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terça-feira, 29 de junho de 2010


Com mais de 20 mil m² de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. Com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM, onde todos podem decolar no mundo da aviação. Visitar o museu TAM é entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado na qual fazemos questão de guia-los.

Horário de funcionamento:
De quarta a domingo, das 10h às 16h.
Admissões permitidas somente até as 15h.

Endereço:
Rodovia SP 318, Km249,5 – Água Vermelha
São Carlos-SP – CEP 13578 -000

Como chegar:
Rodovia Anhanguera/Bandeirantes. Após Limeira, siga pela rodovia Washington Luis até São Carlos. Chegando em São Carlos, utilize a saída 235B, rode 15 Km pela rodovia SP 318 e entre no Km 249,5

Ingressos:
R$25,00 inteira
R$12,50 meia (para estudantes com documento comprobatório)
0 a 6 anos e acima de 65 anos não pagam
Simulador R$20,00 para cada 15 minutos de vôo
Guarda volumes

Melhores informações entrar em contato no telefone (16) 3306-2028 ou no site www.museutam.com.br


domingo, 20 de junho de 2010

Novos futuros talentos da manutenção aeronáutica

Fico muito feliz quando sou convidado a ministrar aula nos cursos de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica, pois a cada nova turma percebo que o interesse das pessoas nessa área vem aumentando a cada dia.No entanto, sempre faço questão de alertar aos inciantes nessa área que se eles vem para cá com interesses simplesmente finaceiros, ou seja, o salário atrativo é o único fator que fará a diferença, certamente essas pessoas não serão felizes nesta carreira. Na aviação se você não gostar do que faz, indiferente do salário que esteja ganhando, na certa você encontrará muitas barreiras e muita desmotivação. Gostando do que se faz consegue-se superar muitos obstáculos e, na aviação, encontramos obstáculos todos os dias. E tem mais, a aviação também vicia. Se você for contaminado certamente será muito difícil deixar esta atividade e partir para outra.
É muito interessante esse momento vivido pela aviação civil brasileira onde a industria do petróleo vem contribuindo com esse aquecimento para as atividades de manutenção aeronáutica e, a demanda por profissionais qualificados para a manutenção de helicópteros , principalmente no estado do Rio de Janeiro, traz um horizonte cheio de luz para a profissão de mecânico de manutenção aeronaútica. Que se formem os novos talentos e que eles sejam disseminadores dos conceitos de segurança em suas atividades.

domingo, 13 de junho de 2010

Alguém sabe a histórioa de W .ORTON HOOVER ?

PIONEIROS DA AVIAÇÃO

Dizem que este seria um dos pioneiros da aviação civil no Brasil no que se refere a manutenção de aeronaves. Alguém sabe algo mais sobre este homem que fez história na nossa aviação?
Se alguém souber mais informações sobre o Sr. W .ORTON HOOVER e quiser compartilhar com a comunidade da aviação civil brasileira, poderá enviar as informações para este blog que teremos o maior prazer em divulgá-las aqui . Iniciaremos aqui a série pessoas que fizeram história da manutenção aeronáutica no Brasil.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Integridade do profissional de manutenção aeronáutica.

A manutenção de aeronaves é uma atividade que exige muita dedicação do profissional que trabalha nessa área. Além de todo o conhecimento necessário para executar as várias tarefas complexas , o mecânico de manutenção precisa estar concentrado e em perfeitas condições de saúde para que possa executar os serviços de maneira correta e segura. O elemento humano é o elo mais fraco nesse ambiente onde o estresse age constantemente juntamente com outros fatores e que levam o homem, por muitas vezes, a cometer erros que podem gerar sérias consequências para a segurança de vôo. Todo profissional de manutenção aeronáutica deve acima de tudo zelar por sua saúde, pois isto será um fator determinante para que trabalhe com maior capacidade de concentração e seja mais resistente aos agentes estressores presentes ao ambiente de trabalho. Valorizar a si mesmo é o primeiro passo para se tornar um profissional conceituado e respeitado no mercado e, a valorização aqui comentada, é a valorização da integridade tanto física quanto moral.

