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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Da série questões comentadas

Para aqueles que estão se empenhando nos estudos para a prova de Mecânco de Manutenção da ANAC, lanço aqui uma série de questões elaboradas por mim com comentários baseados no material didático aplicado pela própria ANAC. Hoje temos aqui 6 questões de aviônica da disciplina Comunicações.


1-Quando uma onda irradiada deixa a antena, parte da energia se propaga pelo solo, acompanhando a curvatura da terra. Esta onda recebe a denominação de:

a) Onda espacial;

b) Onda terrestre;

c) Onda Ionosférica

Comentário : Quando uma onda irradiada deixa aantena, parte da energia se propaga pelo solo, acompanhando a curvatura da terra e é chamada“onda terrestre”. O resto da energia é irradiado pelo espaço em todas as direções. As ondas que atingem o solo entre o transmissor e o horizonte recebem o nome de “ondas espaciais”. As ondas que deixam a antena em um ângulo maior do que o formado pela antena e o horizonte são as “ondas celestes” ou “ionosféricas”.

2- Na transmissão de freqüências relativamente baixas, a maior parte da energia irradiada encontra-se na :

a) Onda terrestre;

b) Onda espacial;

c) Onda Ionosférica.

Comentário : Na transmissão de freqüências relativamente baixas, a maior parte da energia irradiada está na onda terrestre. Como o solo é um mau condutor, a onda terrestre é atenuada rapidamente e, portanto, não é eficaz para transmissão a grandes distâncias a não ser que se utilize muita potência.

3- Como se chama o ponto entre a máxima distância de irradiação efetiva da onda terrestre e o ponto em que a primeira onda ionosférica volta à terra ?

a) Zona de impacto;

b) Zona de sombra;

c) Zona de silêncio.

Comentário: A onda terrestre só é eficiente parapequenas distâncias. Portanto, a zona entre a máxima distância de irradiação efetiva da onda terrestre e o ponto em que a primeira onda ionosférica volta à terra é uma área sem sinais de rádio chamada “Zona de Silêncio”.

4-Como é chamada a transmissão de freqüências superiores à freqüência crítica que se propaga em linha reta?

a) Transmissão direta;

b) Transmissão de Horizonte ótico;

c) Transmissão de linha de visão.

Comentário: Como resultado, a única onda irradiada que pode ser usada para transmissão nessas freqüências é a que se propaga em linha reta da antena transmissora para a receptora. Este tipo de transmissão é chamado “Transmissão de horizonte ótico”, e a onda irradiada é uma “onda direta”.

5- O que significa o termo Fading ?

a) Oscilações no sinal de saída de um transmissor;

b) Variação na intensidade do sinal defasado que chega ao receptor ;

c) Variação na irradiação do sinal na entrada do receptor.

Comentário: Às vezes, uma antena receptora capta dois sinais provenientes da mesma antena transmissora e que percorreram caminhos diferentes, por exemplo: um sinal pode ser recebido diretamente da antena transmissora e o outro ser refletido por um objeto, digamos um avião. O resultado é uma variação na intensidade do sinal que chega ao receptor, denominada desvanecimento (“Fading”).

6-Qual o outro nome dado a antena Dipolo de meia onda ?

a) Antena Faca

b) Antena dobrada;

c) Antena doublet ou Hertz

Comentário : Quando os fios de uma linha de transmissão aberta são dobrados em ângulo reto com a linha, em um ponto distante um quarto de comprimento de onda do extremo aberto, forma-se uma antena simples conhecida como “Dipolo de meia onda” (“doublet”) ou “Antena Hertz”.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Novo B747-8 entrará em operação em Setembro


A fabrica de aviões americana Boeing anunciou nesta sexta-feira que seu novo avião de carga, o 747-8 Freighter, recebeu o sinal verde dos reguladores dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), e que espera poder entregar seu primeiro modelo "no início de setembro".

A certificação foi dada pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos da América e da Agência Européia de Segurança Aérea (EASA). Esta aeronave já está na fase final de testes e pronta para entrar em serviço e poderá ter a primeira unidade entregue já em setembro. A empresa que irá operá-lo em primeira mão será a Cargolux segundo informação da Boeing.

Melhores informações acessem o link http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/boeing-747-8-recebe-sinal-verde-dos-eua-e-da-ue

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Educação continuada para o profissional de manutenção aeronáutica

