sábado, 29 de janeiro de 2011

Dúvidas de quem quer começar a carreira de mecânico de manutenção.

Inevitável ter que responder quase todos os dias a questionamentos de pessoas que querem iniciar a carreira de mecânico de manutenção de aeronaves e não sabem ao certo qual a especialidade que devem escolher como primeira opção. Parece que todo mundo quer sempre começar pela especialidade que consideram mais fácil , pois daí acreditam que poderão entrar no mercado e fazer as demais especialidades já com um emprego garantido. Bem , na verdade quando me questionam sobre qual é a especialidade mais fácil entre as CHTs ( Célula , GMP e Aviônicos), costumo responder que a facilidade está naquela em que a pessoa tem maior aptidão, pois na verdade não há a mais fácil e sim três especialidades com disciplinas que atendem a todos os gostos. Se você é uma pessoa que tem afinidades com sistemas elétricos e eletrônicos a especialidade de Aviônica é a mais aconselhável. Se você tem afinidade com sistemas mecânicos, ligas metálicas, combustível, você poderá ter um bom desempenho na especialidade Célula e se você tem conhecimentos sobre motor e mecânica geral poderá escolher GMP que provavelmente irá ser a especialidade em que terás o melhor rendimento. Qualquer uma das três especialidades possuem seu grau de dificuldade e de importância no mercado de aviação. Sem dúvida a especialidade de célula é a que abrange o maior percentual dos sistemas de uma aeronave e por este motivo é muito apreciada pelas empresas aéreas e empresas de manutenção aeronáutica. A CHT de aviônicos é muito específica e só essa especialidade não tem muita demanda para a manutenção de linha, pois o profissional fica limitado somente aos sistemas elétricos e eletrônicos, mas para trabalhos em oficinas de aviônicos essa especialidade é muito requisitada. Na verdade o que as empresas procuram hoje em dia é um profissional que possua as três habilitações, pois com isto elas conseguem otimizar a mão-de-obra e ter um retorno maior em relação aos resultados.
Quem tem idade entre 18 e 24 anos aconselho entrar em cursos de formação de mecânicos de manutenção e fazer as três especialidades. Quem tiver idade superior a 25 anos e que ainda não esteja na aviação civil é melhor fazer uma epecialidade se empregar em uma empresa de manutenção ou empresa aérea e logo a seguir tentar concluir as outras duas especialidades.
O curso de formação de mecânicos é dividido em módulos conforme abaixo:
Módulo Básico ( comum a todas as especialidades )
Módulo específico de Aviônica;
Módulo específico de Célula;
Módulo específico de GMP.
Obrigatóriamente tem-se que realizar o módulo básico e após a finalização do mesmo você poderá escolher um dos módulos específicos. A carga horária do básico mais um módulo específico está hoje em torno de 1014 horas. Uma vez finalizado o módulo básico você poderá fazer qualquer um dos três módulos específicos.
Pessoal, o negócio é estudar e não deixar o desânimo tomar conta. O mercado está aquecido e a busca por bons profissionais irá aumentar nos próximos anos.
Vamos a luta !

.

15 comentários:

Heinz Burda Filho disse...

Muito esclarecedor essa sua postagem, Prof Fernandes....
Algumas dúvidas ainda me incomodam, mas como sei que nunca acertamos 100% nas nossas escolhas, vou fazer como o grande carioca, Zeca Pagodinho: "Deixa a vida me levar........"
rsrsrsrsr

Abç,
Heinz

Alessandra disse...

Aqui estou eu, lendo,como de costume ,suas postagens, mas hoje resolvi comentar.
Sempre o vejo estimulando os futuros profissionais de aviação, na verdade você desperta interesse pela carreira até mesmo de quem nem é da área.Também é difícil não se apaixonar mesmo ao ver todo o amor pelo o que faz.Por isso te parabenizo pelo blog,pela criatividade e originalidade.E te desejo sucesso sempre!!!De sua esposa e fã nº1.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Comentário de fã nº 1 só motiva mais e mais !!! Obrigado pela participação paixão da minha vida!

Fernando Marques disse...

Fernandes meus parabéns pelo seu blog tem me ajudado bastante, a saber, o que eu quero realmente.
Valeu agradeço muito por você ajuda não só eu como milhares de pessoas que procura saber sobre aviação...

Obrigado.

daniellbrasilia disse...

