Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conhecimentos Técnicos de Aeronaves


Mecanismo de acionamento dos comandos de voo
Os movimentos do manche e dos pedais são transmitidos às superfícies de controle através de cabos flexiveis, alavancas, hastes e polias. Existem batentes instalados ao longo dos mecanismos que servem para limitar a aplitude dos mivimentos das superfícies de controle.
Os cabos devem ser esticados por um mecânico habilitado, de acordo com as especificações do fabricante . O excesso de tensão acarreta sobrecarga e maior atrito no mecanismo. A tensão insuficiente dos cabos provoca folgas excessivas que tornam os comandos imprecisos ou mesmo inoperantes, em casos extremos.
As superfícies de controle, geralmente, são balanceadas e ajustadas. Quando os manches e os pedais estão nas posições neutras, as superficies devem ficar também nas posições neutras. Esse ajuste é denominado alinhamento dos comandos.
A constituição do mecanismo de acionamento das superfícies de comando secundárias e dos flapes varia muito com o tipo de avião e o fabricante. Geralmente, usam-se mecanismos constituídos por cabos, polias etc., acionados manualmente ou por motores elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.