sábado, 29 de maio de 2010

Manutenção de aeronaves em áreas aeroportuárias

O ramo aeronáutico é muito vasto e por isso existem várias áreas de atuação onde a segurança de vôo é o norte a ser seguido por todos os envolvidos. A manutenção aeronáutica é um destes ramos da aviação que precisa constantemente atualizar seus profissionais para a garantia dos bons serviços prestados.Nas áreas aeroportuárias,a manutenção de aviões que operam por lá é geralmente fornecida pela maior linha aérea em operação no aeroporto ou por companhias especializadas, no caso de aviões de passageiros. Cabe ressaltar que embora muitos aeroportos possuam serviços básicos de manutenção, apenas parte deles oferecem serviços mais especializados e complexos.

Durante o período em que a aeronave fica estacionada em solo, um check-up é realizado nas aeronaves, em busca de falhas. Este procedimento é chamado de ramp e transit e os mecânicos de manutenção precisam estar devidamente qualificados e credenciados pela autoridade aeronáutica local para executar as tarefas de manutenção.Estes profissionais recebem treinamentos especializados fornecidos pelos fabricantes de aeronaves, empresas aéreas, empresas de manutenção aeronáutica e pela própria autoridade aeronáutica. Em alguns aeroportos existem áreas destinadas a Hangares de manutenção onde se pode realizar manutenção pesada , ou seja, pode-se efetuar um tipo de manutenção mais complexa como reparos e revisões de componentes, troca de motores e etc.
A Gol inaugurou recentemente um centro de manutenção de aeronaves, localizado no complexo do aeroporto de Confins. A ampliação transforma o complexo no maior e mais avançado da América Latina, aumentando a capacidade de atendimento de 60 para 120 aeronaves por ano. No Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim, há um complexo industrial da TAP Manutenção e Engenharia Brasil, onde são realizadas manutenções complexas em aeronaves Boeing e Airbus de empresas nacionais e estrangeiras. Em Porto Alegre , na área aeroportuária do aeroporto internacional Salgado Filho, também há uma unidade da TAP ME Brasil com capacidade para atendimento de qualquer tipo de manutenção aeronáutica das frotas Boeing , Airbus e Embraer.
Foto: Aeroporto Internacional do Galeão -Rio de Janeiro

sábado, 22 de maio de 2010

"AERO MAGAZINE E CANDIOTA LEVAM VOCÊ PARA OSHKOSH"

A Aero Magazine leva leitor para uma das maiores feiras de aviação do mundo !
A renomada revista lançou promoção no último dia 04 para comemorar os 75 anos do Douglas DC-3. Este concurso vai dar o direito a um leitor de acompanhar a Air venture 2010, uma das maiores feiras de aviação do mundo, que acontece em oshkosh, nos Estados Unidos da América.
Para concorrer ao prêmio o participante deverá responder a seguinte pergunta: "Quantas vezes o selo do Douglas DC-3 aparece nas notas da seção de notícias do site Aero Magazine? As respostas devem ser enviadas para o e-mail concursocultural@aeromagazine.com.br , juntamente com os dados do participante.
Acessem o site www.aeromagazine.com.br/oshkosh2010 para melhores informações.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

49% ou mais nas empresas aéreas nacionais.

O cenário da aviação civil brasileiro está mudando ! Com a aprovação no Congresso Nacional do aumento do capital estrangeiro em companhias aéreas nacionais o mercado tende a ter um comportamento jamais esperado. Por lei uma empresa aérea nacional poderá ter até 49 % do capital estrangeiro e, em alguns casos, até percentual maior desde que haja acordo bilateral entre o Brasil e o país de origem do capital estrangeiro. Com isto, o mercado de aviação nacional poderá ter um crescimento muito rápido ou uma estagnação, pois não dá para prever ao certo se as empresas internacionais pretenderão investir em novas empresas ou apenas se aliar as já existentes no nosso mercado . No primeiro caso teríamos uma maior oferta de empregs e no segundo caso teríamos apenas uma otimização do capital humano já existente. De qualquer forma é algo novo na economia nacional e vale a pena esperar para ver. Tudo que é novo gera uma certa resistência e muitas dúvidas e então vamos ver como fica.

