Powered By Blogger

terça-feira, 21 de maio de 2019

Jornadas ECEO : Dia da Aeronáutica - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

 
No último dia 16 de  Maio, tive a oportunidade de assistir ao evento Dia da Aeronáutica organizado pelo núcleo de estudantes do Departamento de Aeronáutica e Transportes da ECEO (Escola de Ciências Económicas e das Organizações)  da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este evento teve como objetivo proporcionar aos alunos dos cursos de gestão aeronáutica um contato direto com profissionais da área de aviação civil que apresentaram a sua experiência profissional e a sua história enriquecendo o conhecimento dos alunos e estimulando-os a seguirem os bons exemplos para o desenvolvimento das suas carreiras.

Participaram desse evento o  Prof. Miguel Silveira (Diretor do DAT) que fez a abertura e a intermediação dos debates e apresentações, Dr. Luís Carmo Costa  (Neoturis/CBRE) que  fez uma apresentação sobre o mercado do  turismo em Portugal ligado ao transporte aéreo, Dr. Humberto Pedrosa (Acionista da TAP Air Portugal/ Presidente do Grupo Barraqueiro) e o Dr- Virgílio Belo responsável do Gabinete de Segurança Operacional da NAV Portugal com uma intervenção sobre o Controle de Tráfego Aéreo onde foram focados vários aspetos relacionados com a segurança da operação.

Um dos momentos de maior expectativa foi a presença do Dr. Humberto Pedrosa, o maior empresário de transportes de Portugal e um dos acionistas da TAP.  O Dr. Humberto Pedrosa falou ao público presente, em conversa informal com o Prof. Miguel Silveira, onde abordou um pouco a sua origem como empresário e de como chegou até a TAP; a sua visão sobre o mundo da aviação a partir do momento que aceitou enfrentar esse novo desafio na sua carreira de empresário e perspectivas sobre o mercado da aviação em Portugal nos próximos anos. Demonstrou ser um homem aberto a desafios, que trabalhou muito para conquistar seu lugar ao sol. O Dr. Humberto, disse ao alunos que o maior problema encontrado por ele na Companhia Aérea foi identificar como funciona a gestão de uma empresa dessa área. Uma empresa como a TAP, que tem um tamanho tão grande, principalmente quando vista de dentro pra fora, precisa de muita sinergia entre as diversas áreas da Organização. Um dos maiores desafios encontrados por ele e sua equipe foi fazer com que o Conselho de Administração estivesse mais sintonizado com a operação da empresa, ou seja, fazer uma melhor interação entre os que planejam e os que executam.



     Dr. Humberto Pedrosa e o Prof. Miguel Silveira durante o evento na universidade Lusófona

Sem dúvida este evento trouxe para os alunos da Universidade uma oportunidade única de contato com as diversas experiências da área da aviação, que lhes proporciona uma visão mais crítica sobre os desafios que os aguardam no futuro profissional.


Parabéns aos organizadores do evento, pois com toda a certeza este contribuiu muito para o enriquecimento do conhecimento dos alunos do curso de gestão aeronáutica ministrado pela Universidade Lusófona. São eventos assim que nos dão boas perspectivas para o futuro da aviação em relação a mão de obra cada vez mais qualificada e dinâmica. 


Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Telf. 217 515 500 - ext. 651
eliana.mendes@ulusofona.pt
http://aero.ulusofona.pt
https://www.facebook.com/aero.ulusofona.pt
www.ulusofona.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.