Simulados para a ANAC

Para aqueles que pretendem realizar estudos extras para preparação às provas da ANAC , indico uma visita ao blog do meu amigo Heinz http://hangardoheinz.blogspot.com/, pois há uma seção só de questões (simulados).

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Escolas de Formação de Mecânicos de Aeronaves

Existem muitas escolas de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica espalhadas pelo Brasil, principalmente no eixo entre Rio Grande do Sul -São Paulo- Rio de Janeiro-Minas Gerais. Apesar disso, com o aumento da demanda por serviços de manutenção e da exigência de qualificação específica por parte das autoridades aeronáuticas , o número de profissionais formados anualmente ainda está muito aquém do esperado.
São relativamente poucas escolas em relação ao tamanho da nossa aviação, mas por outro lado também há a falta de estímulo para que os jovens procurem esta profissão. A Manutenção de aeronaves passou nos últimos anos por uma situação muito curiosa. Grandes empresas aéreas faliram e deixaram muitos profissionais no mercado com ótima qualificação e experiência o que facilitou a vida das demais empresas , pois contrataram pessoas prontas para a atividade que requer no mínimo 5 anos para formação total. Isto fez com que a abertura de vagas nas empresas,para jovens recém formados , não acompanhasse a oferta de mão-de-obra que estava sendo lançada no mercado pelas escolas em meados da década de 90 e, isto , desestimulou os jovens e as escolas a continuarem a formação de mecânicos. As escolas por não terem alunos suficientes matriculados e os jovens por não verem mais a profissão como uma grande oportunidade , já que, as poucas vagas que surgiam no mercado eram muito concorridas e os salários já não eram atraentes. Com o passar de mais uma década , os profissionais da ativa nas empresas aéreas começaram a se aposentar e começou a surgir lacunas que foram preenchidas por mão-de-obra não qualificada, mas que aprendiam o serviço supervisionados por profissional devidamente licenciado pelo DAC ( atual ANAC). Hoje, acontece que o nº de profissionais devidamente licenciados e com experiência , vem diminuindo a cada ano devido a aposentadoria desses especialistas e há necessidade de se repor essa mão-de-obra , mas não se encontra facilmente no mercado devido essa lacuna na formação de +/- 10 anos e, as empresas, não conseguem formar com a rapidez necessária. O que está ocorrendo hoje é uma procura grande de pessoas que já trabalham nas empresas e não possuem ainda o CHT(Certificado de Habilitação Técnica) que procuram curso de formação para poderem prestar a banca da ANAC e conseguirem essa certificação.
Bem, mas a boa notícia é que é que as escolas que já existiam voltaram a apostar na formação de mecânicos e ainda surgiram outras que estão contribuindo para um aumento na oferta de vagas. No Rio de Janeiro nos últimos 3 anos surgiram escolas como a Fly, ACFT, Avitraining e também a TAP Manutenção e Engenharia. Esta Última faz parte do trabalho realizado pela empresa na formação interna de seus funcionários não sendo aberta ao público. Isto demonstra também a preocupação que as grandes empresas possuem hoje em dia na qualificação cada vez maior de seus funcionários. Com as notícias de criação de pólos aeronáuticos, vemos que o potencial da aviação civil se renova e as chances de emprego para mecânicos também acompanham essas expectativas. No Rio Grande do Sul também temos boas escolas como a Flight e a EEPMA.

75 comentários:

Heinz Burda Filho disse...

Não podemos esquecer que o Senai está iniciando (tipo um projeto-piloto) em São José/SC uma "baita" incrementação na qualificação deste profissional. O Senai, juntamente com a Anac, reformulou o currículo do curso (disciplinas) e está investindo em equipamentos para as aulas práticas (vide meu blog).
Caso este projeto do Senai seja vencedor, outros Senai's pelo Brasil implantarão tal curso fazendo com que essa profissão se valorize. (como aluno, já soube que Recife, Brasília, BH etc já estão querendo implantar o curso).

Abraço,
Heinz
www.hangardoheinz.blogspot.com

José Carlos Fernandes Pereira disse...

