Powered By Blogger

domingo, 18 de setembro de 2011

A formação de líderes na Manutenção

Liderar equipes é algo que requer muito talento de quem se propõem a ser líder. Na verdade o termo liderança nos remete a pensar que se trata de alguém que está a frente de um grupo e que detém o poder de comandar,mas na verdade liderar não é tão somente comandar, mas também planejar,organizar,coordenar e controlar.

Na manutenção de aeronaves o papel de um líder é fundamental para que os serviços programados saiam conforme o planejado e de forma perfeita sem erros que possam comprometer a segurança de voo.Um bom líder não é aquele que manda fazer e tudo é feito a qualquer custo. O líder eficaz é aquele que consegue motivar seus subordinados e os influenciar a executar as tarefas da melhor forma e sem muito esforço orientando-os e dado-lhes as condições necessárias para que isso ocorra. Em alguns ambientes de trabalho dentro da aviação civil temos pessoas que são colocadas nos cargos de liderança,mas que não possuem o dom para tal e muito menos são treinados quanto aos aspectos comportamentais e passam a ser na verdade verdadeiros capatazes que comandam sem saber motivar seus subordinados. Vejo que as empresas através dos seus departamentos de RH precisam ter um bom programa para a formação de lideranças e assim garantir que aqueles que exercerão esses cargos estejam em condições de, pelo menos, saber identificar as capacidades e limitações de cada subordinado para poder elaborar estratégias para o melhor desempenho de cada um e assim aumentar a produtividade de sua equipe que é o que a empresa sempre deseja.

Esses programas de formação de lideranças devem ser consistentes e ter uma abrangência que envolva disciplinas voltadas para os aspectos comportamentais , fatores humanos na manutenção, conscientização de segurança no ambiente de trabalho e de segurança de voo.

Lideres eficazes são líderes produtivos e conseguem transformar o ambiente de trabalho em um ambiente harmonioso e atrativo para a força produtivade uma empresa.

2 comentários:

  1. Olá tenho 16 anos e pretendo me tornar um técnico em manutenção de aeronaves,gostaria de saber se vale a pena e como posso fazer progresso na profissão.

    ResponderExcluir
  2. Olá tenho 16 anos e pretendo me tornar um técnico em manutenção de aeronaves,gostaria de saber se vale a pena e como posso fazer progresso na profissão.

    ResponderExcluir

Contribua para o desenvolvimento da aviação civil brasileira.Deixe aqui seu comentário.