A EASA tem uma grande
preocupação coma segurança de voo e está sempre atenta ao que pode ser uma
ameaça para as operações de aeronaves. Transcrevo abaixo uma informação muito importante para todos os
envolvidos na manutenção de aeronaves e principalmente para os inspetores.
Essas informações sobre segurança de voo na manutenção de aeronaves podem ser encontradas no site http://www.easaonline.com
Desde agosto de 2008, a EASA exigiu que os Inspetores de Aeronaves
fossem treinados de acordo com a provisão que se encontra na AMC20-22
Cablagens elétricas em um motor de aeronave
A inspeção de aeronave é normalmente realizada por pessoal competente e tais Inspetores geralmente são engenheiros ou mecânicos de aeronaves licenciados. Uma vez qualificados, eles obterão a aprovação da organização e serão autorizados a certificar Inspeções visuais gerais, inspeções detalhadas e inspeções de EWIS.
O que é uma Inspeção Visual Geral (GVI)?
O termo GVI, quando associado aos Sistemas de Interconexão de Fiação Elétrica, é um exame visual de uma área, instalação ou montagem interior ou exterior para detectar danos óbvios, falhas ou irregularidades com base em não conformidade ou não conformidade com a configuração padrão.
Cablagens elétricas em um motor de aeronave
A inspeção de aeronave é normalmente realizada por pessoal competente e tais Inspetores geralmente são engenheiros ou mecânicos de aeronaves licenciados. Uma vez qualificados, eles obterão a aprovação da organização e serão autorizados a certificar Inspeções visuais gerais, inspeções detalhadas e inspeções de EWIS.
O que é uma Inspeção Visual Geral (GVI)?
O termo GVI, quando associado aos Sistemas de Interconexão de Fiação Elétrica, é um exame visual de uma área, instalação ou montagem interior ou exterior para detectar danos óbvios, falhas ou irregularidades com base em não conformidade ou não conformidade com a configuração padrão.
Dano visível em cablagem elétrica
Reconhece-se que uma das fraquezas na cadeia de manutenção é a eficácia do processo de Inspeção e a mitigação dessa fraqueza será encontrada no desenvolvimento de programas de treinamento.
Observe que:
Embora exista um requisito para o treinamento do EWIS, não existe um requisito específico para o treinamento de inspeção - é deixado para a organização gerenciar. O treinamento nas organizações de manutenção é um processo contínuo e precisa ser gerenciado para o equilíbrio ótimo entre o benefício organizacional e as necessidades específicas dos funcionários.
Procedimentos de manutenção do EWIS:
Em geral, os procedimentos e práticas de manutenção do EWIS devem ser construídos em torno do seguinte slogan, que requer a maior exposição: a filosofia de arrumação "proteja e limpe como se fosse você". Em outras palavras, devemos garantir a proteção de cabos e conectores antes do início do trabalho, bem como que quaisquer aparas, detritos ou outros contaminantes sejam removidos na primeira oportunidade.
Reconhece-se que uma das fraquezas na cadeia de manutenção é a eficácia do processo de Inspeção e a mitigação dessa fraqueza será encontrada no desenvolvimento de programas de treinamento.
Observe que:
Embora exista um requisito para o treinamento do EWIS, não existe um requisito específico para o treinamento de inspeção - é deixado para a organização gerenciar. O treinamento nas organizações de manutenção é um processo contínuo e precisa ser gerenciado para o equilíbrio ótimo entre o benefício organizacional e as necessidades específicas dos funcionários.
Procedimentos de manutenção do EWIS:
Em geral, os procedimentos e práticas de manutenção do EWIS devem ser construídos em torno do seguinte slogan, que requer a maior exposição: a filosofia de arrumação "proteja e limpe como se fosse você". Em outras palavras, devemos garantir a proteção de cabos e conectores antes do início do trabalho, bem como que quaisquer aparas, detritos ou outros contaminantes sejam removidos na primeira oportunidade.
Conectores totalmente limpos e livres de contaminantes
O que é uma Inspeção Visual Geral Autônoma?
Os Inspetores de Aeronaves são ensinados que uma Inspeção Visual Geral Autônoma é realizada separadamente para um GVI dentro da mesma Zona, mesmo quando o intervalo coincide com o requisito para uma inspeção de área.
Conforme os requisitos do MSG 3, o GVI Stand-Alone é um elemento essencial do processo de inspeção do EWIS. Os requisitos específicos que abordam a necessidade e a gestão da formação em serviço dos inspetores são essencialmente da responsabilidade direta da organização que é necessária para realizar a inspeção do EWIS. Embora trate os requisitos do EWIS, o treinamento de inspeção em geral é benéfico para outras ações.
Juntamente com os requisitos de treinamento, que a organização deve considerar, também deve certificar-se de que o pessoal técnico esteja plenamente consciente de que o EWIS da aeronave deve ser mantido com o mesmo padrão alto que outros sistemas de aviação.
Em 2001, as mudanças em relação ao que constitui uma Inspeção Visual Geral foram implementadas pela ATA (Associação Americana de Transportes). A prática correta exige que o Inspetor de aeronaves fique a uma distância acessível do item sob inspeção. Durante as inspeções visuais, os Inspetores de Aeronaves devem reconhecer que existem limitações para a efetividade da inspeção, particularmente com fiação de pequeno calibre, onde o isolamento quebrado pode nem sempre ser aparente.
O que é uma Inspeção Visual Geral Autônoma?
Os Inspetores de Aeronaves são ensinados que uma Inspeção Visual Geral Autônoma é realizada separadamente para um GVI dentro da mesma Zona, mesmo quando o intervalo coincide com o requisito para uma inspeção de área.
Conforme os requisitos do MSG 3, o GVI Stand-Alone é um elemento essencial do processo de inspeção do EWIS. Os requisitos específicos que abordam a necessidade e a gestão da formação em serviço dos inspetores são essencialmente da responsabilidade direta da organização que é necessária para realizar a inspeção do EWIS. Embora trate os requisitos do EWIS, o treinamento de inspeção em geral é benéfico para outras ações.
Juntamente com os requisitos de treinamento, que a organização deve considerar, também deve certificar-se de que o pessoal técnico esteja plenamente consciente de que o EWIS da aeronave deve ser mantido com o mesmo padrão alto que outros sistemas de aviação.
Em 2001, as mudanças em relação ao que constitui uma Inspeção Visual Geral foram implementadas pela ATA (Associação Americana de Transportes). A prática correta exige que o Inspetor de aeronaves fique a uma distância acessível do item sob inspeção. Durante as inspeções visuais, os Inspetores de Aeronaves devem reconhecer que existem limitações para a efetividade da inspeção, particularmente com fiação de pequeno calibre, onde o isolamento quebrado pode nem sempre ser aparente.
Cablagem com pequenos danos provocados por "roçamento". Quase sempre difíceis de identificar em uma inspeção superficial