domingo, 2 de maio de 2010

FOTOLOG do João Novello nos faz reviver o início da aviação no Brasil


Amigos, reviver o passado nem sempre é nostalgia. Reviver o início da nossa aviação é reviver os primeiros passos de uma atividade que ajudou e muito o Brasil ser o que é nos dias de hoje. Se hoje podemos ter orgulho de nosso país estar entre um dos melhores nesta atividade no mundo é graças a bela história do passado. O blog do noso amigo João Novello está repleto de imagens que retratam como tudo começou. Façam uma visita que valerá a pena. O endereço é :http://fotolog.terra.com.br/jban:412
Foto : Fotolog.terra.com.br - Aeroporto de Manguinhos -RJ

sábado, 24 de abril de 2010

Recomendações da EASA referentes a cuidados com cinzas vulcânicas


SIB No.: 2010-17
Issued: 22 April 2010

A EASA emitiu no ultimo 22 de abril o SIB (Safety Information Bulletin), de Nº 2010/17, que se refere aos cuidados que deverão ser tomados por operadores de aeronaves que operem próximo a áreas que estejam com suspeitas de contaminação por cinzas vulcânicas . Voos em espaço aéreo com baixa contaminação de Volcanic Ash podem ter consequências a médio e longo prazo para a aeronavegabilidade das aeronaves e precisam ser abordadas com prioridade, a fim de garantir a continuidade segura das operações. Aos envolvidos com a fabricação de motores de aeronaves e aos operadores estão sendo solicitados pela EASA a desenvolverem as instruções necessárias para um voo seguro. Rotinas específcas tais como pré-inspeções e pós-voo, e os de aeronavegabilidade continuada, tendo em conta os efeitos da operação de aeronaves no espaço aéreo com baixa contaminação cinzas vulcânicas já estão sendo efetuadas . Ênfase especial é requerida para os sistemas que são mais sensíveis a qualquer exposição a cinzas vulcânicas. Os sistemas que são mais sensíveis a Volcanic Ash são: compressores, motores e turbinas, sistemas de óleo do motor, dados de ar e sistemas de pitot, Sistema de controle do ambiente de cabine e os sistemas da aeronave que fornecem refrigeração de ar para sistemas de computador instalado na aeronave.
A International Civil Aviation Organization (ICAO), recentemente informou à Agência que irá começar a trabalhar no cenário global normas para a concentração de cinzas vulcânicas que poderiam afetar a segurança de voo das aeronaves e dos motores. A EASA trabalha em estreita colaboração com a ICAO e a indústria da aviação para definir específicas instruções para a aeronavegabilidade permanente (ICA).
Recomendações: Os proprietários e operadores de turbina de aviões e helicópteros são recomendados para as seguintes ações:

(1) Realizar inspeções diárias quando estiver operando em uma área de contaminação de baixo teor de cinzas vulcânicas, para detectar a erosão, acúmulo de cinzas vulcânicas, danos ou degradação dos sistemas do motor ou aeronave.

Verificar os seguintes itens:

- Bordos de ataque das asas;
- Luzes de navegação e pouso, radomes ;
- Trem de pouso - Estabilizador horizontal ;
- Toda a estrutura de extrusão ;
- Tubos de pitot estático e portas ;
- Janelas e pára-brisas ;
- Entradas do motor ;
- Compressores de motor e turbinas;
- Óleo de sistemas de motor ;
- Pás do rotor .

Com base nos resultados das inspeções acima, inspeções mais detalhadas podem ser necessárias. Salvo se instruções específicas já tenham sido fornecidas pelo fabricante ou operadores as inspeções acima referidas deverão também ser realizada após cada voo, sempre que os seguintes fenômenos são observados ou detectados durante o voo :
- Acre odor semelhante a fumaça elétrica;
- Início rápido de problemas no motor ;
- O fogo de Santelmo ;
- Brilho laranja branco / aparecendo nas entradas do motor;
- Poeira no cockpit ou cabine ;
- Súbita (inesperada) trevas exteriores;
- As flutuações da velocidade.