Aqui no Brasil há décadas a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica é focada em fornecer os conhecimentos técnicos básicos necessários para que uma pessoa possa desempenhar atividades ligadas a manutenção de forma segura. Depois que o aluno termina o curso de formação em uma das especialidades (GMP, Célula ou Avionicos) , ele está habilitado a prestar exame teórico junto à ANAC ( Agência Nacional de Aviação Civil) e, se aprovado,tendo que atingir pelo menos 70% de aproveitamento, ele já pode trabalhar como auxiliar de mecânico em empresa homologada. Após 3 anos de experiência na atividade de manutenção ele poderá prestar um exame prático, aplicado pela ANAC ou por examinador credenciado pela ANAC em empresas aéreas ou de manutenção e, se aprovado, terá direito ao CHT ( certificado de habilitação técnica) que é a credencial para poder exercer a profissão de mecânico de manutenção aeronáutica. Mas e depois? O que se prevê para estes profissionais em relação a treinamento ou educação continuada?No Brasil não há uma regra muito clara a este respeito em relação ao profissional de manutenção aeronáutica. O treinamento continuado fica a cargo das empresas que empregam a mão-de-obra, mas caso a empresa não ofereça esta modalidade de treinamento o que o profissional poderá fazer? Não poderá fazer nada , pois não existe ainda uma visão por parte das escolas de formação da necessidade de se atender a esta exigência do mercado atual. Raramente encontramos escolas que ofereçam cursos de educação continuada para mecânicos de manutenção. A maioria delas continuam como a décadas atrás oferecendo somente os cursos de formação. Hoje o processo de evolução das tecnologias e conceitos técnicos mudam a todo instante e os profissionais da área de aviação precisam estar atualizados com o mercado ecom as legislações pertinentes a estes. Quem trabalha em grandes companhias aéreas ou em empresas de manutenção aeronáutica de grande porte geralmente recebem estes tipos de treinamento , mas aqueles que trabalham em pequenas empresas e até os que estão fora do mercado de trabalho (desempregados)como conseguirão se atualizar se não há cursos oferecidos nas escolas ? É hora das isntituições de ensino acordarem para esta realidade e para esta fatia do mercado.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aniversário da AMVVAR



A Associação dos Mecânicos de Voo da Varig estará completando 40 anos no próximo dia 21 de junho. Abaixo segue carta aos associados com referência a esta data importante do calendário da aviação civil brasileira.
Parabéns aos associados e a esta instituição que é um ícone .


Na data do aniversario de 40 anos da nossa querida AMVVAR existem fatos entristecedores acontecendo com os valorosos funcionários da Varig, associados da AMVVAR e outros não associados. Estes fatos não poderão alterar a alegria de comemorar 40 anos de vida associativa, de um grupo que sempre foi reconhecido como unido e forte ao redor da sua Associação. Esta ai o resultado desta adequada conduta, etica e comportamental, resultou numa INSTITUIÇÃO sadia, solida e respeitada de 40 anos de vida digna.

A Varig com quem a AMVVAR realizou muitas negociações balizadas pelo respeito mutuo fortemente conquistados por ambas na comunidade aeronautica, e que até os 78 anos viveu com dignidade, esta em situação falimentar, com sua imagem comprometida envolta em escândalos e negociatas, e devedora para seus fieis colaboradores. Não merecem.

AMVVAR alertou sobre estas negociatas e sobre as pessoas que se faziam passar por salvadores, que dilapidaram seu patrimônio, traziam pseudo-soluções para seus problemas graves. Não obteve sucesso nestes alertas, e isto acarretou inclusive interrupção de uma relação forte e antiga entre as duas. Apesar disto, a AMVVAR ao perceber que a catástrofe se aproximava, buscou parceiros bem intencionados e, com ousadia e responsabilidade comprou a empregadora. Na proposta tinha solução compartilhada com seus funcionários que fariam composição societária, etc.. Este foi o maior de todos os feitos que a Associação, composta de funcionários variguiananos legitimos tem para orgulhar-se eternamente: comprou a empresa endividada, empregadora de seus associados, para tentar salva-la e salvar-nos.

A empresa por influencias nefastas deixou que invalidassem esta fidedigna proposta, tentando inclusive difamar e hostilizar, deu no que deu. O futuro chegou e as consequências e mazelas ocasionadas por esta atitude acarretou seqüelas e prejuízos irreparáveis para a cia. aérea, nos funcionários e ao povo brasileiro.

Estes fatos, suas conseqüências irreversíveis e os problemas gerados acarreta ........desconforto (desnecessário descrever pois variguianos sentem) para nos ex-funcionarios, mas Aniversariantes. É difícil ficar totalmente feliz sabendo que para nós ex-funcionários ativos e assistidos nada restou daquela empresa em que demos nossa a vida.

Dentro deste cenário cabe para o futuro, continuar usando a conduta reta que trouxe até aqui, e tirar como lição para dentro da AMVVAR, sempre ouvir, respeitar e confiar naqueles que são fieis e parceiros para a caminhada do progresso, como foi a AMVVAR e os mecânicos de vôo com sua empregadora.

Afinal, temos eternos vínculos, somos a ASSOCIAÇÃO DOS MECANICOS DE VÔO DA VARIG, marca registrada.

Roguemos para que nos nossos próximos aniversarios tenhamos cada vez mais motivos, alegrias de comemorarmos juntos, AMVVAR + ASSOCIADOS/Funcionarios, recebendo o apoio, amparo de qualidade, com o respeito que fizemos por merecer.

Feliz aniversario querida AMVVAR, você nos enche de ORGULHO!

M/V Oscar Burgel


sábado, 4 de junho de 2011

Projeto brasileiro de sensor de velocidade de aeronaves .

Pesquisadores da Coppe, órgão da UFRJ, planejam desenvolver no prazo de dois anos sensores de velocidade para aviões , que não sofram interferência de temperatura. A principal causa para a queda do avião da Air France, que matou 228 pessoas em maio de 2009, foi falha dos sensores de velocidade.Um dos pesquisadores é Átila Freire, pai da médica Bianca Cotta, morta no acidente.

Fonte: Jornal O Dia 01/06/2011