Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Construção do avião militar de carga KC-390 poderá envolver a Critical Software

Lisboa - A companhia aeronáutica brasileira Embraer decidirá até abril do próximo ano qual será o envolvimento concreto das empresas portuguesas na construção do seu novo avião de carga, o KC-390.
"Há uma empresa do consórcio que se posiciona como líder e tem a responsabilidade em determinado produto. A Embraer reagiu muito bem e estamos agora na fase de respostas. Entre Dezembro e Abril haverá conclusões", declarou o presidente da portuguesa EEA, Jacinto Bettencourt, ao "Diário Económico".
A participação do consórcio português Compass no projecto da Embraer é ambiciosa. Se for confirmada. "Quase 45% do avião é construído em Portugal. A EEA desenha a fuselagem central, a barriga do avião e o leme, componentes que depois são construídos pela OGMA. Além disso, há vários sistemas que são necessários e que estão no processo de adjudicação", explicou o líder da EEA.
O agrupamento de empresas portuguesas inclui, além da EEA, a Critical Software, a Novabase, a Edisoft, a Empordef TI, a Tekever e ainda a GMV.
No final do ano passado, a portuguesa OGMA, indústria de reparação e manutenção cujo capital já é maioritariamente detido pela Embraer, assinou um acordo com a Embraer para a construção de alguns componentes do cargueiro militar, prevendo um investimento de 3,8 milhões de euros nas suas oficinas de Alverca.
Fonte:  http://www.portugaldigital.com.br/economia

sábado, 6 de outubro de 2012

Embraer investe 177 milhões de euros em novas fábricas em Portugal

A Embraer inaugurou nesta sexta-feira duas novas fábricas na cidade portuguesa de Évora (a 154 quilômetros a leste de Lisboa), nas quais investiu um total de 177 milhões de euros.
O presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e membros do Governo participaram de um ato que marca o começo do funcionamento das duas unidades: a Embraer Metálicas e a Embraer Compósitos, previstas para funcionar a pleno rendimento no segundo semestre de 2013.
Sua incumbência será elaborar componentes de fuselagem tanto para as asas como para as caudas das aeronaves da Embraer, que além disso tem outros acordos com empresas de Portugal para fabricar no país peças de seu avião de transporte militar KC-390.
"A inauguração hoje das primeiras fábricas de Embraer na Europa é um passo decisivo em nossa estratégia industrial", declarou o presidente de Embraer S.A., Frederico Fleury Curado.
A Embraer tinha anunciado a escolha de Évora como sede de sua fábrica na Europa em meados de 2008 e a construção dos cerca de 70 mil metros quadrados de suas instalações começou em 2010.
Em seu discurso durante a inauguração, Cavaco Silva expressou seu desejo de que o investimento da empresa brasileira sirva para aumentar "a produtividade e competitividade" do país, e defendeu a ideia de que ele contribua para a "recuperação econômica" de Portugal, que vive a pior crise econômica das últimas décadas.
Por enquanto, as unidades empregam cerca de cem pessoas, embora quando estiver em pleno rendimento contará com cerca de 600 postos de trabalho diretos e 1.400 indiretos.
Portugal e Brasil fomentaram nos últimos anos a colaboração no setor aeronáutico.
À parte das unidades de Évora, os Governos de ambos os países assinaram no final de 2011 um acordo entre a própria Embraer e duas empresas portuguesas para fabricar as peças do KC-390. EFE

Fonte: www.terra.com.br
 

Bêbados em voo são perigosos.

 
Um avião da companhia aérea alemã Lufthansa fez um pouso não-programado no Aeroporto Internacional dos Guararapes na noite desta sexta-feira. Quatro russos embriagados causaram uma confusão a bordo e um deles chegou a agredir comissários e outros passageiros durante o voo LH505, que seguia de Guarulhos São Paulo a Munique, na Alemanha.

O passageiro que agrediu a tripulação já havia bebido antes de entrar na aeronave, consumiu mais álcool no avião. Todos foram detidos pela Polícia Federal (PF) assim que chegaram ao Recife. A assessoria de imprensa da Lufthansa ainda não comentou o caso. O voo seguiu destino para a Alemanha, segundo a Infraero.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

RBAC147

Hoje foi apresentado em Brasília a todos os responsáveis por escolas ,centros de treinamento e aeroclubes do Brasil.,na sede da ANAC, os novos RBAC 140 , 141 e 147.   Estive presente a esse evento que será no futuro visto como o marco de uma nova filosofia para a educação de aviação civil. Estes regulamentos serão colocados em audiência pública no site da ANAC e toda a comunidade aeronáutica poderá opinar e sugerir alterações durante 30 dias. Após este período a ANAC irá avaliar todas as sugestões e críticas, fazer as alterações necessárias e  enviar para aprovação e publicação no D.O.U. 
Quem estiver interessado em maiores detalhes  é só acessar a partir da próxima segunda-feira o endereço
http://www2.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEncerradas2012.asp .