SISTEMA de AR CONDICIONADO
A fonte principal de ar comprimido para o sistema de pressurização e ar condicionado é obtida normalmente da sangria do 8º estágio do compressor.
Quando o fluxo de ar fornecido pela sangria do 8º estágio não for suficiente para suprir o consumo do sistema de ar condicionado, ele será complementado por ar sangrado do 13º estágio.
O motor 2 alimenta o sistema de ar condicionado somente através da sangria do seu 8º estágio. Este motor não possui intercambiador de calor e filtro de ar.
O ar sangrado do compressor dos motores 1 e 3 é dirigido para o intercambiador de calor e filtro de ar do sistema de cada motor e daí para o sistema de distribuição.
Entre a saída do intercambiador primário e a entrada do separador de água há um duto de derivação (by pass) que contorna a unidade de refrigeração (ACM). Neste duto há uma válvula operada pneumaticamente, controlada por um termostato regulado para 35° F ( 1.7°C), instalado no separador de água. A finalidade deste arranjo é proteger o sistema contra congelamento.
A válvula abre para adicionar ar morno no separador de água quando a temperatura do ar descarregado pela turbina de expansão cair abaixo do valor de regulagem do termostato.
No solo, a escolha do método para operar o sistema de refrigeração depende das exigências das cabines, das condições de temperatura do ar exterior e da quantidade de ar disponível para suprimento.
B727-100
Deve-se operar somente um sistema de refrigeração quando a temperatura do ar exterior estiver acima de 80° F (27.7° C) se o suprimento de ar for feito pelo APU ou por carro de força pneumática de capacidade equivalente. Se a temperatura do ar exterior estiver com valor superior ao mencionado acima, haverá grande necessidade de refrigerar o ar . Cada sistema de refrigeração exige um fluxo de ar de aproximadamente 80 a 88 lbs/min. Embora um fluxo ligeiramente menor seja suficiente para uma boa refrigeração, se o suprimento máximo do APU (108 Lb/min) for dividido entre os dois sistemas, a refrigeração cairá a um valor mínimo ou não será conseguida.
OBS: É permitido operar as duas Packs com o ar fornecido pelo APU quando a temperatura do ar exterior estiver abaixo de 80° F ( 27.7° C ).
B727-200
Nesta aeronave, quando em operação no solo, pode-se utilizar os dois Packs tendo como fonte pneumática o APU , pois existe um multiplicador de fluxo que entra em funcionamento sempre que , em solo , os dois Packs estiverem ligados. Quando o multiplicador de fluxo (FLOW MULTIPLIER) é acionado, ele incrementa cerca de 40 lbs /min ao sistema pneumático do APU.
Boa info para mecânicos! Um abraço.
ResponderExcluirEstava navegando procurando algo sobre minha familia e achei sobre meu bisavo URUPUKINA, sabia que ele morrera jovem e de acidente de aviao, mas nao sabia q foi um dos primeiros comandandes civil do brasil. Gostaria de entrar em contato com voce. Meu nome é Nicolas PAes URUPUKINA, meu msn e email é nicolaspaes@hotmail.com.
ResponderExcluirespero contato!!
muito obrigado