É isso aí! Vamos expandir essa idéia para todo o Brasil.

Flakens disse...

Muito legal o seu site!Gostaria , se possível, que vc divulgasse o curso básico de Mecânico de Manutenção Aeronáutica do EAPAC - RJ.Eles estão formando uma turma pela manhã e dependem de um número mínimo de inscritos(que é de 25 alunos)Já tem 15 inscritos(eu inclusive)e estou torcendo pra começar logo!Valeu, abração

Filipe

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Felipe, cabe as escolas divulgarem seus cursos. Nós aqui somente retransmitimos informações gerais sobre todas as escolas. Mas fica aqui o seu registro.Muitas escolas estão com matrículas abertas . A EAPAC é uma escola de tradição e seus cursos são muito procurados. Em breve a turma de básico estará formada e vc poderá iniciar os estudos.Caso queira enviar alguma outra informação sobre aviação favor enviar via e-mail para josefernandesinst@gmail.com

Grande abraço.

Serjão Team roping disse...

Meu nome é Sergio e tenho 42 anos e vou iniciar no proximo dia 10/01 o curso de manutenção aeronautica. Você acha que esta tarde para entrar neste segmento do mercado devido a minha idade?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Serjão, nunca é tarde para nada quando se tem um sonho a realizar. Se você deseja ser um mecânico de manutenção aeronáutica vá em frente. O mercado hoje absorve pessoas das mais variadas idades. Claro que quanto mais cedo se ingressar em uma carreira as chances são maiores, mas 42 anos nos dias de hoje ainda é considerada uma idade boa para a manutenção de aeronaves.

Leonardo Aquino disse...

Boa tarde Jose Carlos, assim como nosso amigo Sergio, tenho 36 anos e pretendo começar este ano o curso de manutenção aeronáutica. Será que você pode indicar alguns curso no RJ, Abraços,

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Leonardo, temos 5 escolas no Rio de Janeiro. A ACFT e Avitraining no Bairro de Bonsucesso, A EAPAC na Ilha do Governador, A Fly no Castelo (Centro da Cidade) e a ASAS também na Ilha do Governador.
Grande abraço

Anônimo disse...

Bom dia!!!
Amigo José Carlos, gostaria muito de ingressar no curso de manutenção de aeronaves e não sei onde tem escolas em Brasília/DF, vc conhece alguma??
muito obrigado.
Marcus.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Amigo Anônimo de Brasília,

Aí na sua cidade tem algumas escolas de aviação que fornecem o curso de mecânico de manutenção aeronáutica. Tem uma na Asa Norte no endereço SCLRN 705-Bloco C Loja 33, tel 3347-3916 ou 3347-5281. Tem outra no núcleo Bandeirante na 2ª Avenida Bloco 379/505 lote 379 /A Sobreloja e o tel é 3386-6920.
Mas caso voc~e queira mais informações sobre escolas em sua região e saber se estas escolas são homologadas pela ANAC , envie e-mail para escolasdeaviacao@anac.gov.br

Grande abraço

Anônimo disse...

Oi José Carlos, você tem alguma lista de escolas que possuem o curso de mecânico de manutenção aeronáutica no estado de SP, só as pagas?

Agradeço desde já!

Bruno

Reginaldo Baptista disse...

Existe a Escola Técnica Alberto Santos Dumont em Guarujá, conhecida como Antiga Escolinha da Base aérea de Santos. Um dos cursos melhor reconhecidos no Brasil, reconhecido pela ANAC, mantido pelo Centro PAula Souza de São Paulo, E DE GRAÇA.

Anônimo disse...

vcs sabem dizer se para entrar no mercado de trabalho na area de mecanico de aeronave é necessario ter curso de ingles?

Fernando marques disse...

Ola José Carlos Fernandes bom dia, gostaria de saber em qual destas escolas é a melhor para fazer o curso de mecânico de manutenção aeronáutica, ACFT e Avitraining no Bairro de Bonsucesso, A EAPAC na Ilha do Governador, A Fly no Castelo (Centro da Cidade) e a ASAS também na Ilha do Governador.

