Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

GPWS, uma segurança nas operações atuais



O GPWS (Ground Proximity Warning System) que em português significa Sistema de Alerta de Proximidade do Solo,é um sistema projetado para alertar os pilotos se a aeronave está na iminência de se chocar com o solo ou com algum obstáculo.

Este sistema foi criado depois de ter acontecido vários acidentes no final da década de 60 e início da década de 70 onde aeronaves em voo controlado, ou seja, aparentemente sem problemas e com a tripulação consciente, no entanto a aeronave entrava voando literalmente para o solo. Em inglês este tipo de acidente é denominado de CFIT (Control Flight Into Terrain), Isto fez com que as autoridades se preocupassem e iniciassem estudos para o desenvolvimento de algum sistema que evitasse estes tipos de acidentes. Os resultados destes estudos indicaram que muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados se um dispositivo de alerta chamado GPWS fosse instalado a bordo .

O GPWS é um sistema de radar que mede a distância da aeronave até o chão. Ele tem um transmissor e um receptor na barriga da aeronave . O transmissor e receptor trabalham enviando e recebendo sinais e através desses sinais identificam as ameaças de colisão com o solo. Este sistema emite em tal situação alguns alarmes sonoros para os pilotos alertando-os do perigo de colisão com o solo como “Terrain, terrain “e Pull up, Pull up” orientando qual manobra a ser executada. Estes avisos são emitidos quando a aeronave não está configurada para pouso, ou seja, se ela estiver com trem de pouso em cima e sem os flapes acionados .

O GPWS recebe informação de várias fontes como os altímetros, ILS, Glide Slope , posição do flape e interpreta e analisa os dados para verificar se há risco de colisão com o solo. Se houver risco de colisão a CPU do GPWS começa a gerar os avisos para a tripulação. Se a aeronave estiver abaixo de 2500 pés e tiver uma razão excessiva de descida uma luz de aviso acende(GPWS) e o áudio de “ Sink rate” ( Taxa de afundamento) também será ouvido.

domingo, 18 de setembro de 2011

A formação de líderes na Manutenção

Liderar equipes é algo que requer muito talento de quem se propõem a ser líder. Na verdade o termo liderança nos remete a pensar que se trata de alguém que está a frente de um grupo e que detém o poder de comandar,mas na verdade liderar não é tão somente comandar, mas também planejar,organizar,coordenar e controlar.

Na manutenção de aeronaves o papel de um líder é fundamental para que os serviços programados saiam conforme o planejado e de forma perfeita sem erros que possam comprometer a segurança de voo.Um bom líder não é aquele que manda fazer e tudo é feito a qualquer custo. O líder eficaz é aquele que consegue motivar seus subordinados e os influenciar a executar as tarefas da melhor forma e sem muito esforço orientando-os e dado-lhes as condições necessárias para que isso ocorra. Em alguns ambientes de trabalho dentro da aviação civil temos pessoas que são colocadas nos cargos de liderança,mas que não possuem o dom para tal e muito menos são treinados quanto aos aspectos comportamentais e passam a ser na verdade verdadeiros capatazes que comandam sem saber motivar seus subordinados. Vejo que as empresas através dos seus departamentos de RH precisam ter um bom programa para a formação de lideranças e assim garantir que aqueles que exercerão esses cargos estejam em condições de, pelo menos, saber identificar as capacidades e limitações de cada subordinado para poder elaborar estratégias para o melhor desempenho de cada um e assim aumentar a produtividade de sua equipe que é o que a empresa sempre deseja.

Esses programas de formação de lideranças devem ser consistentes e ter uma abrangência que envolva disciplinas voltadas para os aspectos comportamentais , fatores humanos na manutenção, conscientização de segurança no ambiente de trabalho e de segurança de voo.

Lideres eficazes são líderes produtivos e conseguem transformar o ambiente de trabalho em um ambiente harmonioso e atrativo para a força produtivade uma empresa.

As Mentes do Bem na Aviação





O nosso amigo Edir Bragança, mecânico de manutenção com vasta experiência em manutenção de aeronaves, acaba de lançar um livro muito interessante que não fala sobre a aviação ,mas que nos faz voar em nossos pensamentos.

O livro se chama "As mentes do Bem" e aborda temas relacionados a filosofia , ciência, espiritualidade e poesia que se reúnem juntas para oferecer ao leitor a matéria prima que sabiamente utilizada poderá ser transformada em felicidade. Este livro é de fácil e prazerosa leitura e recomendo a todos os amigos, pois nós que trabalhamos na aviação também precisamos estar com nossas mentes voltadas para o bem e assim poder evoluir mais e mais a cada dia.

