Powered By Blogger

sábado, 17 de janeiro de 2009

Pouso nas águas do Rio Hudson


Um avião Airbus A-320, da US Airways, caiu no rio Hudson, em Nova York, nos Estados Unidos, cinco minutos depois de decolar, no último dia 14. Na aeronave haviam 155 pessoas a bordo e cinco tripulantes e não houve fatalidades. Muitas pessoas se machucaram e outras tiveram hipotermia devido o contato com as águas geladas do rio.
O Vôo 1549 decolou do aeroporto de La Guardia ( N York) com destino a Charlote ( Carolina do Norte) e caiu cerca de 5 minutos após a decolagem.
Pelo que indicam as notícias sobre este acidente, ele pode ter ocorrido devido a ingestão de pássaros pelos motores da aeronave , algo que vem causando grande preocupação das autoridades mundiais em relação a segurança de vôo. Estas aves muito próximas aos aeroportos já causaram transtornos e prejuízos enormes a aviação.Porém, ainda não há um laudo oficial sobre o acidente. O evento pode ter sido causado também por ingestão de gelo, pois essa época do ano nos E.U.A ainda faz muito frio e com baixas temperaturas e umidade no ar a formação de gelo pode ter ocorrido em alguma parte da aeronave ,se desprendido durante o vôo e ingerido pelos motores causando a explosão nas duas turbinas.
De qualquer forma, temos que elogiar a perícia do piloto e co-piloto que conseguiram fazer a aeronave pousar em condições que causasse o menor dano possível a todos que faziam parte do vôo 1549.
Ao contrário do que muitos possam imaginar existem procedimentos de emergência para pouso na água ( ditching) que são treinados pela tripulação em simuladores de vôo. Toda aeronave é capaz de fazer um pouso de emergência na água com segurança. Claro que não é uma condição muito fácil , mas é prevista pelo fabricante da aeronave. Cada tipo de aeronave tem um tempo de flutuabilidade e se todos os procedimetos para pouso na água forem efetuados corretamente a aeronave poderá ficar flutuando até 30 minutos (dependendo do modelo) .
Parabéns a toda tripulação pelo profissionalismo e técnica e parabéns aos passageiros que resistiram de forma heróica ao frio das águas do rio Hudson.
Obs : foto do site http://www.bol.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.