Eu moro em Mesquita na baixada fluminense (RJ).

Outra pergunta, tenho 24 anos gostaria de saber se a idade é boa para fazer o curso e seguir carreira?

Desde já grato...

Fica com Deus.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Fernando, as escolas de formação de mecânicos aqui no Rio de Janeiro são bem niveladas nos cursos teóricos. O que vc deve observar é a questão do treinamento prático que estas instituições podem oferecer. Todas as mencionadas sõa homologadas pela a ANAC e por este fato presumimos que estejão dentro do padrão ANAC. A Avitraining , a Fly e a ACFT e a EAPAC estão bem conceituadas, pois possuem bons convênios para estágio com empresas importantes no ramo da aviação civil.
Quanto a idade não há problemas. Eu iniciei na aviação com 25 anos.

Abç.

Fernando marques disse...

Caro amigo Fernandes, muito obrigado pela sua ajuda... Eu estou pensando em fazer o curso na Escola Fly, você acha que ela tem um bom treinamento pratico?
Muito obrigado pela ajuda... espero não estar incomodando.
Abraços...

Anônimo disse...

oi fernando, gostei muito do seu blog, me chamou bastante a atenção pela variedade de informação e pelo seu conhecimento em aviação civil que tambem é muito bom. pretendo começar em agosto na EAPAC se Deus quiser, trabalho atualmente numa empresa de telecomunicações como tecnico, e estou decidindo mudar para a area de mecanico de aeronaves,queria muito que voce me falasse um pouco sobre remuneração nesta area de mecanica,se é dificil tirar a cht da anac... e por ai vai.
tenho 19 anos e me interessei muito por esta area profissional.
desde ja te agradeço, abraços!

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Bem, a remuneração na aviação civil está entre as melhores do Brasil, mas já foi muito melhor em outras décadas. Hoje, temos grande concorrência das companhias aéreas e o mercado vem se tornando novamente atrativo em questões de remuneração. Para um mecânico que já possua CHT com as 3 esepcialidades e tenha acima de 7 anos de experiência o salário está em média entre R$2.500 a 3.200 dependendo da região do País e do segmento de mercado ( Nas plataformas de petróleo por exemplo). Nossa profissão é regulamentada e, por isso, há um piso mínimo garantido pelas convenções coletivas de trabalho dos sindicatos. Hoje um mecânico com CHT não pode ganhar menos do que R$1.500,00.
Para conseguir obter a CHT é necessário realizar um curso de formação de mecânics de aeronaves em escola devidamente homologada pela ANAC. O curso tem a duração de aproximadamente 14 meses.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Bem, a remuneração na aviação civil está entre as melhores do Brasil, mas já foi muito melhor em outras décadas. Hoje, temos grande concorrência das companhias aéreas e o mercado vem se tornando novamente atrativo em questões de remuneração. Para um mecânico que já possua CHT com as 3 esepcialidades e tenha acima de 7 anos de experiência o salário está em média entre R$2.500 a 3.200 dependendo da região do País e do segmento de mercado ( Nas plataformas de petróleo por exemplo). Nossa profissão é regulamentada e, por isso, há um piso mínimo garantido pelas convenções coletivas de trabalho dos sindicatos. Hoje um mecânico com CHT não pode ganhar menos do que R$1.500,00.
Para conseguir obter a CHT é necessário realizar um curso de formação de mecânics de aeronaves em escola devidamente homologada pela ANAC. O curso tem a duração de aproximadamente 14 meses.

Gabade disse...

Oi Jose Carlos, li suas orientações e gostaria também de fazer o curso, tenho 41 anos, sexo feminino, moro aqui no Rio e na verdade gostaria de fazer algo diferente,e na verdade ter uma profissão, mais as vezes sinto que pela idade já pesa em fazer alguns cursos. Quanto ao mecanico de aeronave a idade influencia? Desde já agradeço. Gislene

Gabade disse...

