O Tubo de pitot possui um dispositivo de aquecimento proporcionado por resistências elétricas que tem o objetivo de impedir que se forme gelo durante o vôo e obstrua a entrada do ar. A estrutura interna do Pitot nada mais é do que um tubo de venturi que causa uma depressão do ar que entra pelo orifício do sensor. Claro que o ar entra com uma temperatura maior do que a temperatura ambiente, pois passa pelo calor do aquecimento do tubo de pitot. Como há uma ligeira compressão do ar na entrada do sensor (pitot) e logo depois há a expansão desse mesmo ar após a passagem pelo venturi, a temperatura do ar tende a baixar novamente ( efeito físico), sem no entanto congelar, e seguir seu caminho até as linhas pneumáticas que chegarão ao computador de dados do ar da aeronave, onde haverá o processamento das informações pertinentes a velocidade do ar.

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  5. Muito interessante a matéria que foi dada junto com a de instrumentos. Um abraço!

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  6. Valeu Rodrigo Gaspar, ite sempre nosso blog e contribua também com informações.

    Grande abraço.

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  7. por favor poderia postar um desenho mostrando como acomtece tudo esse processo na parte interna do tubo pitot.
    atte ruben

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  8. Em qual ano foi utilizado o tubo de pitot nas aeronaves e qaul foi a aeronave ?

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