Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Da série questões comentadas

Para aqueles que estão se empenhando nos estudos para a prova de Mecânco de Manutenção da ANAC, lanço aqui uma série de questões elaboradas por mim com comentários baseados no material didático aplicado pela própria ANAC. Hoje temos aqui 6 questões de aviônica da disciplina Comunicações.


1-Quando uma onda irradiada deixa a antena, parte da energia se propaga pelo solo, acompanhando a curvatura da terra. Esta onda recebe a denominação de:

a) Onda espacial;

b) Onda terrestre;

c) Onda Ionosférica

Comentário : Quando uma onda irradiada deixa aantena, parte da energia se propaga pelo solo, acompanhando a curvatura da terra e é chamada“onda terrestre”. O resto da energia é irradiado pelo espaço em todas as direções. As ondas que atingem o solo entre o transmissor e o horizonte recebem o nome de “ondas espaciais”. As ondas que deixam a antena em um ângulo maior do que o formado pela antena e o horizonte são as “ondas celestes” ou “ionosféricas”.

2- Na transmissão de freqüências relativamente baixas, a maior parte da energia irradiada encontra-se na :

a) Onda terrestre;

b) Onda espacial;

c) Onda Ionosférica.

Comentário : Na transmissão de freqüências relativamente baixas, a maior parte da energia irradiada está na onda terrestre. Como o solo é um mau condutor, a onda terrestre é atenuada rapidamente e, portanto, não é eficaz para transmissão a grandes distâncias a não ser que se utilize muita potência.

3- Como se chama o ponto entre a máxima distância de irradiação efetiva da onda terrestre e o ponto em que a primeira onda ionosférica volta à terra ?

a) Zona de impacto;

b) Zona de sombra;

c) Zona de silêncio.

Comentário: A onda terrestre só é eficiente parapequenas distâncias. Portanto, a zona entre a máxima distância de irradiação efetiva da onda terrestre e o ponto em que a primeira onda ionosférica volta à terra é uma área sem sinais de rádio chamada “Zona de Silêncio”.

4-Como é chamada a transmissão de freqüências superiores à freqüência crítica que se propaga em linha reta?

a) Transmissão direta;

b) Transmissão de Horizonte ótico;

c) Transmissão de linha de visão.

Comentário: Como resultado, a única onda irradiada que pode ser usada para transmissão nessas freqüências é a que se propaga em linha reta da antena transmissora para a receptora. Este tipo de transmissão é chamado “Transmissão de horizonte ótico”, e a onda irradiada é uma “onda direta”.

5- O que significa o termo Fading ?

a) Oscilações no sinal de saída de um transmissor;

b) Variação na intensidade do sinal defasado que chega ao receptor ;

c) Variação na irradiação do sinal na entrada do receptor.

Comentário: Às vezes, uma antena receptora capta dois sinais provenientes da mesma antena transmissora e que percorreram caminhos diferentes, por exemplo: um sinal pode ser recebido diretamente da antena transmissora e o outro ser refletido por um objeto, digamos um avião. O resultado é uma variação na intensidade do sinal que chega ao receptor, denominada desvanecimento (“Fading”).

6-Qual o outro nome dado a antena Dipolo de meia onda ?

a) Antena Faca

b) Antena dobrada;

c) Antena doublet ou Hertz

Comentário : Quando os fios de uma linha de transmissão aberta são dobrados em ângulo reto com a linha, em um ponto distante um quarto de comprimento de onda do extremo aberto, forma-se uma antena simples conhecida como “Dipolo de meia onda” (“doublet”) ou “Antena Hertz”.

Um comentário:

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.