Boa Noite José Carlos, tenho 41 anos,sexo feminino e estou pesquisando pois pretendo fazer o curso, mais gostaria que informasse se a minha idade pode influenciar? Agradeço.....Deus te abençoe - RJ

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Olha, a idade por constituição não deve ser um problema para qualquer profissão, mas para iniciar em qualquer profissão o ideal é com idade entre os 18 e 25 anos. Na aviação hoje em dia, o fator idade não tem influenciado muito, a não ser para o pessoal de voo (pilotos e comissários), pois estes o fator idade pesa muito. Na manutenção conheço pessoas quie começaram com sua idade e estão berm colocados. Tudo depende da força de vontade de cada um e da persistência em alcançar um objetivo.

Jorge Barroco disse...

Fala professor ta de parabéns blog show!

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Obrigado Jorge. Conto com a colaboração de vocês para este blog ficar ainda melhor. Aceito sugestões de temas a serem abordados.

Anônimo disse...

Eu tenho 16 anos e fiquei sabendo da profissão a pouco tempo porem fiquei muito interessado e gostaria de saber qual o melhor curso no rio de janeiro em que seria ótimo eu me "formar". se possível me passe um e-mail como "MSN" para eu poder tirar duvidas posteriores.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado, a idade mínima para iniciar em um curso de formação de mecânico é de 18 anos. Como vc já tem 16 falta pouco para que possa ingressar nessa carreira.

Anônimo disse...

Prezado José Carlos, Me chamo Felipe possuo 24 anos e queria iniciar na area de mecânico de aeronaves mas estou com dificuldade de encontrar uma escola especializada na aera pois moro em Rio das Ostras, Litoral do Estado do Rio de Janeiro se o Senhor puder me informar alguma escola nas proximidades Agradeço!

Hernando disse...

Bom dia caro José Carlos, se possivel me tire umas dúvidas, eu trabalho desde os 13 anos com eletricidade, eletronica e informatica a uns 15 anos, Hoje tenho 45 anos, voçe acredita que tenho chance de ingressar na manutenção de aeronaves para trabalhar nesta parte da manutenção ?. e tenho um conhecido que diz estar recebendo um salario de 10.000 reais, isto procede, ? como eu disse é só um conhecido.
te agradeço desde já.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado amigo, sua experiência na área elétrica e eletrônica poderá lhe ser muito útil na aviação,mas vc precisaraá realizar um curso de formação de mecânico que tem a duração de 1014 horas. Quanto a idade, vc ainda está numa faixa que a aviação aceita sem problemas. Quanto ao salário de R$ 10.000,00, posso te garantir que é possível sim, mas só para profissionais que já atingiram um período de experiência de mais de 15 ou 20 anos de manutenção e que possuem vários cursos de aperfeiçoamento. A realidade do mercado para a grande maioria que inicia nesta área é em torno de R$ 3.000,00 se possuir pelo menos duas carteiras CHT.
Obrigado pela participação e apareça mais vezes.

Anônimo disse...

Prezado amigo bom dia,me chamo Alessandro tenho 35 anos e moro em Vitória da Conquista BA onde estamos esperando um aeroporto de nivel internacional onde fiquei sabendo da vinda de varias empresas para fincar bases aqui.O que eu gostaria de saber é sobre quais cursos seria mais fácil de uma colocação no mercado hoje, se o de mecânico ou o de (DOV)e tambem qual seria melhor remunerado. Desde já agradeço e parabenizo pelo blog.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Alessandro, o mercado de aviação está aquecido e as oportunidades irão surgir aos turbilhões nos próximos anos. A carreira de DOV tende a cair um pouco no mercado, pois os despachos de aeronaves estão cada vez mais informatizados, mas ainda temos boas perspectivas por mais 5anos pelo menos, pois ainda não temos uma infraestrutura informatizada que proporcione acabar de vez com essa profissão. A carreira de mecânico está mais promissora devido ao grande número de aeronaves a serem adquiridas pelas empresas aéreas que está previsto para os próximos 10anos aqui no Brasil.Hoje, o salário de DOV é maior que o de mecânico, mastalvez isso se inverta em alguns anos.O importante é estar atento ao mercado, pois uma vez dentro do ambiente de aviação vc estará em sintonia com as tendências.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho um filho e ele vai iniciar o curso em julho de 2012 más ele tem 16 anos. Vai terminar o curso junto com o ensino médio, ele conseguirá um estágio assim que termianr o curso?
grata,

