A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) entregou no último dia 03 de dezembro, o Certificado de Homologação de Tipo (CHT) da aeronave Embraer EMB-505, comercialmente conhecida pelo nome Phenom 300. A partir da certificação, a aeronave tem a autorização da ANAC para iniciar as operações no Brasil. O documento garante, também, que o modelo EMB-505 seja validado por outras autoridades aeronáuticas estrangeiras. A entrega do certificado aconteceu na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), pela diretora-presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira.
O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) e, após concluído, comprova que a ANAC verificou as condições da aeronave para operar com segurança. Para conceder o CHT, a ANAC avaliou em torno de 700 documentos técnicos (relatórios de engenharia, manuais) e realizou inspeções e acompanhamento de ensaios (testes em que o jato é utilizado nas mais diversas condições de operação para comprovar seu funcionamento de acordo com as normas técnicas). Alguns exemplos são o uso da aeronave sob calor intenso ou neve, situações metereológicas adversas (tempestades com raios), a resistência a interferências eletromagnéticas nos sistemas da aeronave, a capacidade máxima de utilização dos motores, entre outros. Todos os componentes do modelo e os equipamentos a bordo passam pelo crivo da ANAC.
Depois de 38 meses de trabalho de engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte, o EMB-505 - Phenom 300 cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas brasileiras e internacionais de aviação civil. Outro jato executivo da Embraer, o EMB- 500 – Phenom 100, já possui CHT, emitido pela ANAC em dezembro de 2008.
Durante a certificação, também são realizadas reuniões técnicas com autoridades estrangeiras e, nas próximas semanas, o órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos – a Federal Aviation Administration (FAA) – deverá concluir a etapa de validação do certificado do jato da Embraer para aquele país, baseado no CHT concedido no Brasil. Está prevista para 2010 a validação pelo órgão regulador europeu (EASA). Com a certificação desse modelo também pelas autoridades da aviação civil estrangeira, o fabricante poderá exportar e operar o EMB-505 - Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa.
O processo de certificação segue as recomendações da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) e, após concluído, comprova que a ANAC verificou as condições da aeronave para operar com segurança. Para conceder o CHT, a ANAC avaliou em torno de 700 documentos técnicos (relatórios de engenharia, manuais) e realizou inspeções e acompanhamento de ensaios (testes em que o jato é utilizado nas mais diversas condições de operação para comprovar seu funcionamento de acordo com as normas técnicas). Alguns exemplos são o uso da aeronave sob calor intenso ou neve, situações metereológicas adversas (tempestades com raios), a resistência a interferências eletromagnéticas nos sistemas da aeronave, a capacidade máxima de utilização dos motores, entre outros. Todos os componentes do modelo e os equipamentos a bordo passam pelo crivo da ANAC.
Depois de 38 meses de trabalho de engenheiros, pilotos, inspetores e pessoal de suporte, o EMB-505 - Phenom 300 cumpriu todos os requisitos de aeronavegabilidade exigidos pelas normas brasileiras e internacionais de aviação civil. Outro jato executivo da Embraer, o EMB- 500 – Phenom 100, já possui CHT, emitido pela ANAC em dezembro de 2008.
Durante a certificação, também são realizadas reuniões técnicas com autoridades estrangeiras e, nas próximas semanas, o órgão regulador da aviação civil nos Estados Unidos – a Federal Aviation Administration (FAA) – deverá concluir a etapa de validação do certificado do jato da Embraer para aquele país, baseado no CHT concedido no Brasil. Está prevista para 2010 a validação pelo órgão regulador europeu (EASA). Com a certificação desse modelo também pelas autoridades da aviação civil estrangeira, o fabricante poderá exportar e operar o EMB-505 - Phenom 300 nos Estados Unidos e Europa.
Fonte : Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
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