A editora é a BIBLIOTECA 24 HORAS e o site é o http://www.biblioteca24horas.com/

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Colégio da Embraer se mantém como um dos melhores no estado de São Paulo

São José dos Campos – O Colégio Embraer - Unidade Juarez Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, conquistou o quarto lugar do Estado de São Paulo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, avançando quatro posições em relação a 2009, quando se posicionou em oitavo lugar. No ranking nacional, o Colégio aparece como a 30ª melhor escola do País, subindo cinco posições em relação ao ano anterior.

“Os bons resultados obtidos pelos alunos do Colégio, ano após ano, demonstram como os investimentos em educação geram benefícios certos para a sociedade, inclusive em prazo mais curto do que em geral se imagina”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor Presidente da Embraer. “O Colégio Embraer - Unidade Juarez Wanderley é um verdadeiro modelo educacional e social, onde crianças que não teriam a oportunidade de cursar uma instituição de ponta no ensino médio e, portanto, enfrentariam grandes dificuldades para ingressar nas melhores universidades do País, passam a ter perspectivas reais de competir por essas vagas e de crescer profissional e pessoalmente.”

Os alunos do Colégio Embraer - Unidade Juarez Wanderley são admitidos por concurso e, para serem elegíveis, devem ter cursado as últimas quatro séries do ensino fundamental na rede pública. Localizada adjacente à Unidade Eugênio de Melo da Embraer, em São José dos Campos, a instituição oferece jornada escolar diária de 10 horas a 600 alunos distribuídos nas três séries do ensino médio, com um total de 6 mil horas-aula ministradas durante o curso. Todos recebem, gratuitamente, ensino, alimentação no local, transporte, uniforme e material didático.

Desde que foi criado, em 2002, os alunos do Colégio têm consistentemente mantido o nível de 100% de aprovação nos vestibulares, e de 80% de aprovação nas universidades públicas.

Além do currículo acadêmico de qualidade e das atividades ambientais, sociais e culturais extracurriculares, o Colégio oferece aos alunos o Programa de Preparação para a Universidade (PPU), que compreende 800 horas-aula divididas em três áreas: Exatas (Pré-Engenharia), Humanas (Pré-Administração) e Biomédicas (Pré-Biomédicas). Os parceiros do PPU são o Center of Occupational Research and Development – CORD, dos Estados Unidos, a Rede Pitágoras e o Hospital Sírio-Libanês, respectivamente.

O Enem (www.enem.inep.gov.br) foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros da rede pública e particular no último ano do ensino médio. Os resultados começaram a ser divulgados em 2006 e o Colégio sempre esteve entre os dez melhores do Estado de São Paulo. A avaliação leva em conta as notas obtidas pelos alunos na prova objetiva e na redação, além de um coeficiente de correção de participação relativo a cada escola.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia


Recife recebe Ação Nacional de Aviação Civil



Evento levará serviços e palestras aos profissionais do setor aéreo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoverá, de 15 à 17 de setembro, no Auditório da ANAC - Unidade Regional de Recife (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais n° 6.333) uma oficina de trabalho voltada aos profissionais do setor aéreo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local.

As apresentações tratarão de temas diversos, de gerenciamento da segurança operacional a programas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas, passando por assuntos como fadiga na aviação e outorga de serviços aéreos – confira a programação no endereço: http://www2.anac.gov.br/arquivos/Programacao_Recife.pdf. Os participantes ainda terão acesso a serviços oferecidos pela ANAC, como a aplicação de dois tipos de exames para pilotos: a revalidação de habilitação e a prova prática para a obtenção de licença (check para pilotos).

O seminário faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciada em maio no Rio de Janeiro (RJ). A Ação já foi realizada em nove cidades diferentes; após Recife, a próxima será em São Paulo (SP). O projeto busca a melhoria do gerenciamento dos riscos à segurança operacional no setor por meio da difusão de informações e conhecimentos entre os diversos públicos do campo da aviação.

Assessoria de Imprensa da ANAC

Telefones: (61) 3314-4491 / 4493 / 4494 / 4496 / 4497 / 4498

Plantão de Imprensa: (61) 9112-8099

E-mail: jornalismo@anac.gov.br

www.anac.gov.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Empresa sueca vai oferecer bolsas para estudantes brasileiros

O programa do governo federal Ciência sem Fronteiras vai distribuir 100 bolsas para doutorado, pós-doutorado e pesquisador sênior, oferecidas pela empresa sueca Saab, por meio do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb). Os estudantes poderão, com isso, fazer intercâmbio nos três melhores centros de tecnologia da Suécia.

