O ramo aeronáutico é muito vasto e por isso existem várias áreas de atuação onde a segurança de vôo é o norte a ser seguido por todos os envolvidos. A manutenção aeronáutica é um destes ramos da aviação que precisa constantemente atualizar seus profissionais para a garantia dos bons serviços prestados.Nas áreas aeroportuárias,a manutenção de aviões que operam por lá é geralmente fornecida pela maior linha aérea em operação no aeroporto ou por companhias especializadas, no caso de aviões de passageiros. Cabe ressaltar que embora muitos aeroportos possuam serviços básicos de manutenção, apenas parte deles oferecem serviços mais especializados e complexos.
Durante o período em que a aeronave fica estacionada em solo, um check-up é realizado nas aeronaves, em busca de falhas. Este procedimento é chamado de ramp e transit e os mecânicos de manutenção precisam estar devidamente qualificados e credenciados pela autoridade aeronáutica local para executar as tarefas de manutenção.Estes profissionais recebem treinamentos especializados fornecidos pelos fabricantes de aeronaves, empresas aéreas, empresas de manutenção aeronáutica e pela própria autoridade aeronáutica. Em alguns aeroportos existem áreas destinadas a Hangares de manutenção onde se pode realizar manutenção pesada , ou seja, pode-se efetuar um tipo de manutenção mais complexa como reparos e revisões de componentes, troca de motores e etc.
Durante o período em que a aeronave fica estacionada em solo, um check-up é realizado nas aeronaves, em busca de falhas. Este procedimento é chamado de ramp e transit e os mecânicos de manutenção precisam estar devidamente qualificados e credenciados pela autoridade aeronáutica local para executar as tarefas de manutenção.Estes profissionais recebem treinamentos especializados fornecidos pelos fabricantes de aeronaves, empresas aéreas, empresas de manutenção aeronáutica e pela própria autoridade aeronáutica. Em alguns aeroportos existem áreas destinadas a Hangares de manutenção onde se pode realizar manutenção pesada , ou seja, pode-se efetuar um tipo de manutenção mais complexa como reparos e revisões de componentes, troca de motores e etc.
A Gol inaugurou recentemente um centro de manutenção de aeronaves, localizado no complexo do aeroporto de Confins. A ampliação transforma o complexo no maior e mais avançado da América Latina, aumentando a capacidade de atendimento de 60 para 120 aeronaves por ano. No Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim, há um complexo industrial da TAP Manutenção e Engenharia Brasil, onde são realizadas manutenções complexas em aeronaves Boeing e Airbus de empresas nacionais e estrangeiras. Em Porto Alegre , na área aeroportuária do aeroporto internacional Salgado Filho, também há uma unidade da TAP ME Brasil com capacidade para atendimento de qualquer tipo de manutenção aeronáutica das frotas Boeing , Airbus e Embraer.
Foto: Aeroporto Internacional do Galeão -Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.