Os sitemas de proteção contra gelo em aeronaves são divididos em dois tipos básicos: anticongelantes (anti-ice) , que impedem a formação de gelo e os descongelantes (de-ice), que removem o gelo já formado.
Sistema Mecânico
Evita o acúmulo de gelo , mas não sua formação. Atua por meio de capas de borrachas inseridas nos bordos de ataque das asas e empenagens . Tais capas inflam ar comprimido periodicamente e rompem o gelo formado.
Sistema Térmico
Evita e combate a formação de gelo, aquecendo as partes mais vulneráveis da aeronave, através de resistências elétricas incandescentes ou por meio de fluxos de ar aquecido dos motores.
Sistema químico
Geralmente tal sistema é usado de maneira preventiva nas hélices, pára-brisas e carburadores,a partir de fluidos anticongelantes constituídos de água e álcool etílico , que tem capacidade de liquefazer o gelo formado ou impedir tal formação.
Fique por dentro
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sábado, 4 de maio de 2013
segunda-feira, 11 de março de 2013
Quer descansar bem para retornar ao stress da aviação?
A aviação é uma atividade que dá muito prazer para quem gosta de trabalhar nessa área, mas esse prazer tem um custo muito alto que é o estresse que temos que suportar todos os dias para que tudo saia perfeitamente como o planejado e sem atrasos. Então, de vez enquando , é bom recarregar as baterias para que possamos enfrentar tudo isso sem maiores danos a nossa saúde.Aproveitar um final de semana com a família ou mesmo as férias em um ambiente relaxante e agradável nos ajuda bastante a restaurar nossas energias.Se você está se sentindo cansado e irritado com o dia-a-dia de trabalho procure relaxar um pouco e aproveite os bons momentos com a família ou mesmo sozinho.Uma dica que deixo aqui é a Pousada L`essence em Paraty-RJ. Esta pousada tem tudo que você precisa para curtir um bom descanso e voltar para o trabalho com toda a energia necessária para enfrentar as batalhas da aviação. Você pode conferir acessando o site www.pousadalessence.com.br .
sábado, 26 de janeiro de 2013
Questionário de Combustíveis e sistema de combustível
1- Os
sedimentos se apresentam como poeira, material fibroso, grãos, flocos ou ferrugem.
Partículas ou grãos de sedimento para serem visíveis, indicam ter
aproximadamente ___ ___________ ou mais em tamanho .
a)
5 microns;
b) 40 microns;
c)
2 microns;
d)
1 micron.
2- O
sedimento que pode ser visto e separado do combustível, ou que pode ser
filtrado, é um chamdo de :
a)
sedimento
grosseiro;
b)
sedimento fino;
c)
sedimento invisível;
d)
Sedimento desprezível .
3-Aos combustíveis para turbina,
deverá ser permitido um período de assentamento, correspondente a ________ para
cada pé de profundidade do combustível
estocado, antes de ser removido para uso.
a)
2 horas
b) 1 hora
c)
1 ½ hora
d)
3 horas
4-O combustível para turbinas,
quando colocado nas aeronaves por caminhões tanques ou hidrantes, deverão ser
filtrados para um grau de __________ para partículas sólidas, e conter menos de
__________de água livre ou entranhada.
a)
5 microns / 0,1 %
b)
5 microns / 0,2
%
c)
10 microns / 0,5 %
d) 5 microns / 0,0015%
5-Aeronaves equipadas com motores
de alta potência, requerem um sistema de combustível que forneça o combustível
ao carburador a uma pressão:
a) positiva.
b) negativa
c) nula
d) neutra
6-Os aviões atuais poderão estar
equipados com um ou mais dos seguintes tipos de células de combustível:
a) célula de borracha e célula integral ;
b) célula de borracha e célula de
liga de alumínio;
c) Integral e segmentado
d) célula de borracha e
segmentado.
7- Nos sistemas de combustível de
aeronaves as tubulações metálicas são usualmente feitas de__________________ e,
os tubos flexíveis, de_________________ .
a)
Aço inoxidável / borracha sintética;
b)
Liga de alumínio
/ borracha sintética ou teflon;
c)
Liga de alumínio / borracha natural;
d)
Aço inoxidável / liga de alumínio.
8-Os filtros de combustível são
instalados :
a) nas saídas dos tanques ;
b)
nas entradas dos tanques;
c)
nas linhas de retorno;
d)
somente na saída das bombas.
