Powered By Blogger

sábado, 10 de abril de 2010

Indicador de Velocidade - MACH

Vários são os instrumentos em uma aeronave que auxiliam o piloto a operá-la com segurança. Um deles é o indicador de velocidade MACH .
Os aviões civis e militares, precisam de um instrumento que forneça a relação entre a velocidade do ar e a velocidade do som no nível de voo e nas condições ambientais existentes no momento. A velocidade do som neste momento recebe o valor de unidade (1,0 MACH). Assim sendo , uma indicação de ".98 MACH, significa que a aeronave está voando a noventa e oito por cento da velocidade do som.
Para que se tenha cálculos de velocidades mais precisos foram criados 5 categorias de velocidade para determinar em que velocidade está a aeronave:

Subsônica: Ma < 1
Transônica: 0.8 < Ma <1.2
Sônica: Ma = 1
Supersônica: Entre 1.2 Ma e 5 Ma
Hipersônica: Ma > 5
A importância da velocidade MACH para o piloto é que desta forma ele consegue manter a velocidade da aeronave em condições seguras , pois quanto mais se aproximar da velocidade do som ou se ultrapassá-la , as características de voo da aeronave irão mudar e poderá até estolar , pois com a vazão dos fluidos atravessando a “onda de choque”, a velocidade é reduzida e a temperatura, pressão e densidade são aumentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.