Além disso, os operadores devem comunicar à EASA para que ela possa produzir uma síntese dos resultados e as tendências resultantes dessas inspeções, para que melhorias possam ser levadas ao procedimentos recomendados por este SIB.

Mais informações no site da EASA:
Foto : g1.globo.com/

sábado, 10 de abril de 2010

Puma Air , uma nova concepção para a aviação brasileira

O Brasil já há alguns anos vem se interessando pelo continente africano para relações comerciais e expansão política. Este continente é muito promissor para os próximos anos, pois vários países começam a despontar com potencial para o crescimento econômico. A angola é um desses países e o melhor é que lá se fala português, o que para o Brasil é um fator de extrema importância.
Um general angolano, Higino Carneiro, considerado um dos homens mais ricos de Angola , apelidado de Bulldozer ( trator), adquiriu no início deste ano 20% da empresa regional paraense Puma Air. Segundo informações, o General Carneiro pretende transformar essa companhia em uma companhia aérea internacional para fazer a ligação entre Brasil e Angola o que deverá estar ocorrendo já no próximo mês de julho. Carneiro se uniu a um sócio brasileiro,Gleisson Gambogi de Souza, em 2005, e de lá para cá juntos tem feito muito sucesso no mercado Angolano na área de serviços ( Obras).
A Puma Air irá utilizar neste primeiro instante aeronaves da Gol / VRG para fazer os vôos internacionais. A Gol já está com uma aeronave em seu Hangar alterando a pintura .
Maiores detalhes no site :

Indicador de Velocidade - MACH

Vários são os instrumentos em uma aeronave que auxiliam o piloto a operá-la com segurança. Um deles é o indicador de velocidade MACH .
Os aviões civis e militares, precisam de um instrumento que forneça a relação entre a velocidade do ar e a velocidade do som no nível de voo e nas condições ambientais existentes no momento. A velocidade do som neste momento recebe o valor de unidade (1,0 MACH). Assim sendo , uma indicação de ".98 MACH, significa que a aeronave está voando a noventa e oito por cento da velocidade do som.
Para que se tenha cálculos de velocidades mais precisos foram criados 5 categorias de velocidade para determinar em que velocidade está a aeronave:

Subsônica: Ma < 1
Transônica: 0.8 < Ma <1.2
Sônica: Ma = 1
Supersônica: Entre 1.2 Ma e 5 Ma
Hipersônica: Ma > 5
A importância da velocidade MACH para o piloto é que desta forma ele consegue manter a velocidade da aeronave em condições seguras , pois quanto mais se aproximar da velocidade do som ou se ultrapassá-la , as características de voo da aeronave irão mudar e poderá até estolar , pois com a vazão dos fluidos atravessando a “onda de choque”, a velocidade é reduzida e a temperatura, pressão e densidade são aumentadas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Caos no Rio de Janeiro


Que loucura !! Hoje no Rio de Janeiro está o caos. Foi muito difícil alguém chegar hoje a algum lugar nesta cidade. Eu saí ás 05:30 da manhã para o trabalho e não consegui chegar, no meio do caminho tive que voltar para casa . Todas as empresas hoje ficaram prejudicadas em relação a mão-de-obra , ou seja, poucas pessoas trabalhando e consequentemente haverá atrasos nos prazos estabelecidos. Nos aeroportos houve grandes transtornos com cancelamentos e atrasos de voo . A partir das 12 horas a situação melhorou um pouco, pois tanto o Santos Dumont quanto o Galeão estavam operando por instrumentos, mas para os passageiros que tentavam chegar para embarcar como aqueles que desembarcavam tinham grandes problemas para se locomover porque a cidade estava toda parada. Falta de taxi, ônibus, trens, etc. Hoje foi um verdadeiro caos e ainda bem que o prefeito foi sensato e decretou feriado na cidade e pediu para que as pessoas não saíssem de suas casas para não agravar a situação. Espero que o tempo melhore e tudo volte ao normal amanhã.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça