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Sim, após o término do curso ou até mesmo durante há chances de conseguir estágio. As grandes empresas estão com vários programas de estágio e a tendência é que isto se amplie nos próximos anos.

Anônimo disse...

meu nome e israel tenho 15 anos quero fazer um curso de mecanico de aviões sendo q so pode fazer maiores de 18 anos teria algum curso que poderia me ajudar guando eu for fazer o curso de mecanico de aviões?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Israel, especificamente para curso de mecânico de avião não há nada para menores de 18 anos, mas se vc deseja entrar nessa área da aviação, um bom curso técnico de mecânica, eletrônica ou eletromecânica poderá lhe dar uma base muito boa para quando chegar aos 18 anos e fizer um curso de manutenção de aeronaves.

Jonas Stelman disse...

Olá meu amigo..! fikei muito empolgado com seu blog. é bem informátivo.. keria saber de vc uma coisa.. pretendo iniciar esse curso técnico em aviação civil.. keria saber se só esse curso básico é o suficiente para se conseguir um bom emprego.. um amigo me indicou a avitraining..em bonsucesso.. keria que vc me colocasse por dentro da carreira e oq é necessário pra ser um bom profissional..basta apenas o curso? por favor me ajuda.. se quiser postar aki agradeço.. se nao pode me mandar por email.. jhonas_stelman@hotmail.com

Jonas Stelman disse...

Oque seria o CHT e como se faz para conseguir...? obrigadooo!

Fernanda disse...

Boa Tarde Jose Carlos Eu Gostaria de saber a faixa de preço dos cursos de manutenção de avião, pois meu marido se interessou pela área. E também o que é os CHT que vc disse em outros comentarios. Obrigada Fernanda

José Carlos Fernandes Pereira disse...

FERNANDA,

a faixa da mensalidade de um curso de mecânico de manutenção de aeronaves em média está em R$200,00.O curso completo pode levar entre 12 e 14 meses. Após concluir o curso e prestar prova (exame) na ANAC, vc poderá trabalhar na aviação como ajudante de mecânico e após 3 anos trabalhando nessa função poderá requerer a CHT ( Certificação de Homologação Técnica)que lhe dará o direito de trabalhar como mecânico de manutenção de aeronaves.

Cecília Lopes disse...

Boa tarde! Meu nome é Cecília, eu gostaria de saber qual o local mais proximo para se fazer o curso de mecanico de manutenção de aeronaves de Itajubá, MG, Pois estou muito interessado em fazê-lo. Aguardo, Obrigada!

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Cécilia, em Itajubá a Helibras , empresa de fabricação de helicópteros, tem um centro de formação de mecânicos de manutenção aeronáutica, não sei ao certo como funciona esse centro de treinamento, mas este tem formado muitos mecânicos.

renato disse...

Boa noite! Meu nome é Renato, eu gostaria de saber qual o local mais proximo para se fazer o curso de mecanico de manutenção de aeronaves de belo horizonte, MG,e também aproximadamente o valor deste curso, Pois estou muito interessado em fazê-lo. Aguardando por sua resposta,caso queira mim enviar por email:renato.junio2009@hotmail.com

FABIANA disse...

BOA TARDE MEU NOME É FABIANA E GOSTARIA DE SABER SE O CURSO NA AREA DE MECANICA DE AERONAVES É SO PARA HOMENS E SE VCS TERIAM COMO ME INDICAR UM BOM CURSO NO RJ, DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Fabiana, acesse o blogatravés do endereço http:\\fernandes-aerobrasil.blogspot.com e veja os endereços das escolas no RJ. Hoje na aviação existem muitas mulheres trabalhando como mecânicas e o mercado não faz distinção. Há boas oportunidades na área.

