Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Fatores Humanos na Manutenção Aeronáutica

Na década de setenta ocorreram vários acidentes aéreos que foram creditados, após investigação , a culpa do piloto. Alguns acidentes derivaram de "pane seca" da aeronave (falta de combustível) e, até mesmo, de problemas de relacionamento interpessoal da tripulação. Após alguns estudos, as autoridades aeronáuticas, juntamente com os fabricantes de aeronaves e com as operadoras , passaram a estudar o elemento humano e os fatores que poderiam influenciá-lo a cometer falhas . Hoje , as empresas da aviação civil estão implantando o programa de CRM (Corporate Resource Management) com a finalidade de minimizar os prováveis erros cometidos pelo elemento humano.
A busca por níveis cada vez mais altos de seguranaça na aviação está fazendo com que as empresas se voltem para um estudo mais aprofundado do elemento humano. Pena que no Brasil isto ainda esteja engatinhando e as empresas estão longe de implementarem um programa eficiente de Fatores Humanos. Em alguns casos este programa sofre rejeição até mesmo dos donos e administradores de organizações , pois vários conceitos de Fatores Humanos , afetam diretamente àquelas pessoas que só visualizam cifras diante de seus olhos e relegam a segurança de vôo a segundo plano.
Torço e acredito que aos poucos poderemos, através dos conceitos de Fatores Humanos, proporcionar mudança de comportamento dentro das organizações visando sempre como objetivo umentar a segurança de vôo.

Um comentário:

  1. Carlos,adoramos a nova cara do seu blog,assistimos todos os videos apresentados,eu e Marilza estamos orgulosos de você.Um grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.