Hoje , 02 de abril , no aeroporto de Lajes em Sta. Catarina , ocorreu acidente com uma das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça que era pilotada pelo capitão Anderson Amaro Fernandes . A aeronave após efetuar uma manobra acrobática perdeu controle e se chocou contra a pista do aeroporto.
É com muito pesar que fazemos este registro em nosso blog e deixamos aqui os nossos sentimentos a todos os familiares do capitão Anderson Amaro Fernandes.
Maiores informações e imagens do acidente poderão ser visualizadas no aeroblog no endereço abaixo:

segunda-feira, 22 de março de 2010

Itajubá e a Helicopter

Itajubá receberá investimentos para dobrar a capacidade da Helibras na fabricação de helicópteros e consequentemente aumentar a oferta de empregos na região trazendo um maior progresso para a região.Na última sexta-feira, 19/03,na presença do governador Aécio Neves , do ministro da defesa Nelson Jobin e do presidente da fábrica Eurocopter Lutz Bertling, foi inaugurado o início das obras.

Mais informações no site :http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias

quinta-feira, 18 de março de 2010

APU -Auxiliary Power Unit


A APU ( unidade de força auxiliar) tem a função de permitir a total independencia do avião em relação a fontes externas de energia pneumática e corrente elétrica quando a aeronave estiver no solo .

Durante a decolagem esta unidade fornece ar para o sistema de ar condicionado e para o sistema de degelo das asas (em alguns modelos de aeronaves) evitando desta forma a redução de potencia dos motores que seria originada pela sangria de ar dos mesmos.

Em voo esta unidade se torna um back up para:
  • Sistema elétrico ( geralmente abaixo de 40000 pés);

  • Sistema de ar condicionado ( abaixo de 20000 pés);

  • Sistema de degelo das asas ( abaixo de 20000 pés) ;

Até 20000 pés de altitude a APU tem capacidade de fornecer energia elétrica e pneumática simultaneamente. Acima de 20000 pés a APU só pode fornecer energia elétrica a qual é prioritária .

A APU geralmente se localiza no cone de cauda da maiora das aeronaves, mas pode variar entre o alojamento do trem de pouso principal a porão de carga de alguns outros tipos de aviões.Maiores detalhes voces poderão acessar o site : http://www.b737.org.uk/apu.htm#Components

domingo, 14 de março de 2010

SENAI São José SC na Olimpíada do Conhecimento no Rio de Janeiro.

Nos dias atuais muito se fala que estamos na era do conhecimento e que, quem o detém, se torna um privilegiado no mundo econômico. Já tivemos a era do bronze, a era medieval, a era da escravidão, a era da informática e agora a era do conhecimento. Dizem por aí que a pior guerra que está por vir não é a guerra atômica e sim a do conhecimento, pois caso haja um detentor universal de todas as informações que existem no mundo , esse alguém ou a nação será o mais poderoso do planeta podendo controlar tudo e a todos . Mas o saber, o conhecer não são maléficos para o mundo. O conhecer é o alicerce para as transformações sociais e para a melhoria de vida das pessoas. Quem conhece chega mais longe ou sobrevive mais.
Visitei no último dia 12 a Olimpíada do Conhecimento que está ocorrendo no Rio Centro, aqui no Rio de Janeiro, evento este que tem seu término hoje, 14/03. São várias unidades do senai do Brasil inteiro participando com seus alunos e professores deste evento de grande valia para o cenário educacional-técnico deste país. Como sou da aviação, não posso deixar de destacar aqui a presença da unidade do Senai de São José , do estado de Santa Catarina, que trouxe para este evento uma proposta muito interessante de uma nova modalidade de curso de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica. Para minha surpresa, esta unidade do Senai tem uma proposta que vai de encontro ao que já falo a algum tempo aqui no Blog sobre a necessidade de se ter uma forma mais atualizada de se formar mecânicos de manutenção, ou seja, uma grade curricular mais adequada a realidade do campo profissional do momento e, a expansão deste tipo de curso de formação para todo o Brasil, não se restringindo apenas aos grande centros, pois a aviação chega a qualquer lugar deste país. Com uma aeronave EMB 110 em seu estande, o Senai São José ficou em destaque entre os demais chamando a atenção de muitos alunos e professores dos demais estados e também dos leigos que por ali passavam. A equipe de alunos e professores da unidade São José , estavam ali sempre solícitos a explicar sobre o cursos e sobre o avião Bandeirante que estava ali. Fica aqui este registro desse evento que merece todo a nossa atenção , pois o Brasil precisa de novos talentos na área tecnológica para que se renove as esperanças de um futuro competitivo e crescente na industria nacional.