Anônimo disse...

Estamos Contratando MECÂNICO SENIOR E PLENO DE ESTRUTURA, para trabalhar em São Carlos - SP, Necessário ter a experiência de 6 a 4 anos na área, com curso técnico, inglês intermediário e com Carteira CHT em célula.

Por favor, nos ajude a divulgar estas vagas.

Os interessados poderão enviar o currículo para: selecao@jobconsultoria.com.br ou acessar nosso site: www.jobconsultoria.com.br para maiores informações.

Agradeço desde já a atenção.

JOB CONSULTORIA.

Guilherme josé ribeiro dos santos disse...

ola meu nome e guilherme tenho 20 anos sou apaixonado por aviao, estou a preocura de um curso de mecanica de aviao no rio de janeiro, poderia me passa o enderesso e o telefone do curso de bonsucesso, se possivel o preço do curso e quanto tempo dura o curso, agradeço dez de ja

meu email guilhermee.jose@gmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome e Henrique e quero fazer o curso de mecânico e manutenção de aeronaves, se alguém souber de alguma escola no estado de São Paulo para me indicar ficarei grato, henriqueborges2303@hotmail.com aguardo retornos, obrigado a todos.

Anônimo disse...

José carlos fernandes sou de Santa catarina, qual a área em aviação é a mais requisitada no mercado hoje mo, sobretudo aqui em Santa Catarina, qual o mais indicado pra mim avionico, motopropulsor ou célula? o que vc acha melhor aqui pro meu estado.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado,

A aviação civil brasileira está com uma demanda crescente e por esta razão não há como determinar qual seria a melhor opção de CHT, pois o ideal é que o mecâncio possua as 3 habilitações (CEL, GMP e AVI).
Santa Catarina não está entre os melhores mercados do Brasil em termos de trabalho para mecânicos de manutenção aeronáutica, mas tambémestánuma crescente. As principais companhais aéreas brasileiras voam para SC e por isso as oportunidades aparecem. Alemde Florianópolis há também as cidades do interior como Criciúma e Joivile . Navegantes tambémtemboas oportunidades. O negócio é começar a fazer um curso de formação e depois correr a trás das oportunidades. O mercado é promissor em todo o Brasil.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Segue alguns endereços de escolas em SP:


EACON - Escola de Aviação Congonhas
Av. Washington Luís, 6055 - Campo Belo - Tel e Fax: (011) 5041-4700 e (011) 5561-2232 - CEP: 04626-004 - São Paulo - SP



Wings
Sede São Paulo: Rua Sebastião Paes, 233 | Campo Belo, São Paulo – SP - CEP 04625-060 | (fones) +55 (11) 5543-3111 ou 5535-4747
Unidade Sorocaba: Rua Luiz Costa Coimbra, 315 | Vila Angélica - Sorocaba - SP - CEP 18065-370 | (fones) +55 (15) 3318-7606 ou 3213-7606

Anônimo disse...

ola meu nome é Lucas gostaria de saber se tem algum curso de mecanico de aviões aki no rio de janeiro estou louco pra fazer se puder me informar onde ficam agradeceria muito.E tbm gostaria de saber se eu posso me dedicar mais na manutenção dos aviões da aeronautica tipo:caças,helicopteros etc...bom desde ja agradeço

Danilo Davids disse...

0lá, boa tarde.
No nordeste? Sei que é difícil, mas existe alguma escola que forma mecânicos de aeronaves?
Grato.

Danilo Davids disse...

0lá. Boa tarde.
E no Nordeste? No Rio Grande do Norte, existe uma escola de formação de mecânicos, especialidade célula, no Aeroclube de Natal.
Grato.

Anônimo disse...

Boa tarde,

Gostaria de saber qual a melhor especialização na atualidade dentro da área de Mecânica de Aeronaves: aviônica, célula ou motores?

Obrigado! Muito bom seu blog!!

