Powered By Blogger

terça-feira, 7 de maio de 2019

Hoje completaria 92 anos !!!!!

Se "viva" fosse a VARIG completaria nesta data 92 anos. A maior empresa aérea que já existiu na América do Sul nos deixou em 2006, mas seu "espírito" ainda permanece entre nós, principalmente entre os ex-funcionários e familiares.
É com grande orgulho que digo que pude fazer parte dessa organização que foi um exemplo tanto na aviação brasileira como no cenário internacional. A VARIG me aceitou como estagiário após eu ter terminado o curso de formação de mecânico na antiga EAPAC ( Escola de Aperfeiçoamento e Preparação para a Aviação Civil). Era o ano de 1993 e eu estava apenas com 23 anos. Para mim foi muito importante começar minha carreira nessa Organização, pois aprendi muito  com os melhores profissionais do mercado que existiam na época. Era muito gratificante estar aprendendo as tarefas de manutenção trabalhando em aeronaves como O B747 ( maior aeronave que já  operou no Brasil), nos MD-11, DC-10, B767, B737, B727, B777... Quantas saudades!!!


                                                  B747 Jumbo

A VARIG era uma empresa à frente de sua época e tinha uma grande preocupação em manter a segurança de voo em primeiro lugar. Essa filosofia de segurança se estendia a todos os funcionários que nela trabalhavam e dava orgulho a cada um deles ver as nossas aeronaves voando por todo o planeta e levando o nome de nosso país aos mais longínquos cantos da Terra. Era uma empresa que sabia valorizar os funcionários e os motivava a sempre conquistar o desenvolvimento. Possuía  uma estrutura de ensino onde preparava  tanto na formação quanto na qualificação profissional os seus funcionários. 

 


O parque de manutenção aeronáutico era um dos mais importantes da América do Sul e, nele, a VARIG aplicava toda a excelência em serviços de Engenharia e Manutenção. Eram duas unidades de manutenção, uma no Rio de Janeiro e outra em Porto Alegre.


 
                Área de hangar na Ilha do Governador no Rio de Janeiro

                                 Área de hangares em  Porto Alegre


Aeronaves de operadores  de todo o mundo vinham ao Brasil fazer manutenção na VARIG. Em alguns momentos os hangares pareciam uma "Torre de Babel" com tantos engenheiros estrangeiros circulando e se comunicando ao redor das aeronaves em manutenção.
As equipes de trabalho de manutenção se dividiam por especialidades ( motores, estruturas, comandos de voo, aviônicos, Sistemas diversos...) . Eu fiz parte das equipes de comandos de voo e de EIA e de Multiplex ( Sistema de entretenimento e de luzes da cabine de passageiros). Abaixo uma recordação da equipe que trabalhava no aeroporto do Rio de Janeiro ( Galeão) prestando serviços de manutenção de pista ( EIA e MUX).




Algum tempo depois a VARIG , já passando por um período de reestruturação, criou a unidade de negócios VEM ( Varig Engenharia e Manutenção), mas manteve a mesma excelência de sempre.



Mesmo não estando mais riscando os céus do nosso país , carregamos no peito e na mente a lembrança dessa eterna Organização pioneira na aviação brasileira. Parabéns VARIG. Parabéns família variguiana.

3 comentários:

  1. A gloriosa Varig fez história e deixou saudades.- VIVA a eterna Varig!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Fernandes,grato por nos brindar com essa homenagem à "eterna Varig".- Valeu!

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.