domingo, 7 de março de 2010

Educação continuada para mecânicos de manutenção aeronáutica

Aqui no Brasil há décadas a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica é focada em fornecer os conhecimentos técnicos básicos necessários para que uma pessoa possa desempenhar atividades ligadas a manutenção de forma segura. Depois que o aluno termina o curso de formação em uma das especialidades (GMP, Célula ou Avionicos) , ele está habilitado a prestar exame teórico junto à ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) e, se aprovado,tendo que atingir pelo menos 70% de aproveitamento, ele já pode trabalhar como auxiliar de mecânico em empresa homologada. Após 3 anos de experiência na atividade de manutenção ele poderá prestar um exame prático, aplicado pela ANAC ou por examinador credenciado pela ANAC em empresas aéreas ou de manutenção e, se aprovado, terá direito ao CHT ( certificado de habilitação técnica) que é a credencial para poder exercer a profissão de mecânico de manutenção aeronáutica. Mas e depois? O que se prevê para estes profissionais em relação a treinamento ou educação continuada?No Brasil não há uma regra muito clara a este respeito em relação ao profissional de manutenção aeronáutica. O treinamento continuado fica a cargo das empresas que empregam a mão de obra, mas caso a empresa não ofereça esta modalidade de treinamento o que o profissional poderá fazer? Não poderá fazer nada , pois não existe ainda uma visão por parte das escolas de formação da necessidade de se atender a esta exigência do mercado atual. Raramente encontramos escolas que ofereçam cursos de educação continuada para mecânicos de manutenção. A maioria delas continuam como a décadas atrás oferecendo somente os cursos de formação. Hoje o processo de evolução das tecnologias e conceitos técnicos mudam a todo instante e os profissionais da área de aviação precisam estar atualizados com o mercado e com as legislações pertinentes a estes. Quem trabalha em grandes companhias aéreas ou em empresas de manutenção aeronáutica de grande porte geralmente recebem estes tipos de treinamento , mas aqueles que trabalham em pequenas empresas e até os que estão fora do mercado de trabalho (desempregados)como conseguirão se atualizar se não há cursos oferecidos nas escolas ? É hora das inStituições de ensino acordarem para esta realidade e para esta fatia do mercado.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Escolas de Formação de Mecânicos de Aeronaves

Existem muitas escolas de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica espalhadas pelo Brasil, principalmente no eixo entre Rio Grande do Sul -São Paulo- Rio de Janeiro-Minas Gerais. Apesar disso, com o aumento da demanda por serviços de manutenção e da exigência de qualificação específica por parte das autoridades aeronáuticas , o número de profissionais formados anualmente ainda está muito aquém do esperado.
São relativamente poucas escolas em relação ao tamanho da nossa aviação, mas por outro lado também há a falta de estímulo para que os jovens procurem esta profissão. A Manutenção de aeronaves passou nos últimos anos por uma situação muito curiosa. Grandes empresas aéreas faliram e deixaram muitos profissionais no mercado com ótima qualificação e experiência o que facilitou a vida das demais empresas , pois contrataram pessoas prontas para a atividade que requer no mínimo 5 anos para formação total. Isto fez com que a abertura de vagas nas empresas,para jovens recém formados , não acompanhasse a oferta de mão-de-obra que estava sendo lançada no mercado pelas escolas em meados da década de 90 e, isto , desestimulou os jovens e as escolas a continuarem a formação de mecânicos. As escolas por não terem alunos suficientes matriculados e os jovens por não verem mais a profissão como uma grande oportunidade , já que, as poucas vagas que surgiam no mercado eram muito concorridas e os salários já não eram atraentes. Com o passar de mais uma década , os profissionais da ativa nas empresas aéreas começaram a se aposentar e começou a surgir lacunas que foram preenchidas por mão-de-obra não qualificada, mas que aprendiam o serviço supervisionados por profissional devidamente licenciado pelo DAC ( atual ANAC). Hoje, acontece que o nº de profissionais devidamente licenciados e com experiência , vem diminuindo a cada ano devido a aposentadoria desses especialistas e há necessidade de se repor essa mão-de-obra , mas não se encontra facilmente no mercado devido essa lacuna na formação de +/- 10 anos e, as empresas, não conseguem formar com a rapidez necessária. O que está ocorrendo hoje é uma procura grande de pessoas que já trabalham nas empresas e não possuem ainda o CHT(Certificado de Habilitação Técnica) que procuram curso de formação para poderem prestar a banca da ANAC e conseguirem essa certificação.
Bem, mas a boa notícia é que é que as escolas que já existiam voltaram a apostar na formação de mecânicos e ainda surgiram outras que estão contribuindo para um aumento na oferta de vagas. No Rio de Janeiro nos últimos 3 anos surgiram escolas como a Fly, ACFT, Avitraining e também a TAP Manutenção e Engenharia. Esta Última faz parte do trabalho realizado pela empresa na formação interna de seus funcionários não sendo aberta ao público. Isto demonstra também a preocupação que as grandes empresas possuem hoje em dia na qualificação cada vez maior de seus funcionários. Com as notícias de criação de pólos aeronáuticos, vemos que o potencial da aviação civil se renova e as chances de emprego para mecânicos também acompanham essas expectativas. No Rio Grande do Sul também temos boas escolas como a Flight e a EEPMA.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Airbus faz pouso de emergência em Sydney


