segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Peso e balanceamento de aeronaves


A teoria da alavanca simples foi formulada por Arquimedes e ele dizia: “Dai-me um ponto de apoio e levantarei a Terra”.
Qual a finalidade do peso e balanceamento em aeronaves?

A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves, é a segurança. Como finalidade secundária, podemos citar a maior eficiência durante o vôo.
Um carregamento inadequado reduz a eficiência da aeronave com respeito ao teto, manobrabilidade, razão de subida, velocidade, e consumo de combustível; podendo ser motivo para interrupção de um vôo, ou mesmo de seu cancelamento.
As aeronaves têm uma tendência de ganhar peso devido ao acúmulo de sujeira, graxa, etc., em áreas que não são facilmente acessíveis para lavagem e limpeza.
As aeronaves de empresas aéreas (regulares ou não) que transportam passageiros ou carga, estão sujeitas a certos regulamentos, que exigem que seus proprietários apresentem provas de que elas estão sendo carregadas adequadamente, e que os limites de peso e balanceamento não estão sendo excedidos.

O controle do peso e balanceamento consiste em comprovar matematicamente o peso, balanceamento e carregamento corretos dos limites especificados. Estes limites são apresentados nas especificações da aeronave. A instalação ou remoção de equipamentos modifica o peso vazio e o c.g. da aeronave; afetando, conseqüentemente,a carga útil na mesma proporção.
Os efeitos que tais modificações produzem no balanceamento de uma aeronave devem ser investigados, para que se possa determinar o efeito sobre as características de vôo de tal aeronave.
Um mecânico de manutenção de aeronaves deverá portanto estar apto a efetuar a pesagem de aeronaves quando estas passarem por revisões períodicas ou quando haja a instalação /remoção de equipamento que afete consideravelmente o peso da aeronave. Esta pesagem tem como finalidade determinar quais os limites de CG para que se possa efetuar o carregamento de forma segura.



2 comentários:

Anônimo disse...

Essa Teoria da Alavanca é tão simples e importante ao mesmo tempo.
e é caro para se fazer um peso e blanceamento?

obrigado Maik

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Não é muito caro não , só é um pouco trabalhoso.