Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

A aviação não é só para piloto.

O ambiente da aviação é um ambiente desafiador. Como qualquer desafio, envolve adrenalina, emoção,estresse e determinação. Quem opta por trabalhar na aviação vai se deparar com essas situações diariamente e tem que estar determinado a enfrentá-las para vencer. Para isso é necessário que se mantenham motivados todos os dias.
Há aquelas pessoas que desenvolveram uma grande paixão pela aviação desde criança quando viam aquele objeto metálico imenso voando pelo céu como se fosse um pássaro. Quem nunca se admirou ao ver uma aeronave voando ou mesmo estacionada no pátio de um aeroporto? Que coisa magnífica! Que invenção humana! Para essas pessoas a aviação é um sonho , uma realidade, uma vida.
Há outras pessoas que se aproximaram da aviação por diversos caminhos como por exemplo: através de indicação de algum parente ou amigo, oportunidade como primeiro emprego ou por pura curiosidade. Essas pessoas , apesar de não terem sonhado em trabalhar na aviação, quando entraram em contato com esse mundo acabam se apaixonando. Por isso dizemos que a aviação é "como se fosse uma cachaça ". Quem a experimente não quer largar. Torna-se um vício.
Quem tem amor a aviação e trabalha nesse meio tem no sangue o "vírus" dessa atividade tão ímpar.
A motivação maior está em ver o resultado do seu trabalho toda vez que uma aeronave decola e pousa em segurança.
Nessa atividade que se chama aviação, existem várias profissões além da tradicionalmente conhecida de piloto, no entanto, todas convergem para uma única finalidade: voar.
O que motiva tanto esses profissionais? São os salários ? Pode ser, pois na aviação não temos os melhores salários do mercado,mas também não são os piores. Mas será que é somente por salário que o homem (ser) trabalha? Será que é somente o dinheiro que faz com que os profissionais dessa área se sintam motivados a trabalhar todos os dias dando o seu melhor por aquilo que faz? Não, não é somente por essa razão. Os profissionais da aviação possuem aquela fagulha dentro de si que ao escutar o giro dos motores, o agito dos saguões dos aeroportos, das pistas, ao visualizarem as luzes sinalizadoras acesas, ao escutarem a fonia e tudo o mais que envolve esse ambiente, essa fagulha se torna uma chama que aquece por completo o profissional e o faz viver em poucos instantes sensações indescritíveis. É como se fôssemos deuses que estão próximos das nuvens e que ajudam a aeronave a voar. Por alguns instantes, o mundo aqui fora parece não existir. Não existe nada que interfira no desejo, na vontade de fazer tudo certo para que não haja atraso e que os passageiros possam voar em segurança. 
Sejam pilotos, mecânicos , pessoal de apoio, check in, safety e security... todos querem a mesma coisa; ver a aeronave voar em perfeitas condições com os passageiros à bordo e em segurança. Não dá para explicar utilizando a razão o que acontece nesse meio. Só quem vive na aviação consegue entender essa vibração.
Muitos pensam que na aviação só há a figura do piloto como linha profissional, mas nem só de pilotos vive a aviação. 
A partir de hoje estarei postando informações sobre as diversas profissões que existem na aviação.  

Um comentário:

  1. É verdade. A aviação é muito maior e não se resume apenas a pilotagem. Quando embarquei na ideia de trabalhar na área pensava apenas em ser piloto. Mas aos poucos acabei alterando a minha percepção e hoje venho estudando para ser mecânico de manutenção.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.