Um avião com mais de 200 pessoas a bordo fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Sydney, na Austrália. O piloto percebeu uma falha no trem de pouso do Airbus A-330 da empresa aérea Qantas.

A aeronave precisou sobrevoar a cidade australiana por cerca de duas horas para queimar combustível e tornar a aterrissagem menos arriscada. O avião pousou com segurança.

Em 2008, autoridades australianas da aviação determinaram que a companhia aérea melhorasse o sistema de manutenção da empresa depois de registrar um pouso forçado nas Filipinas.
Comentário do blog :
Algumas empresas internacionais passam por dificuldades financeiras e com isto andam negligenciando alguns procedimentos de manutenção que podem ser cruciais para se manter um voo seguro. As autoridades devem estar atentas e fiscalizar mais de perto ,pois a segurança dos passageiros passa por uma manutenção realizada com qualidade e responsabilidade.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Olímpiada do Conhecimento - RJ O SENAI e a Formação de Mecânicos de Manutenção Aeronáutica

A 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento será realizada na cidade do Rio de Janeiro no período de 08 a 14/03. Cenário de grandes eventos, nacionais e internacionais, a cidade possui uma das melhores infraestruturas em hospitalidade do País.
Três aeroportos, estrutura integrada de transportes, incluindo metrô, rede hoteleira de alta qualidade, restaurantes e oferta diversificada de lazer e cultura fazem da cidade um dos principais pontos turísticos e de negócios. A cidade olímpica será erguida em três pavilhões, num espaço de 60.000 m2 no Riocentro, um complexo formado por cinco pavilhões interligados, totalizando 571.000 m² – sendo 100.209 m² de área construída e o restante de área externa. Localizado em uma das mais belas e preservadas áreas da cidade, próximo de suas mais belas praias, o Riocentro costuma sediar eventos como a Bienal do Livro e a Feira da Providência, além de congressos, feiras, competições esportivas e shows nacionais e internacionais, indoor ou ao ar livre.
É nesse espaço que se espera a presença de 200 mil visitantes. Além de assistir às competições, poderão percorrer exposições onde o SENAI divulga o que produz de mais arrojado, como a Mostra SENAI Indústria, onde instituições e empresas parceiras do SENAI estarão expondo suas marcas e produtos, a Mostra PSAI – Programa SENAI de Ações Inclusivas, da Mostra de ações

O SENAI SC- São José estará com um Stand do curso TÉCNICO em MANUTENÇÃO DE AERONAVES inclusive com um modelo de aeronave para exposição e atuação dos alunos(as) deste curso. Será um evento muito interessante para todos que apreciam a parte técnica da manutenção de aeronaves.