Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Rodas e Freios







O conjunto das rodas permite a rolagem do avião no solo e sua frenagem. As partes principais são:

a) Pneu, cuja funcção é proporcionar atrito elevado com o solo e absorver pequenos impactos;

b) Roda propriamente dita, que é a parte central que suporta o pneu;

c) Freio, responsável pela frenagem do avião, permitindo manobras no solo através da frenagem diferencial ou assimétrica aplicada pelo piloto.

SISTEMA DE FREIO

Na maior parte dos aviões, os freios são acionados pelos mesmos pedais do leme de direção, porém , através de movimentos diferentes efetuados pelo piloto.Outros aviões podem ter quatro pedais, dois para o leme e dois para os freios.

TIPOS DE FREIOS

Existem dois tipos principais de freio : freio a tambor e freio a disco.

Freio a tambor

Este freio é constituído por um tambor , em forma de panela, dentro do qual existem sapatas ou lonas que se atritam na superfície internas do mesmo, provocando a frenagem da roda.

O funcionamento do sistema é relativamente simples. Quando ele se encontra em repouso, uma mola mantém as sapatas afastadas do tambor, mas quando o freio é aplicado, um fluido hidráulico ( óleo) é pressionado através de um tubo, fazendo o cilindro do freio comprimir as sapatas contra as superfícies internas do tambor.

Freio a Disco

Esse freio é constituído por um disco preso ao cubo da roda, girando juntamente com este. O disco gira entre as pastilhas de uma pinça, que o comprimem quando o freio é acionado.

MEIOS DE ACIONAMENTO DOS FREIOS

Os freios mencionados anteriormente são acionados hidraulicamente, através da pressão aplicada nun fluido. Praticamente todos os aviões usam esse sistema de acionamento. Existem ainda os sistemas mecânicos, que usamcabos, alavancas etc., como os freios de estacionamento dos automóveis . Os caminhões pesados e os trens utilizam sistemas pneumáticos a ar comprimido.

O freio de estacionamento mais comum consiste simplesmente num mecanismo que permite manter travados os pedais de freio depois de acionados. É possível utilizar outros sistemas, como cilindros hidráulicos acionados manualmente ou mesmo sistemas mecânicos.


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