Wagner

José Carlos Fernandes Pereira disse...

O ideal é possuir as 3 habilitações (CEL,GMP e AVI), mas para começar o mercado tem uma maior aceitação por cel e GMP. Daqui a uns 3 anos o mercado porém já estará carente da especialidade AVIONICOS, pois temos poucas turmas em formação nessa área.

Anônimo disse...

Poderia me informar um curso em Belo Horizonte? Se puder enviar por e-mail: rodriguesabrin@hotmail.com

Agradeço desde já e parabéns pelo blog!

Raifox disse...

Caro José Carlos, encontrei seu blog por mera coincidência e achei muito interessante essa ajuda toda que você dá às pessoas que pretendem ingressar na profissão de mecânico de aeronaves.
Gostaria de deixar aqui a dica de um escola muito boa, localizada em Taubaté-SP, e o melhor: de graça! Escola Municipal de Ciencias Aeronauticas (EMCA), vem aprovando alunos na banca da ANAC com uma % incrivel: Cerca de 85% dos alunos q terminam o curso, conseguem aprovação na ANAC logo após receberem seu certificado.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Raifox, obrigado por ter enviado um comentário para esta nossa postagem. Já falamos sobre esta escola a qual você se refere na postagem de 07 de setembro de 2012. Talvez você tenha acessado o nosso blog via pesquisa Google e por isso não conseguiu ver outras postagens. Acesse novamente pelo endereço http://fernandes-aerobrasil.blogspot.com
Temos também uma seção com os arquivos de outras postagens de anos anteriores. Se quiser enviar alguma informação mais consistente sobre essa escola fique à vontade. Acreditamos que iniciativas como a dessa instituição na sua cidade venham a transformar o conceito da formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

Anônimo disse...

eu gostaria de saber se esiste mais escola alem da EACON e WINGS em são paulo

José Carlos Fernandes Pereira disse...


Existe sim.Em que lugar de SP vc está?
Seguem alguns endereços :

Rua Félix de Sousa, 139 - Vila Congonhas
São Paulo
(11) 5532-1299

Rua Artur de Azevedo, 132/140, Pinheiros
São Paulo
(11) 3081-0182

Rua Quatá, 71 - Jardim do Trevo
Campinas
(19) 3278-4646

Rua Gonçalo Fernandes, 346
Santo André
(11) 4992-5332

Natasha lima disse...

Bom dia José carlos meu nome é natasha e tenho 19 anos gostaria muito de ingressar nessa profissão você acha que mulher tem chance pra conseguir ?

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezada Natasha, as mulheres conseguiram o seu espaço em várias áreas da indústria e na aviação não foi diferente.Hoje em dia há muitas mulheres em diversas áreas como pilotagem e manutenção de aeronaves.Se você tem afinidade com a aviação pode seguir uma carreira nessa área.

ismael disse...

Ismael Cavalheiro.
Boa noite, tenho 31 anos e acredito que a idade não dificulte para ingressar na área de manutenção de aeronaves, a minha pergunta é se você conhece alguma escola técnica de manutenção de aeronaves em Curitiba. favor mandar para o meu email se possivel. isma_huts@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!!! Voce sabe dizer se tem alguma escola em Recife pra manutencao de aeronaves:

Rodrigo disse...

José,

Quanto ganha em média, um técnico em mecânica de aviões, com toda os três módulos, recém formado?

Anônimo disse...

Prezado José Carlos,

Tenho uma duvida em relação a uma explição sua sobre o novo RBHA 65,em que agora posso pedir o exame para obtenção da cht após 18 meses do inicio do curso se ja estivesse atuando na area mais 1ano e meio,eu já atuava na area porem sem registro e sem remuneração,consigo mesmo assim comprovar como estágio(carta da empresa)?

