quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUESTIONÁRIO PARA MECÂNICO DE MANUTENÇÃO.

1-Porque os instrumentos que se baseiam nos efeitos do magnetismo são os mais utilizados como medidores ?

a) Por apresentarem maior precisão;
b) Por serem mais fáceis de manusear;
c) Por serem mais leves.

2-A maioria dos mecanismos de medição compostos por bobina móvel e imã permanente recebem o nome de:

a) Instrumentos Simples;
b) Instrumento D´Arsoval ( Galvanômetro);
c) Instrumentos diversos.

3-O voltímetro é um instrumento que tem por finalidade:

a) Medir a tensão e a corrente ao mesmo tempo;
b) Medir a tensão;
c) Medir a corrente.

4-Na ligação dos instrumentos de medida c.c leva-se em conta a :

a) A polaridade.
b) A resistência do circuito a ser medido
c) A potência


5-O amperímetro é por característica e construção um instrumento de baixíssima resistência , portanto, deve ser sempre ligado em :

a) Paralelo;
b) Série
c) Série-paralelo.

6-O que é um amperímetro ?

a) Um medidor de voltagem;
b) Um medidor de resistência;
c) Um medidor de corrente elétrica.


7-As peças polares colocadas no imã permanente do galvanômetro são construídas de ferro com o objetivo de:

a) Aumentar o campo magnético;
b) Intensificar o campo e concentrar o fluxo magnético;
c) Aumentar a relutância.



8-Sabendo-se que a Lei de Ohm é representada pela fórmula E= I x R , se em um circuito a fonte eletromotriz (FEM) é de 24 Volts e possui uma resistência de 30 Ohm, qual será a corrente que circulará por esse circuito ?

a) 1 A;
b) 0,8 A
c) 3 A


9-Nos termopares as ligas mais utilizadas são :

a) Alumel e cromel;
b) Alumel e zinco;
c) Alumínio e Cobre.

10-Cargas diferentes:

a) Neutralizam-se
b) Repelem-se
c) Atraem-se

11-Qual a função do relógio de precisão tipo cronômetro instalado nas aeronaves ?

a) Controlar a duração de um vôo;
b) Somente fornecer o tempo real;
c) Controlar a duração de um Vôo e fornecer informações relevantes à segurança e perfeição de uma viagem.

12-A maioria dos relógios instalados em aeronaves possuem corda para funcionamento de até :

a) 6 dias;
b) 8 dias;
c) 2 dias.

13-O que é um acelerômetro?

a) São sensores capazes de converter a aceleração da gravidade ou o movimento em sinais elétricos.
b) Equipamento que mede a aceleração da aeronave durante a decolagem e aterrissagem.
c) Equipamento próprio para medir as variações do anglo de ataque da aeronave.


14- Geralmente onde é montado o medidor de fadiga?

a) Próximo ao centro de gravidade da aeronave (CG).
b) Afastado do centro de gravidade da aeronave (CG).
c) Na cabine de comando da aeronave (COCKPIT).

15-Qual a função do medidor de fadiga?

a) Monitorar acelerações verticais.
b) b)Monitorar movimentos da aeronave.
c) Monitorar a velocidade da aeronave.


16-Para proteger o acelerômetro contra os impactos normais no manuseio , o instrumento é equipado com:

a) Um mecanismo de trava o qual imobiliza o acelerômetro durante o trânsito antes da instalação na aeronave.
b) Um mecanismo de trava o qual permite o bloqueio dos contadores eletromagnéticos.
c) Um protetor plástico para evitar danos a carcaça do equipamento.

17-O mostrador de um indicador de temperatura do ar exterior permite leituras a partir de:

a) -30º C até 60º C.
b) -60º C até 60º C.
c) -50º C até 30º C.

18-Quantos graus decresce a temperatura ambiente a cada 1000 FT de elevação da altitude?

a) 2º C.
b) 5º C.
c) 1º C.

19-Se um termômetro indicar em um lugar ao nível do mar 28º C.Qual a temperatura no nível de 4000 pés?

a) 20º C.
b) 18º C.
c) – 22º C.

20-Se um termômetro indicar uma temperatura de 18º C em uma altitude de 2000 pés, qual será a temperatura indicada numa altitude de 5000 pés?

a) 12º C.
b) 13º C.
c) 20º C.

21-De que é constituído o elemento sensível (bulbo) do indicador de temperatura do ar externo?

a) Um enrolamento de fio de níquel puro.
b) Um enrolamento de cobre.
c) Um enrolamento de fios de prata.

