Powered By Blogger

sábado, 9 de setembro de 2017

Porque se tornar um mecânico de manutenção de aeronaves?



                                           foto : revistapegn.globo.com 
 
Ninguém nasce sonhando com uma determinada profissão na vida, mas acredito que todos nasçam com habilidades para serem estimuladas e daí se encaixarem nas mais diversas modalidades de profissões que existem na face deste planeta. Algumas profissões não necessitam de conhecimento científico para serem exercidas, pois o conhecimento é passado de geração para geração ou dos mais velhos para os mais novos pela repetição das tarefas. Outras profissões necessitam que se conheça profundamente as técnicas utilizadas  que são oriundas de estudos científicos e, por tanto, há a necessidade de se estudar a fundo os quesitos técnicos que são provenientes de experimentos empíricos. O certo é que para cada uma das habilidades que possuímos e são estimuladas há uma profissão correspondente onde um de nossos talentos e habilidades  irão se destacar.
A atividade relacionada a manutenção de aeronaves possui características próprias que fazem com que ela seja tratada com muito carinho e atenção, pois para exercê-la temos que ter um conjunto de conhecimento teórico bem fundamentado, experimentos empíricos e vivencia nas tarefas que são em sua maioria de grande complexidade. Ser mecânico de manutenção aeronáutica exige uma formação integral do ser humano que assim decide caminhar por essa vereda. Digo formação integral, pois não basta somente ser um bom técnico e conhecer tudo sobre mecânica de aeronaves, mas precisa também ter a consciência de que para ser um profissional gabaritado deve ter os princípios éticos e de segurança de voo entranhados na alma. A longevidade nesta profissão dependerá muito do que se aprender na teoria durante os cursos de formação, na vivência do dia a dia nas organizações de manutenção aeronáutica ou em companhias aéreas, no comprometimento com a segurança de voo e acima de tudo com a ética profissional.
Para aqueles que com o passar do tempo foram despertando o sonho de trabalhar na aviação civil na área de manutenção aeronáutica e que querem ser exemplo de profissionalismo para futuras gerações penso que seja importante estar atento não só as oportunidades como também as dicas de quem já trabalha nesse meio. Costumo falar aos meus alunos que na aviação só existem dois tipos de profissionais: os que querem trabalhar neste ramo por causa dos salários oferecidos pelo mercado e os que sonham ganhar dinheiro demonstrando o seu conhecimento e buscando se desenvolver a cada dia  faça sempre a seguinte pergunta : Porque eu quero me tornar um mecânico de manutenção de aeronaves?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.