Ei José Carlos LI seu texto e com sinceridade achei ótimo e bem estimulador. Eu tenho uma pergunta. Eu fiz GMP e conclui em 2010. Só que é um seguinte não fiz a prova da anac ainda porque ainda não estou pronto mas também estou inseguro com relação a profissão, digo isso porque na escola onde eu fiz a responsavel (Inresponsavel) não compriu em nos dar a aula prática que era de pelo menos 60H, fomos a hangares pequeno apenas ver como os profissionais executavam a manuntenção e os professores que nos levavam sem a ligação com a escola, para vocÊ ter uma iséia minha turma apenas 3 estão trabalhando o resto desistiu. Não desisti de entrar no ramo da aviação é um sonho de muito tempo. Por isso pesso sua ajuda ou de quem ler este comentário. Se ainda posso continuar e tentar entrar no ramo da mecânica apenas com conhecimento teórico.É porque nós que nunca tivemos contato com meio aeronáutico ficamos inseguros de dar algo errado quando estivermos já lá dentro.
Agradeçemos se nossa pergunta for respondida Muito obrigado pela atenção.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Daniel, claro que as aulas práticas são essenciais para adquirir algumas habilidades, mas vc pode ser contratado para trabalhar em manutenção aeronáutica mesmo só tendo terminado o curso teórico, só que será como ajudante de mecânico de manutenção onde irá aprender um pouco mais ou então encontrar um estágio . Se vc tem vontade de ser um mecânicos de manutenção aeronáutica e vc já deu o primeiro passo que foi fazer o curso homologado, sugiro que siga em frente. Vá em busca de seu sonho sem medo.

daniellbrasilia disse...

Muito obrigado José Carlos pelo esclarecimento agradeço pela ajuda.E parabens pelo seu blog, E por deixa mais acessivel informações sobre o mundo da aviação para as pessoas que queiram saber mais sobre este.

Abraço.

Anônimo disse...

professor tenho curso de cms de bordo e estou no pc,sou de familia de classe media e resolvi fazer o curso de mma.trabalho na aviação a dois anos como supervisor de uma terceirizada da azul e quero saber de vc quando terminar o modulo básico posso fazer duas especialidades diferentes ao mesmo tempo em escolas diferentes para que eu obtenha duas carteiras em menos tempo.desde de já agradeço sua atenção.

José Carlos Fernandes Pereira disse...


Sim, se vc fizer o curso em escolas diferentes ou até mesmo na mesma escola ,mas em períodos diferentes (turnos), vc pode terduas especialidades quase que ao mesmo tempo.
Vá com tudo e bons estudos. Só vence quem batalha.

Anônimo disse...

Sera que depois de 2014 nas copas aqui no brasil, a aviaçao continuara grande nas suas contrataçoes de mecanicos ???

Carlos Cordeiro disse...

Boa Tarde, Fernandes,
Trabalho em CIA aérea na cidade de Recife, tenho muito interesse em ingressar no segmento de manutenção, atualmente trabalho em loja, gostaria de saber se você pode indicar um curso de mecânico em Recife.

abcs,
Carlos

Carlos Abreu disse...

Olá eu gostaria muito de fazer esse curso, mas estou insiguro quanto a minha idade pois tenho 30 anos e não sei se existe uma faxa etária que no qual as empresas cobram, será que eu não irei jogar meu dinheiro fora? Desde já agradeço!

Dafny disse...

Quero fazer o curso mas estou bastante em dúvida com relação à duas escolas. Poderia me ajudar nesse quesito?

Robson A. disse...

Sou formado em MMA desde os meus 19 anos em GMP, trabalhei na GE e tenho vários cursos dos motores da fabricante americana CF6 e CFM56... mas desde que sai do ramo eu não consegui mais me enganjar no ramo da aviação e me arrependo e particularmente trabalhava na área de inspeção... mas gostaria de voltar para esse ramo Aeronáutico, mas não sei como alguém poder me ajudar ficarei agradecido, pois lembro que eu estudei muito para fazer o curso e não gostaria de jogar fora esse conhecimento e também gostaria de me especializar em AVI e CEL. Tudo é uma oportunidade. ATÉ A PRÓXIMA.

Robson A. disse...

Sou formado em MMA desde os meus 19 anos em GMP, trabalhei na GE e tenho vários cursos dos motores da fabricante americana CF6 e CFM56... mas desde que sai do ramo eu não consegui mais me enganjar no ramo da aviação e me arrependo e particularmente trabalhava na área de inspeção... mas gostaria de voltar para esse ramo Aeronáutico, mas não sei como alguém poder me ajudar ficarei agradecido, pois lembro que eu estudei muito para fazer o curso e não gostaria de jogar fora esse conhecimento e também gostaria de me especializar em AVI e CEL. Tudo é uma oportunidade. ATÉ A PRÓXIMA.