terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz 2010 para todos !!!!!!

Mais um ano chega ao fim e com ele temos a certeza de que tudo que passou servirá somente de experiência para enfrentarmos novos desafios.
Espero que 2010 seja um grande ano para toda a aviação e que o progresso e o desenvolvimento sejam os pilares de sustentação das atividades aéreas brasileiras e mundiais.
Desejo um ano novo repleto de saúde e paz para todos os povos deste planeta e para os amigos que acompanham este blog um ano de 2010 muito próspero com saúde e muita alegria.

Feliz 2010 para todos !!!!

São os votos de José Carlos Fernandes .

sábado, 19 de dezembro de 2009

2014...2016... Será que vai melhorar?

Está chegando o momento do Brasil ser visto pelo mundo como uma potência que desponta para a nova econômia e para a nova ordem mundial. Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 são dois eventos de extrema grandeza e que demandam uma total organização do nosso país em todos os aspectos. No campo da aviação que é o que nos interessa , ainda temos muito a melhorar e consequentemente a evoluir. Nossos aeroportos ainda carecem de uma maior estrutura para apoio ao passageiro e interligações com outros tipos de transportes ( modais). Nossas empresas aéreas precisam ser mais ágeis no atendimento e no cumprimento dos horários para não causar o que já foi chamado de caos aéreo em anos anateriores. A Infraero e o Ministério da Defesa devem entrar em sintonia para que o controle do espaço aéreo e das operações nos aeroportos sejam dinamizadas e efetuadas com preocupação total na segurança de vôo, pois com o volume de tráfego aéreo, que praticamente quadriplicará por ocasião desses eventos aqui no país, um controle mais apurado de todo o espaço aéreo deverá ser o item nº 1 a ser planejado e executado.
Tenho plena convicção de que nosso país é capaz de mostrar para o mundo a nossa experiência com a aviação civil e até inovar nesse campo, mas se não começar desde já poderemos correr o risco de fazer tudo às pressas e quando se faz algo com pressa erros podem acontecer e erros na aviação podem ser fatais.

domingo, 6 de dezembro de 2009

ANAC entrega certificado do jato EMB 505 – Phenom 300, da Embraer

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entregou no último dia 03 de dezembro, o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da aeronave Embraer EMB-505, comercialmente conhecida pelo nome Phenom 300. A partir da certificação, a aeronave tem a autorização da ANAC para iniciar as operações no Brasil. O documento garante, também, que o modelo EMB-505 seja validado por outras autoridades aeronáuticas estrangeiras. A entrega do certificado aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), pela diretora-presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira.
O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) e, após concluído, comprova que a ANAC verificou as condições da aeronave para operar com segurança. Para conceder o CHT, a ANAC avaliou em torno de 700 documentos técnicos (relatórios de engenharia, manuais) e realizou inspeções e acompanhamento de ensaios (testes em que o jato é utilizado nas mais diversas condições de operação para comprovar seu funcionamento de acordo com as normas técnicas). Alguns exemplos são o uso da aeronave sob calor intenso ou neve, situações metereológicas adversas (tempestades com raios), a resistência a interferências eletromagnéticas nos sistemas da aeronave, a capacidade máxima de utilização dos motores, entre outros. Todos os componentes do modelo e os equipamentos a bordo passam pelo crivo da ANAC.
Depois de 38 meses de trabalho de engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte, o EMB-505 - Phenom 300 cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas brasileiras e internacionais de aviação civil. Outro jato executivo da Embraer, o EMB- 500 – Phenom 100, já possui CHT, emitido pela ANAC em dezembro de 2008.
Durante a certificação, também são realizadas reuniões técnicas com autoridades estrangeiras e, nas próximas semanas, o órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos – a Federal Aviation Administration (FAA) – deverá concluir a etapa de validação do certificado do jato da Embraer para aquele país, baseado no CHT concedido no Brasil. Está prevista para 2010 a validação pelo órgão regulador europeu (EASA). Com a certificação desse modelo também pelas autoridades da aviação civil estrangeira, o fabricante poderá exportar e operar o EMB-505 - Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa.
Fonte : Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC