Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que é Lean ?

É o caminho para a melhoria da qualidade, produtividade, redução dos custos e dos prazos. Faz parte desse contexto também o que chamamos de " Produção Enxuta"que é uma filosofia de negócios baseada no Sistema Toyota de Produção que analisa e racionaliza as atividades básicas do negócio identificando o que é desperdício e o que é o valor a partir da ótica dos clientes e usuários.
As práticas envolvem demanda real dos clientes, a análise e melhoria do fluxo de valor das plantas e da cadeia completa, desde as matérias primas até os produtos acabados e desenvolvendo produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente. Essa filosofia tem trazido resultados muito compensadores para as empresas que a praticam. O Lean proporciona um aumento da capacidade de oferecer os produtos que os clientes querem, na hora que eles querem,nos preços que eles estão dispostos a pagar, com custos menores, qualidade superior,garantindo assim uma maior rentabilidade ao negócio. O Sistema Lean vem sendo aplicado, com grandes resultados em eliminação de desperdícios, nos mais diferentes ambientes das organizações (administração, desenvolvimento de produto e produção), bem como em empresas de diversos setores, tais como: automobilístico e seus fornecedores, aeronáutico, eletrônico, serviços, construção, mineração, saúde, produção sob encomenda, etc.
O Lean não é uma simples ferramenta da qualidade, mas sim uma mudança de cultura uma mudança de comportamento. Hoje a empresa que deseja ser competitiva no mercado deve aplicar estes conceitos e treinar seu pessoal para que cada vez mais se reduza custos de forma criativa e consciente, fazendo com que as idéias simples se tornem o diferencial para a redução de custos .
O lean está sendo aplicado na área de manutenção de aeronaves em várias empresas espalhadas pelo mundo e isto é só o começo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.