Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de março de 2019

O que é Alodine?

Na manutenção de aeronaves, utilizamos muitos processos e produtos para garantir a longevidade das partes de um avião e consequente aumento da segurança. Em se falando de proteção da estrutura da aeronave, um termo muito falado e a "Alodinização". O que seria isto?

O revestimento de conversão de cromato ( Alodine) é um tipo de revestimento de conversão usado para dar aderência em aço, alumínio, zinco, cádmio, cobre , prata, magnésio e ligas de estanho. É usado principalmente como inibidor de corrosão, primer, acabamento decorativo ou para manter a condutividade elétrica. O processo é nomeado após o cromato encontrado no ácido crômico , também conhecido como cromo hexa valente, o produto químico mais amplamente utilizado no processo de banho por imersão em que o revestimento é aplicado. No entanto, o cromo hexa valente é tóxico e, por esta razão, altamente regulado, e novos processos baseados em cromo não hexa valente estão se tornando mais prontamente disponíveis em nível comercial. Uma alternativa contém cromo trivalente , como, por exemplo,o cromo trivalente (cromo III), ou com base em Zr (zircônio) e Ti (titânio), usados já por muitas indústrias. . Na Europa, a Diretiva RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas) é comumente referida com relação à eliminação de cromo hexa valente em equipamentos elétricos e eletrônicos, e a Diretiva REACH ("Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos") é tipicamente referenciada no contexto de aplicações mais amplas, incluindo processos de revestimento por conversão de cromato, primers de tinta e outras preparações.
Revestimentos de conversão de cromato são comumente aplicados a itens do dia-a-dia, como hardware e ferramentas, e geralmente podem ser reconhecidos pela sua cor amarelo-esverdeada distintamente iridescente (um fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do  arco-íris).


https://youtu.be/PWXWDyx_6ak?t=13


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.