9-Antes da soldagem, o tanque
deverá ser ventilado por um mínimo :
a)
2 horas;
b)
6 horas;
c) 8 horas;
d)
5 horas
10-Os vazamentos nas células de
combustível, normalmente aparecem:
a) na parte inferior do revestimento das
aeronaves;
b)
na parte superior do revestimeto das aeronaves;
c)
na parte lateral do revestimento das aeronaves;
d)
não há possibilidade de vazamento em células de
combustível.
Inglês técnico II
ADJETIVOS
Os
adjetivos têm a função de descrever ou modificar o substantivo. Em inglês eles
são colocados sempre antes dos substantivos.
Os
adjetivos em inglês não variam de
acordo com o gênero (
masculino/feminino) ou número (
singular/ plural ) dos substantivos, como em português.
Exemplo : That is a plastic panel.
Those are plastic panels
This is a metal cooler
These are metal coolers
He is a good mechanic
They are good mechanics
Exercícios /
Exercise :
1- Relacione
as colunas e circule os adjetivos:
a) Plastic panel ( ) Vazamento interno
b) Expired battery ( ) Compartimento
dianteiro
c) Lower skin (
) selo rasgado
d) External wall ( ) elevator pesado
e) Hand tools (
) Motor barulhento
f) Forward compartment ( ) Parede
externa
g) Ripped Seal ( ) Revestimento inferior
h) Internal leakage ( ) Ferramentas
manuais
i) Heavy elevator ( ) painel plastico
j) Noisy engine ( ) bateria vencida
Inglês Técnico.
COGNATOS
Os cognatos são palavras muito
parecidas com as palavras do Português. São as chamadas palavras transparentes.
Existem também os falsos cognatos, que são palavras que achamos que é tal
coisa, mas não é; os falsos cognatos são em menor número, estes nós veremos
adiante.
Como cognatos podemos citar: school
(escola), telephone (telefone), car (carro), question (questão, pergunta),
activity (atividade), training (treinamento)... Você mesmo poderá criar sua
própria lista de cognatos.
Leia o texto abaixo e
sublinhe as palavras cognatas que você encontrar.
DIGITAL PHOTOGRAPHY IN AIRPLANE MAINTENACE
Digital
photography is an effective efficient medium that
Boeing, airlines, and repair
stations use to
share the complex
technical information needed
to access airplane damage
and repair. Like
traditional photographs, digital images provide
three-dimensional color views
that accurately depict
specific airplane or component
configurations, previous modifications
and repairs. Because these
images are stored
digitally they can
be transferred rapidly
to anywhere in the
world.
FALSOS COGNATOS
Os
falsos cognatos (false friends) são termos normalmente derivados do latim e que
apresentam forma semelhante em português e inglês , mas significados
diferentes.
Exemplo : My ex-girlfriend
pretends she doesn´t see me
( minha ex-namorada finge que não me vê)
Como
se pode ver no exemplo acima , o verbo pretend é semelhante na forma ao verbo pretender
do português ; no entanto pretend
significa fingir.
Outros exemplos :
Actually – atualmente –
na verdade
- Josie is actually interested in Bill , not in Jeff
( Josie está na verdade interessada no Bill , não no Jeff)
Atualmente - Nowadays
Attend – atender - assistir a, participar de, freqüentar, estar
presente a , comparecer a .
- Karen attended high school in Brazil
( Karen frequentou/fez o collegial no Brasil)
Atender – answer
Outros exemplos :
Beef – bife carne de vaca ou de boi /
Bife- steak
Comprehensive – compreensivo
- completo
Compreensivo – understanding
Compromise- compromisso –
acordo ; fazer acordo
Compromisso- commitment;
appointment
Costume – Costume –
fantasia, roupa
Costume – custom, habit
Deception- decepção –
fraude , trapaça
sábado, 12 de janeiro de 2013
Segunda geração dos E-jets da Embraer
"A decisão é um marco importante para o programa, que deverá ter seu lançamento oficial este ano", afirmou a companhia, em comunicado nesta terça-feira (08 Jan).
A Embraer pretende complementar uma série de melhorias na segunda geração de E-jets. Segundo a Embraer os novos motores possuem evoluções de sistemas que resultarão em melhorias de até dois dígitos no consumo de combustível ,custos de manutenção , emissões e ruído externo das aeronaves.
Mais informações acessem o link:
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE90708X20130108
sábado, 5 de janeiro de 2013
Número de acidentes com aeronaves aumentou em 2012.
Saiu a estatística atualizada de 2012 com as informações sobre os acidentes aéreos no Brasil. Os dados não são nada animadores e demonstram que algo deve ser feito urgentemente para reverter essa situação.Acessem o link abaixo para obterem maiores informações.
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/estatisticas/estatisticas/aviacao-civil-brasileira