Veja as melhores universidades do mundo para onde o governo mandará alunos

Lançado em julho, o programa pretende oferecer 100 mil bolsas de estudos para brasileiros no extetior, sendo que 75 mil serão liberadas com recursos federais e outras 25 mil em parceria com a iniciativa privada.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que recebeu os dirigentes da Saab em reunião nesta terça-feira, a distribuição das bolsas poderá ocorrer parcialmente já que, por meio de edital que ainda será publicado, foram distribuídas 200 bolsas para doutorado e pós-doutorado no âmbito do Programa de Iniciação Científica.

A Saab tem um centro de pesquisas no Brasil, localizado em São Bernardo do Campo (SP). "É uma base industrial de maior dimensão do que a da própria Suécia. O centro não tem fins lucrativos e desenvolve projetos em parceria com várias universidades e empresas do Brasil e do mundo", explicou o ministro.

Caças
A Saab é uma das empresas que ofereceu ao Brasil opções de modelos de aviões de caça para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), dando a possibilidade de, em parceria com a Embraer, transferir a tecnologia de fabricação dos aviões. Mercadante negou, no entanto, que o assunto tenha sido tratado nessa audiência. O ministro acrescentou que a presidente Dilma Rousseff ainda não se decidiu sobre os investimentos que vão ser feitos na área da defesa. A Embraer já tem projetos de parceria tecnológica com a Saab.

Fontre: www.terra.com.br

Melhores informações acessem http://www.saabgroup.com/pt/About-Saab/Meet_Saab/2011/Saab-at-LAAD-2011/Centro-de-Pesquisa-e-Inovacao/


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Da série questões comentadas II

7- Como se chama a antena de um quarto de onda que tem um de seus extremos ligado à terra (massa) ?

a) Básica;

b) Vertical ou Marconi;

c) Horizontal.

Comentário: O dipolo de meia onda ou antena Hertz é um tipo de antena básica de ampla aplicação em muitos tipos de equipamentos transmissores e receptores.

Outra antena básica é a vertical de um quarto de onda com um extremo ligado à terra (massa), também conhecida como “Antena Marconi”. Se um dos elementos de uma antena Hertz for removido e o fio que estava preso a ele for ligado à terra, o resultado será uma antena Marconi.

8- Qual o valor aproximado da resistência de irradiação um dipolo de meia onda ?

a) 7,3 Ohms;

b) 7,33 Ohms;

c) 73 Ohms

Comentário: O valor da resistência de irradiação pode ser determinado com a fórmula de potência

R = P/I2, onde “P” é a energia irradiada pela antena e “I” é igual à intensidade da corrente no centro da antena.

Para um dipolo de meia onda, a resistência de irradiação é de aproximadamente 73 Ohms, medida no centro da antena.

Este valor é praticamente constante para dipolos de meia onda trabalhando em qualquer freqüência.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conhecimentos Técnicos de Aeronaves


Mecanismo de acionamento dos comandos de voo
Os movimentos do manche e dos pedais são transmitidos às superfícies de controle através de cabos flexiveis, alavancas, hastes e polias. Existem batentes instalados ao longo dos mecanismos que servem para limitar a aplitude dos mivimentos das superfícies de controle.
Os cabos devem ser esticados por um mecânico habilitado, de acordo com as especificações do fabricante . O excesso de tensão acarreta sobrecarga e maior atrito no mecanismo. A tensão insuficiente dos cabos provoca folgas excessivas que tornam os comandos imprecisos ou mesmo inoperantes, em casos extremos.
As superfícies de controle, geralmente, são balanceadas e ajustadas. Quando os manches e os pedais estão nas posições neutras, as superficies devem ficar também nas posições neutras. Esse ajuste é denominado alinhamento dos comandos.
A constituição do mecanismo de acionamento das superfícies de comando secundárias e dos flapes varia muito com o tipo de avião e o fabricante. Geralmente, usam-se mecanismos constituídos por cabos, polias etc., acionados manualmente ou por motores elétricos.

Formatura da 1ª turma de mecânicos de manutenção aeronáutica do SENAI de São José em Florianópolis

Pessoal, vejam que exemplo para a nossa categoria profissional o SENAI está nos proporcionando. A 1ª Turma de mecânicos formada por esta instituição realizou a formatura no último mês de Julho e nos vez reviver os áureos tempos da aviação civil.
Parabéns para todos os envolvidos nesse projeto e para os recém formados mecânicos.
Vejam os detalhes no link http://hangardoheinz.blogspot.com/2011/09/primeira-turma-do-curso-tecnico-em.html.