Andre disse...

ola bons voos a todos.eu gostaria de deixar um comentário que me tem causado muitas duvidas quanto á profissão de mecânico de aeronaves e Piloto.eu sou piloto-comercial e acabei me formando em GMP e Aviónicos por gostar muito da aviação.mas só que eu e mais alguns colegas de curso temos encontrado grandes dificuldades em arranjar trabalho em qualquer uma dessas áreas de manutenção.o que leva a querer que tem um balaio de gatos e privilégios de conhecimentos, padrinhos etc. e quem não os tiver está fora do esquema,sendo bom profissional ou não.E os empresários da área de aviação não quer nem ouvir falar em estagiários ,pois o curriculum dos candidatos são para rascunho ou até acender uma bela churrasqueira devo lembra-los que o estagio é uma exigência da ANAC e faz parte de uma boa formação de qualquer profissional.e as instituições que dão essa colher de chá são embargadas ou até fechadas as suas atividades por interesses do poder publico com olho nas boas vantagens que um poço de petróleo possa trazer. caso de Maricá no Rio de Janeiro ,esquecendo que muitas famílias depende desse emprego. há colegas que trabalhavam dez ou onze anos em empresas de outras área pediram as contas para ser mecânicos de avião e ficaram na saudade com família para sustentar. assim sem tomar mais tempo de quem lê eu gostaria de deixar esta reflexão sobre esse assunto triste e que esta tirando o sonho de muitos.

Anônimo disse...

Boa tarde Jose Carlos.

Estou com uma grande duvida,quero muito iniciar o curso para manutenção de aeronaves mas estou em ducvida se faço o tecnico ou tecnologo,o que vboce me aconselha a fazer?Grato

Mary Barbosa disse...

Olá gostaria de saber se vc sabe alguma escola tecnica para o curso de estrutura e pintura de aeronaves aqui em São paulo

Anônimo disse...

Bom dia, Vc poderia me informar se no Maranhão, próximo a carolina do norte existe algum curso de mecânica de avião? Se souber se há este curso no local citado, por favor deixe aqui o link ou e-mail ou tel do curso. Se você souber também dizer o valor em média deste curso (valor total e mensalidade), te agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia, Vc poderia me informar se no Maranhão, próximo a carolina do norte existe algum curso de mecânica de avião? Se souber se há este curso no local citado, por favor deixe aqui o link ou e-mail ou tel do curso. Se você souber também dizer o valor em média deste curso (valor total e mensalidade), te agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia, Vc poderia me informar se no Maranhão, próximo a carolina do norte existe algum curso de mecânica de avião? Se souber se há este curso no local citado, por favor deixe aqui o link ou e-mail ou tel do curso. Se você souber também dizer o valor em média deste curso (valor total e mensalidade), te agradeço.

Marcos Vinicio Carvalho disse...

Prezado

Meu nome é MARCOS VINICIO

Sou Técnico Eletromecânico e já possuo 5 anos de experiencia na área do PETRÓLEO, e tenho 32 anos. Tenho grande interesse na manutenção aeronaves, qualificando nas modalidades qual seria minha faixa salarial? hoje tenho remuneração liquida de R$ 3,000.00 porque trabalho em uma pequena empresa que presta serviço.
segue meu e-mail para mas informções - marcos.vinicio@hotmail.com

Grato.

Marcos Vinicio Carvalho disse...

Prezado

Meu nome é MARCOS VINICIO

Sou Técnico Eletromecânico e já possuo 5 anos de experiencia na área do PETRÓLEO, e tenho 32 anos. Tenho grande interesse na manutenção aeronaves, qualificando nas modalidades qual seria minha faixa salarial? hoje tenho remuneração liquida de R$ 3,000.00 porque trabalho em uma pequena empresa que presta serviço.
segue meu e-mail para mas informções - marcos.vinicio@hotmail.com

Grato.

José Carlos Fernandes Pereira disse...

Prezado Marcos, desculpe a demora na resposta.Se você fizer os cursos de formação de mecânico (CEL, AVI e GMP)e tirar as CHTs correspondentes você poderá encontrar salários líquidos na faixa dos 4.000,00 reais.Quanto maior o tempo de serviço e cursos de especialização os salários irão aumentando podendo chegar até os 5.500,00 líquidos.