Hoje vamos iniciar com o tema Fuselagem e Empenagem de aeronaves.
FUSELAGEM
A fuselagem é a parte do avião onde estão fixadas as asas e a empenagem (superfícies de cauda). Aloja também os tripulantes, passageiros e carga. Contém ainda os sistemas do avião e, geralmente, o motor, trem de pouso etc.
Tipos de Fuselagem
A fuselagem pode ser classificada quanto a estrutura em : Tubular , monocoque e semimonocoque.
Estrutura tubular – É constituída por tubos de aço soldados, podendo ter cabos de aço esticados para suportar esforços de tração. Este tipo de estrutura é, geralmente, recoberto com tela. A tela funciona apenas como revestimento, não resistindo a esforços.
Estrutura monocoque – Neste tipo de estrutura, o formato aerodinâmico é dado pelas cavernas. Os esforços são suportados por essas cavernas e também pelo revestimento. Por esse motivo, a fuselagem é , geralmente, revestida com chapa metálica.
EMPENAGEM
A empenagem tem a função de estabilizar e controlar o vôo do avião. Geralmente, a empenagem compreende duas partes: a superfície horizontal e a superfície vertical.
SUPERFÍCIE HORIZONTAL
É a superfície constituída pelo estabilizador horizontal e pelo profundor. Estabiliza e controla os movimentos de arfagem ( levantar e baixar o nariz) do avião.
SUPERFÍCIE VERTICAL
É composta pelo estabilizador vertical ( ou deriva) e pelo leme de direção. Estabiliza e controla os movimentos de guinada ( movimentos do nariz para a direita e para a esquerda) do avião.
SUPERFÍCIES DE COMANDO
As superfícies de comando são partes móveis que , geralmente, fazem parte dos bordos de fuga das asas e da empenagem, com a finalidade de controlar o vôo do avião.
Quero me preparar para a prova da anac . Faço curso de célula.
ResponderExcluirQuero me preparar para a prova da anac . Faço curso de célula.
ResponderExcluir