22-Porque o níquel é utilizado na constituição do elemento sensível dos indicadores de temperatura?

a) Devido ao seu calor específico.
b) Por ser altamente sensível às variações de temperatura.
c) Por não ter boa sensibilidade às variações de temperatura.

23-A medição de temperatura por variação de resistência é feita através de:

a) Ponte de Wheatstone e galvanômetro.
b) Resistores variáveis.
c) Ponte de Wheatstone e ohmimetro

24-Quais são os tipos de sistemas de indicação de quantidade de combustível?

a) Tipo capacitor e de nível
b) Tipo bóia e de nível.
c) Tipo bóia e tipo capacitor


25-De que depende a capacitância de um capacitor?

a) Área das chapas e distância entre as chapas.
b) Área das chapas, distância entre as chapas e dielétrico constante.
c) Dielétrico constante apenas.

26-Os boots de expansão de borracha que degelam os bordos de ataque das asas e estabilizadores das aeronaves são operados:

a) Por um sistema elétrico.
b) Por um sistema hidráulico.
c) Por um sistema de ar comprimido.

27-Quando seleciona-se o controle do limpador de pára-brisas de uma aeronave para a posição Hight ,qual é a velocidade aproximada de operação ?

a) 300 golpes por minuto;
b) 185 golpes por minuto;
c) 250 golpes por minuto.

28-Qual a velocidade de batimento do sistema limpador de pára-brisa de um helicóptero ?

a) 100 movimentos de ida-e-volta;
b) 60 movimentos de ida-e-volta;
c) 130 movimentos de ida-e-volta.

29-Em uma aeronave quais são os dispositivos que são aquecidos eletricamente?

a) Tubos de pitot, aquecedores e entradas de ar do motor, transmissor de aviso de stol, pára-brisas e drenos dos lavatórios;
b) Tubos de pitot, controles de vôo, carburadores , pára-brisas ; bordo de ataque e dreno de lavatórios;
c) Bordo de ataque dos estabilizadores vertical e horizontal, tubos de pitot e Controles de vôo.

30-Porque utilizamos uma camada de vidro temperado nos painéis dos pára-brisas nas aeronaves mais modernas ?

a) Para dar resistência e suportar a pressurização da cabine;
b) Para dar resistência e auxiliar contra a formação de gelo;
c) Para evitar a formação de gelo e aumentar a visibilidade do piloto.

31-Qual a finalidade da camada condutiva que se encontra nos painéis dos pára-brisas ?

a) Dissipar a eletricidade estática e proporcionar luminosidade;
b) Dissipar a eletricidade estática e fornecer o elemento de aquecimento;
c) Dissipação de estática e proteção contra rachaduras

32-Qual o método de controle utilizado para evitar os efeitos da chuva / gelo nos pára-brisas , janelas e cúpulas do radar ?

a) Elétrico e pneumático;
b) Pneumático e térmico;
c) Elétrico e álcool

33-A unidade de controle de temperatura de aquecimento dos pára-brisas possui dois relés hermeticamente selados e dois amplificadores eletrônicos de três estágios que controlam a temperatura de operação dos pára-brisas entre:

a) 40º a 49º C
b) 40º a 55º C
c) 55º a 63º C

34-Quais os três sistemas de detectores de uso mais comum em aeronaves :

a) Sistema detector de circuito contínuo , sistema de resistências e sistema de par térmico.
b) Sistema de interruptor térmico , sistema de par térmico e sistema detector de circuito contínuo.
c)Sistema de fibra ótica, sistema de par térmico e sistema de superaquecimento




35-Qual a finalidade dos sistemas de aviso de superaquecimento nas aeronaves ?

a) Indicar áreas de alta temperatura que podem ser focos potenciais de incêndio ;
b) Indicar fogo na área do motor ;
c) Indicar alta temperatura da cabine de passageiros.


5 comentários:

Jardel disse...

Nossa muito bom
Eu quero ser mecanico e gostei muito do questionarios ai
parabens

Anônimo disse...

Kd as respostas para comparar com as minhas ?

criatividades disse...

TDO BEM MEU NOME É ADAILTON GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ADQUERIR AS RESPOSTAS PARA ESTAS PERGUNTAS!

Anônimo disse...

Muito bom, porém faltou o gabarito.

Kildery N. Pereira disse...

Gostaria do gabarito